Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Festival ABCR divulga palestras confirmadas para a edição 2023

24/03/2023
Festival ABCR divulga palestras confirmadas para a edição 2023

Evento acontece entre os dias 03 e 04 de julho e contará com mais de 45 palestras focadas em organizações da sociedade civil de todo o Brasil

O Festival ABCR 2023, maior evento de captação de recursos da América Latina, divulgou as 45 palestras selecionadas para a edição que vai acontecer nos dias 03 e 04 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Um dos destaques é que 60% dos palestrantes são mulheres. As palestras foram cuidadosamente escolhidas pelo Comitê Científico, com base em critérios como relevância e originalidade, e abrangem uma ampla variedade de temas relacionados à captação de recursos para organizações sociais, incluindo gestão, comunicação, tendências, inovação e voluntariado.

O resultado disso é uma gama de exposições que trazem para o centro da discussão tópicos como o papel da tecnologia na captação, boas práticas, uso de dados e evidências científicas para maior efetividade da captação, preocupação com relações humanas, organizacionais (governança) e saúde mental do captador e conteúdo avançado para captadores com mais experiência. “As palestras escolhidas são de alta qualidade e oferecem um conteúdo valioso e prático para nossos participantes”, afirma o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira.

Os palestrantes são de 13 estados brasileiros e os que possuem maior número de exposições são de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Os números são fruto do esforço do Festival ABCR para ser um espaço inclusivo, aberto e diversificado, que busca promover a capacitação e o diálogo no setor de captação de recursos em suas diferentes realidades. O evento conta com o patrocínio da Doare, de Daiane Dultra e do Criando Desenvolvimento Institucional. A programação completa será divulgada nos próximos meses. Além das palestras já divulgadas, a programação terá o Palco da ABCR e o Palco de Patrocinadores, contando ainda com palestrantes internacionais.

Comunicação e engajamento

Em comunicação e engajamento, os destaques serão Ricardo Meirelles com a palestra A sociedade entende o que as ONGs falam? A linguagem clara e as OSC e Giuliana Preziosi com a palestra Neurociência e Engajamento: lições do cérebro que potencializam a coletividade. Outras exposições são A comunicação como aliada na captação: como impulsionar seus resultados?; A nova era das campanhas de DRTV; Comunicaê - Comunicação para fora da caixa; Monte sua própria assessoria de imprensa; O segredo da comunicação em 12 letras e Voluntariado gerando impacto social.

Ferramentas e fontes de captação de recursos

Na área de ferramentas e fontes de captação de recursos, serão apresentadas técnicas valiosas para ajudar as organizações da sociedade civil a manterem sua sustentabilidade financeira. Bianca Porto abordará o tema Gamificação: dê um play na sua campanha; Verena Paranhos, Aymê Brito e Tailana Galvão falarão sobre O segredo d’AzMina: como criar uma campanha de financiamento coletivo que engaja a comunidade e converte seguidores em doadores e Avelino da Silva Junior e Eiran Simis apresentarão um Um passo a passo para estabelecer um ambiente apto para receber doações via criptomoedas. Outras palestras são: Donor Scoping: seu network poderoso em cinco passos; Eventos para captar recursos para ONGs: como fazer; Título de Filantropia Premiável: não há ônus sem bônus?; Vida longa à mala direta - aprenda a implementar essa estratégia para conquistar mais doações e Você sabia? Curiosidade sobre Fundos Patrimoniais.

Gestão e captação de recursos

Em gestão e captação de recursos, os destaques serão as palestras de Ana Lucia Fontes palestrará sobre Captação de recursos para negócios sociais; de Ana Beatriz do Carmo, que irá compartilhar seus conhecimentos sobre Estratégia de captação alinhada aos ESG dos financiadores e de Cássio Aoqui, Tiana Vilar Lins e Erica Zanotti que abordarão Relações de confiança entre organizações financiadoras e financiadas: do discurso à prática.

Há também os debates Captação de recursos para projetos em territórios diversificados; Dos 6 aos 7 dígitos: a coragem para alavancar sua captação incentivada via FIA/FUMCAD e Pessoa Idosa; Gestão por resultados: um instrumento de aprendizado, engajamento e comunicação; Governança, confiança e captação de recursos: como estruturas sólidas podem atrair mais doadores; Monitoramento de projetos como uma ferramenta para captação de recursos - a experiência do Instituto Phi.

Inovação e redes de captação

No setor de inovação, as principais palestras são Inovação aberta para captação de recursos, com Thiago Marti e Unlocking the Potential of Artificial Intelligence: Transforming Fundraising for Social Organizations, com Hernán Nadal. Outras discussões serão Captação de recursos com justiça e governo - compartilhando experiências do fundo unidos contra Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz; Case: Envolvimento da comunidade e Programa Amizades Amani; Combatendo a centralização de recursos incentivados: como a rede Igapó está levando conhecimento e recursos para quem busca uma economia limpa na Amazônia; Endowments universitários: do modelo tradicional ao smart social investment; Inovação em captação de recursos - uso de assistente social; O doador Netflix: construindo uma comunidade através de narrativas que envolvem a audiência; e O caso da SP Invisível em captação de pessoa física.

O profissional de captação

O Festival ABCR 2023 preparou uma série de palestras sobre os desafios e o aperfeiçoamento dos captadores de recursos. Um dos destaques é a palestra Saúde Mental dos profissionais de captação de recursos, com Rodrigo Alvarez. Outras exposições que merecem atenção são A captadora de recursos: é uma profissão feminina? Exemplos práticos do dia a dia para ter sucesso na captação, com Ana Flavia Ferreira Godoi e A nova geração de captadores de recursos: mobilizando os jovens e gerando oportunidades, com Marina Pechlivanis, Diego Scala e Anna Kotrozini.

A área conta ainda com as palestras As 10 práticas que levam ao sucesso na captação de recursos; Guia dos Guias para mobilizadores de recursos: como encontrar os conteúdos e respostas para as várias situações enfrentadas no dia a dia de um captador; Lifelong Learning: a habilidade de aprender captação de recursos continuamente; Nenhum curso vai salvar sua OSC: a cultura da aprendizagem contínua como aliada do desenvolvimento instrucional; Remuneração na captação de recursos em projetos incentivados: práticas de mercado e limites éticos.

Palco avançado

Uma das novidades deste ano é a criação do palco avançado, um palco exclusivo para temas voltados às organizações que já possuem departamento de captação de recursos e estão em fase mais avançada. No palco avançado, os destaques serão Captação no centro estratégico da gestão organizacional e de RH, com Ivan Gomes Barbosa e Simone Cunha e Jornada do Doador - desenvolvendo uma experiência incrível através da comunicação para o engajamento e a tecnologia, com Thalita Salgado, Flavia Lang Revkolevsky e Eduardo Massa.

Outros temas abordados serão Caso Arredondar e iFood: como usar a metodologia Growth para ampliar a captação; Selo Social - venda proposta de valor; Transformando a produção de conteúdo com a inteligência artificial: utilizando ChatGPT, Notion Al, Dall-e e Canva no Terceiro Setor; Lifelong Learning: a habilidade de aprender captação de recursos continuamente.

Descontos nas inscrições

As inscrições para o Festival ABCR 2023 já estão abertas e, até o dia 08 de maio, os interessados que realizarem o cadastro ganham 15% de desconto. Membros da ABCR têm 20% de desconto, independente do momento em que a inscrição for realizada. Para conferir mais informações sobre o evento ou realizar o cadastro, acesse o link www.festival abcr.org.br

Sobre o Festival ABCR

O Festival ABCR permanece sendo o principal espaço de formação, troca de experiências e contatos do Terceiro Setor. É também a maior fonte de receitas para a ABCR, que foi fundada em 1999 para atuar pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da área de captação de recursos das organizações da sociedade civil.

Mais informações, acesse www.festivalabcr.org.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: