Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Expoagro Afubra 2023: feira vem com inovações para incentivo à produção sustentável

07/03/2023
Expoagro Afubra 2023: feira vem com inovações para incentivo à produção sustentável

De 21 a 24 de março, o Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS, irá receber os visitantes para uma grande programação voltada a proporcionar inovações visando a diversificação e a sustentabilidade da produção rural. A expectativa é atrair público semelhante ao da feira de 2022, quando houve recorde de visitantes com 180 mil pessoas no parque. O lançamento oficial da feira para autoridades, patrocinadores e imprensa ocorreu nesta sexta-feira, 3 de março, 18 dias antes da abertura dos pórticos para o público.

Na ocasião, o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, destacou a relevância de o agro se adequar às novas demandas ocorridas no pós-pandemia. “Há mudanças constantes no comportamento e hábitos das pessoas, impactando no comércio mundial, na logística, no abastecimento de equipamento e veículos, nos serviços, no comércio de insumos e no comércio de alimentos”, pontuou. “E é neste ambiente de constantes mudanças que nossos desafios, que são cada vez maiores, se transformam também em oportunidades e a Afubra como organizadora desta feira que chega à 21ª edição, busca acompanhar as mudanças trazendo para a programação produtos inovadores, criando novos setores, realizando fóruns, seminários e reuniões técnicas, reuniões com as lideranças do meio rural, representantes de governos e nossos representantes nas casas legislativas”, explicou. “Então, a feira é um momento de apresentar tecnologias, mas também de discutirmos oportunidades e desafios”, resumiu.

Falando sobre a programação, Dornelles lembrou que na última edição da feira foi criado o Espaço de Inovação do Agro, que reúne diversas instituições e organizações e apresentando cases de inovação. Conforme ele, na feira de 2023 serão eventos como painéis de inovação do agro, cases de produtores inovadores, ecossistemas regionais de inovação do programa Inova RS, rodada de inovação aberta, presença da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Prêmio de Inovação, Incubadora Tecnológica, startups e muito mais.

Marco Dornelles enfatizou ainda a programação direcionada à sustentabilidade e diversificação, ressaltando o Seminário de Diversificação dos Solos e Preservação da Água, o fórum ESG e créditos de carbono, fórum florestal regional, fórum de diversificação, seminário de turismo rural e Dia do Arroz. Ele também citou as programações dos estandes da Emater/RS (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Pavilhão da Agricultura Familiar e a Exposição de Animais. E, agradecendo aos patrocinadores, expositores e apoiadores, Dornelles disse que são empresas que acreditam na proposta da Afubra de levar ao produtor rural as informações e o acesso às mais novas tecnologias que visam auxiliar no crescimento sustentável do meio rural.

Ao fazer uso da palavra, o deputado federal Heitor Schuch disse que a Expoagro Afubra mudou a fotografia da região, que agora tem inovação e tecnologia e não é mais igual a 20 anos atrás. Além disso, ele falou da necessidade de união na defesa dos interesses da agricultura. “As entidades estão desafiadas a se inserirem no debate nacional sobre a reforma tributária. Agora é hora de a gente tentar arrumar a casa, pois o mel paga imposto, mas a lancha de luxo não paga”, comentou. “A agricultura e a pecuária vivem de desafios e já vencemos secas, pandemia, insumos exagerados no preço e devemos nos preparar para outros, como a gripe aviária e vaca louca em outros países e que podem ser oportunidades aqui”, acrescentou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no evento, o deputado estadual Edivilson Brum ressaltou que a Expoagro Afubra é a maior feira tecnológica de inovação para o pequeno produtor do Brasil e talvez das Américas. O parlamentar disse ainda que é importante a união entre as lideranças em prol da produção rural. “Temos que defender os nossos produtores, aquilo que gera renda e minimiza as diferenças sociais nas nossas cidades”, disse. “Que a gente entenda e compreenda que a agricultura familiar é que põe o alimento na mesa, mas também se saiba que, para a nossa renda, é importante olhar também para os médios e para os grandes”, salientou. Brum também conclamou as lideranças presentes ao evento no sentido de mobilização para viabilizar o asfalto da Estrada Velha nos fundos do Parque da Expoagro Afubra, o que beneficiaria os visitantes da feira e a população local.

Por sua vez, o prefeito de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro, disse que a Expoagro desempenha um papel inestimável para o município anfitrião, para a região, para o Estado e para o País, por apresentar soluções e promover a diversificação da produção rural. “Ter fontes de renda diversificadas é fundamental para quem trabalha no campo e a diversificação ajuda também a proteger o solo e outras vantagens”, comentou. “Ganha o produtor, ganha o meio ambiente e ganha toda a sociedade”, salientou.

Como já havia sido o palestrante do lançamento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representando o Governo do Estado, desejou uma excelente feira à todos e pediu uma salva de palmas para o produtor rural.

Serviço:

Expoagro Afubra 2023
21 a 24 de março
das 8 às 18 horas
Parque de Exposições da Feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS (Km 161, da BR-471)
Entrada gratuita

Programação - São 420 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. Fazem parte da programação também evento como o Seminário de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação e o Dia do Arroz e exposições de animais, quintais orgânicos, hortaliças, a usina de biodiesel e a área florestal.

Acesso alternativo - Entre as melhorias na infraestrutura, foi criado um segundo acesso pela Estrada Velha e estacionamentos no lado leste do parque. A entrada pelo trevo da BR-471 continua igual. E o trajeto alternativo para quem trafega no sentido Santa Cruz do Sul - Rio Pardo, inicia à esquerda no km 152 da BR-471. Após 2,7 quilômetros de asfalto, é preciso dobrar à direita acessando a estrada de chão batido e andar 8,4 km até chegar ao portão. E quem segue pela BR-471 no sentido Rio Pardo - Santa Cruz do Sul deve dobrar à direita no km 163, andar 900 metros de asfalto e dobrar à esquerda, onde, após 2,3 km de estada de chão. Haverá sinalização nos entroncamentos para orientar os visitantes.

https://afubra.com.br/expoagro.html
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
24/07/2024
» Inscrições abertas para o Cubo Conecta 2024; evento será realizado em setembro
24/07/2024
» Ebrats fomenta novos negócios e reúne mercado de US$ 14,5 bilhões
24/07/2024
» Pré-congresso THX, no dia 25, dá o pontapé inicial da Estetika e foca em performance de negócios
24/07/2024
» São Paulo terá Fórum Jurídico do Setor de Locação de Veículos, em agosto
23/07/2024
» Latam Retail Show anuncia 9ª edição com foco no mercado asiático e inovações em inteligência artificial
mais...
  buscar destaques: