Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
NT Expo: Projeto Trem Intercidades SP-Campinas deve sair do papel ainda este ano

01/02/2023
NT Expo: Projeto Trem Intercidades SP-Campinas deve sair do papel ainda este ano

Empresas do setor ferroviário avaliam o potencial de novos projetos para o transporte de passageiros por trilhos. Referências desta indústria estarão presentes no principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, a NT Expo - Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo

A volta dos trens regionais de passageiros é uma reivindicação antiga do setor metroferroviário. Alvo de muita expectativa para os paulistas, o edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deve ser publicado no primeiro semestre de 2023, segundo a previsão do secretário de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, nova pasta criada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O projeto do TIC faz ligação direta entre as cidades de Campinas e São Paulo com um trem de alta velocidade. De acordo com Benini, a viagem será feita em 64 minutos e o investimento estimado para a implantação é de R$ 10 bilhões, com aporte do governo de R$ 7 bilhões.

O diretor da Empretec, Guilherme Nurchis, opina que a expansão do setor de transporte de passageiros por trilhos, em especial os novos modelos operacionais como o Trem Intercidades (TIC), significa uma mudança na indústria ferroviária nacional, que em grande parte é aparelhada e desenvolve produtos para o trens heavy haul e o transporte urbano. Nurchis prevê o desenvolvimento de novas soluções, equipamentos e serviços.

"As transformações na indústria ferroviária serão muito interessantes e vamos acompanhar o desenvolvimento de novos equipamentos, sistemas de sinalização, abordagens em obras, bilhetagem e sistemas de informação ao passageiro. Será um período realmente interessante para a indústria, que será aparelhada para desenvolver soluções indo além do TIC", afirma o diretor da Empretec, empresa fabricante de equipamentos e peças para o setor ferroviário.

Quem também aposta no potencial do TIC é o vice-presidente de vendas da divisão de mobilidade da Voith América do Sul, Adelson Martins. "Consideramos que esse projeto tem o potencial de oferecer oportunidades de desenvolvimento para o transporte de passageiros e também vantagens econômicas e sociais para o País, uma vez que poderá ser um modelo viável para outras capitais brasileiras, envolvendo inúmeros players que são referência no setor metroferrovário", diz Martins.

Ele ainda enfatiza a importância de viabilizar diferentes modais de transporte de passageiros considerando o exponencial crescimento da população e, paralelamente a esse aumento, as frotas de veículos nas vias de grandes centros urbanos, como é o caso de São Paulo e Campinas. "O Trem Intercidades é uma solução que deve ser considerada e desenhada com urgência para que os problemas na mobilidade urbana sejam minimizados nas próximas décadas", destaca o vp de vendas da divisão de mobilidade da Voith América do Sul. A Voith Turbo, divisão do grupo alemão Voith, é especialista em tecnologias inteligentes de acionamento, além de sistemas e serviços feitos sob medida.

A atratividade do transporte metroferroviário de passageiros para o investimento privado é um dos fatores que mantém o setor aquecido. Segundo dados divulgados em artigo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em pouco mais de 10 anos, a participação privada no setor aumentou mais de 300%. Atualmente, ela responde por 56% das operações no Brasil e esse número poderá ser ainda maior. Com os estudos e projetos em andamento, a operação privada desses sistemas poderá atingir mais de 75% nos próximos 5 anos.

NT Expo - A Empretec e a Voith Turbo são duas das marcas expositoras da NT Expo - Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na sua 23ª edição, o evento contará com a presença de 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e a expectativa é receber seis mil visitantes altamente qualificados do mercado.

"A NT Expo já é referência no setor de mobilidade por reunir uma enorme quantidade de representantes do país e internacionais, compartilhando soluções e inovações para o mercado metroferroviário. Além disso, o evento fortalece e traz visibilidade ao setor, que a cada ano demonstra sua importância na mobilidade eficiente e sustentável", ressalta o Martins, da Voith.

Nurchis, da Empretec, destaca que a NT Expo é o evento mais importante para o setor ferroviário. "Teremos a oportunidade de reconectar com os amigos e players do setor. Realmente uma edição muito importante, principalmente neste momento de iminente transformação da indústria", diz.

O Trem Intercidades (TIC) e as perspectivas de novos projetos para trens regionais é uma das temáticas de destaque do Congresso do evento que contará com painéis que serão divididos em duas arenas: Transporte de Cargas e Transporte de Passageiros. As inscrições para participar da NT Expo já estão abertas no site: www.ntexpo.com.br.

Serviço:

NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição
Data: De 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.
Local: São Paulo Expo.
Horário: das 13 às 20h.
Mais informações: www.ntexpo.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
12/04/2024
» 9ª Edição do evento Turismo no Luxo já tem data: 23/04
12/04/2024
» 8º Fórum de Manufatura irá discutir a neoindustrialização
12/04/2024
» IBP abre inscrições para a 2ª edição do ESG Energia e Negócios
11/04/2024
» Apas Show 2024 apresenta o tema de seu congresso de gestão
mais...
  buscar destaques: