Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Fimec inicia e conecta o setor coureiro-calçadista do mundo em Novo Hamburgo

08/03/2023
Fimec inicia e conecta o setor coureiro-calçadista do mundo em Novo Hamburgo

Maior feira do cluster da América Latina segue até quinta-feira (09), na Fenac

Nesta terça-feira (07), a Fenac, em Novo Hamburgo, realizou a solenidade de abertura da 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). Na presença de autoridades e entidades do cluster, a maior feira coureiro-calçadista da América Latina abriu ao público. Até quinta-feira (09), profissionais do setor podem conferir novidades e tendências em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para diferentes áreas do setor.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, agradeceu a presença das autoridades, patrocinadores, expositores e visitantes. “Agradeço também todos os estrangeiros que se deslocaram de seus países entendendo que a Fimec é o local para se fazer negócios”, destacou. Jung ainda relembrou sua trajetória no setor coureiro-calçadista. “Eu, pessoalmente, acompanho a Fimec desde 1985, quando trabalhava em uma empresa do segmento. Muitos familiares meus trabalharam em indústrias calçadistas. A minha experiência e da minha família não é diferente da história da grande maioria das pessoas aqui da região e de outros polos calçadistas”, relatou, lembrando que todas essas famílias se encontram na Fimec, que é uma das maiores feiras do setor no mundo. “É com um grande esforço conjunto que pessoas de quase 40 países se encontram em Novo Hamburgo para buscar soluções de cooperação e desenvolvimento para o setor calçadista, derrubando fronteiras e estreitando relações”, complementou o diretor-presidente.

Em sua fala, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou a importância do setor. “O maior cluster-coureiro calçadista do mundo está no Rio Grande do Sul, para o nosso orgulho, em especial no Vale do Sinos e do Paranhana. Nós somos o estado que mais exporta em volume de recursos em dólar, somos o estado que mais produz valor agregado no nosso produto, que é de altíssima qualidade. Além disso, trata-se de um setor que também tem relação com questões cambiais e merece uma atenção especial do Governo do RS. Nossas portas estão 100% abertas para o setor coureiro-calçadista”, pontuou o vice-governador.

Já a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, destacou a Fimec como uma das maiores feiras calçadistas do mundo. “É um prazer ver pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo neste grande elo da produção do calçado com o mercado”, comemorou. Para Fátima, além de apresentar novidades, a Fimec é onde o setor se encontra e troca experiências. “O porte deste evento e o volume de negócios e oportunidades nos permitem dizer que, de hoje até quinta-feira, Novo Hamburgo é a capital mundial do calçado. Temos aqui a pujança do setor coureiro-calçadista e as conexões que se estabelecem têm potencial para se tornarem permanentes, proporcionando renda, emprego e desenvolvimento”, avaliou a prefeita.

Expositores e visitantes projetam bons negócios

No primeiro dia, os corredores e estandes da Fimec estavam repletos de profissionais em busca de novos negócios e conexões. Para Rogério de Moura, do setor de Vendas e Exportação da Mecsul, a Fimec será decisiva para a empresa. “O mercado vem vindo ao compasso de espera, então esperamos que a feira seja o balizador, uma virada de chave, para essa mudança. Estamos apostando nisso!”, apontou. Além do estande, a marca também está presente na Fábrica Conceito. “Sempre trazemos algum componente novo, pois escutamos o que o mercado está nos pedindo”, destacou Moura.

Outro expositor presente nesta edição é a Bertex. Para Gerson Berwanger, diretor da empresa, o primeiro dia foi positivo. “Estamos recebendo clientes de todo o Brasil e todos empolgados e buscando novidades. E nós somos uma marca lançadora de moda”, explicou. Berwanger também detalhou que a Fimec é a feira do ano para a Bertex. “A Fimec é muito importante porque alavanca o nosso faturamento”, pontuou, explicando que uma das tendências apresentadas neste ano pela marca é a plataforma de forração, principalmente em cortiça, palha e de corda de juta. “Apostamos em materiais naturais para a nova coleção de verão’, complementou.

Entre os visitantes do dia estava o mexicano Pablo De La Fuente Garcia, da empresa Court, que pela primeira vez visitou o Brasil e a Fimec. “Venho buscar materiais, máquinas e novos contatos. Estou participando de diversas reuniões e conhecendo novas pessoas e marcas”, relatou. No primeiro dia, Garcia já teve uma boa impressão do evento. “É uma grande feira e quero ter tempo para caminhar por toda ela. Vou voltar nos demais dias para ver tudo!”, antecipou.

Atrações e experiências para profissionais do setor

Na quarta-feira (08), segundo dia de Fimec, a programação da feira contará com a realização do Fórum CICB de Sustentabilidade. Com o tema “Caminhos para a rastreabilidade”, o evento apresentará novas possibilidades aos profissionais do setor a partir de cinco palestras e um painel com especialistas do mercado. Geotecnologia, automação, o alcance de dados e os principais números do panorama atual da indústria de couros estarão em pauta. O Fórum ainda possui vagas abertas e as inscrições podem ser feitas no local.

Outra atração da Fimec deste ano é a tradicional Fábrica Conceito, que pela primeira vez apresenta cinco linhas de trabalho, com produção simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança. Neste ano, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial contam com as parcerias de Calçados Pegada (com produção de um modelo masculino de tênis em knit e couro), Arezzo Co. (com um modelo de scarpin em couro), Calçados Conforto (com um modelo de calçado de segurança em tecido e knit), e Senai Calçados (com produção de um modelo de calçado infantil para recém-nascidos e um tênis masculino em tecido e couro).

O Estúdio Fimec, por sua vez, é outro espaço dentro da feira que apresenta tendências de consumo, comportamento e tecnologia. Conhecido como um ambiente de pesquisa, os visitantes do local podem conferir de perto o resultado de um amplo estudo voltado ao comportamento que pauta produto. Neste ano, o espaço reúne os conceitos de sustentabilidade, digitalização, frugalidade e conforto, com expositores demonstrando produtos e materiais, além de softwares de desenvolvimento e espaços com informação e conteúdo da área.

Serviço

Evento: 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 07 a 09 de março 2023
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil
Credenciamento: antecipe o credenciamento pelo site: www.fimec.com.br. Credenciamento gratuito para profissionais do setor. Feira profissional - proibido o acesso de menores de 14 anos.

Realização: Fenac Experiências Conectam

Patrocínio: a feira é apresentada por Sicredi Pioneira e conta com patrocínio de Covestro, Transduarte, Henkel e Formas Kunz.

Apoio: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e Sitergs
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
29/05/2024
» 9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)
29/05/2024
» Oeste Rural Show: “até sexta-feira, Pontes e Lacerda é a capital estadual do Agronegócio”
29/05/2024
» Feira Sabor Nacional acontece na Cinemateca Brasileira, nos dias 8 e 9 de junho
29/05/2024
» Posicionamento High Ticket: sofisticação torna-se estratégia para a oferta de preços
28/05/2024
» Com data definida, a Expo Favela Innovation São Paulo será sediada WTC Events Center
mais...
  buscar destaques: