Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
18ª Fenavinho: escolhida a corte da festa

05/04/2023
18ª Fenavinho: escolhida a corte da festa

Escolha da Corte ocorreu em celebração realizada na noite de 1º de abril, em Bento Gonçalves

Em uma festa que celebrou a força de cada elemento da história, cultura e legado deixado pela colonização italiana na região, a Festa Nacional do Vinho conheceu a corte que representa sua 18ª edição. Ana Paula Côrtes Foresti foi eleita Imperatriz do Vinho, Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai as Damas de Honra. Junto à coroa, elas recebem a responsabilidade de promover os atrativos daquela que é a mais querida e emblemática festa de Bento Gonçalves.

Ana Paula tem 30 anos, curso superior completo em Arquitetura e Urbanismo, e representa a AEARV (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos). Thaís tem 24 anos, ensino superior completo em Nutrição, e representa o Roteiro Caminhos de Pedra. Liege tem 24 anos, cursa ensino superior em Educação Física e representa o Studio de Dança Nina Aver.

A festa da escolha ocorreu na noite de 1º de abril, no espaço ocupado pela Vila Típica da Fenavinho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Concorriam ao título 14 mulheres, que foram avaliadas por um corpo de jurados composto por Daniel Panizzi (presidente da Uvibra e presidente do Júri); Cláudia Remus (1ª Dama de Bento Gonçalves); Gisele Caumo (Prefeita de Santa Tereza); Guilherme Pasin (Deputado Estadual); Laís Dupont (Imperatriz da 17ª Fenavinho); Marcelo Soes (Promotor de Eventos); Rafael Carniel (Diretor Geral da Secretaria de Turismo do RS); Vanessa da Silva Souza (Relações públicas e Marketing da Orquidea) e Verônica Martinazzo (Rainha da Fenachamp 2022). A escolha levou em conta critérios como simpatia, cordialidade, desenvoltura, beleza, tranquilidade e naturalidade -- durante o desfile e, também, entrevistas individuais realizadas ao longo da tarde. Também contribuiu para a definição o resultado da votação popular, que agregou pontos às notas das candidatas Júlia Morbini, Liege Sobirai e Bárbara Ferreira.

A corte recém eleita tem a missão de cumprir, a partir de agora, intensa agenda de representação da Festa Nacional do Vinho, cuja relação de atividades já tem na agenda atrativos como os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado, culminando com a programação da Vila Típica, de 08 a 18 de junho, de forma concomitante à 31ª ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Eventos enaltecem essência da região

Mais do que eleger a corte da 18ª Fenavinho a celebração que ocorreu na festa da escolha foi uma verdadeira reverência à história, cultura e essência de Bento Gonçalves. “Somos guardiões e promotores de um legado cultural que não pode, sob hipótese alguma, ser esquecido, manchado ou menosprezado. A Serra gaúcha é uma terra de valores, de princípios, de trabalho digno, de pujança e de desenvolvimento construídos com a força de cada um de nós e daqueles que nos antecederam. Em respeito e honra a eles, é nosso dever preservar e engrandecer esse valioso patrimônio cultural. Temos um presente que é essa matéria-prima, essa valiosa história, rica em potencial. E por isso, a responsabilidade de tratá-la com a carinho que ela merece, transformando-a também em produtos turísticos únicos, originais, que retratem a nossa essência. Esse movimento contribui para promover o desenvolvimento da microrregião, de seus empreendedores, dos negócios familiares e das grandes marcas de nossa terra. Todos nós temos a ganhar com esse fortalecimento”, disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da Fenavinho.

Nesse contexto, a Festa Nacional do Vinho assume o protagonismo na celebração à cultura e raízes locais. “Esse legado é tão rico que nos permite presentear a comunidade com a programação da Fenavinho sob diversas formas e atrações. Uma delas é a Escolha da Imperatriz do Vinho e das Damas de Honra, belíssima festa que estamos apreciando na noite de hoje, e que homenageia a força feminina, importante pilar para o desenvolvimento de toda a região e promoção da Fenavinho”, disse o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio.

Ao lado dele, no palco, erguendo o brinde que marcou um dos momentos mais representativos da noite, a coordenadora da Corte da 18ª Fenavinho, Bárbara Bortolini, também Imperatriz da 16ª Fenavinho. “A Festa Nacional do Vinho é sinônimo de comunidade, de dedicação, de alegria, uma oportunidade de troca e de aprendizagem tal qual é participar da corte, uma experiência incrível que as recém eleitas terão o privilégio de vivenciar -- e certamente estão muito bem preparadas para esse desafio”, disse.

Valorizando o papel indispensável da mulher na edificação do que é Bento Gonçalves, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto, destacou a importância do baile da escolha da corte como tradução de um dos muitos significados da Festa. “A Fenavinho é sinônimo de alegria, de trabalho e recompensa, de vindima e de vida, todos aspectos muito bem traduzidos nesse belo momento”, disse.

Na opinião do prefeito Diogo Siqueira, outra importante contribuição da Fenavinho e suas programações é externar todo o orgulho que a cidade tem de seus agricultores e, sobretudo, do emblemático vinho produzido graças ao trabalho deles no cultivo da uva. “Pelo trabalho, pelo esforço e pelo empreendedorismo de sua gente, nossa região merece ser referência em todo o país”, destacou.

A noite marcou, ainda, a despedida da corte da 17ª Fenavinho, composta pela Imperatriz Laís Dupont e pelas Damas de Honra Raiane Conci e Letícia Beliski. A festa teve atrações musicais como o gurpo Ragazzi Dei Monti e da dupla Beto Malheiro e Tobias, além de gastronomia de qualidade, acompanhada pelos vinhos e espumantes da região.

https://fenavinho.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
19/06/2024
» São Paulo Coffee Festival traz para o público novas experiências sensoriais, gastronômicas e culturais
19/06/2024
» Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8 milhões de visitantes
19/06/2024
» Encontro nacional de cutelaria Goiânia Knife Show espera reunir 3 mil pessoas entre 12 e 14 de julho
19/06/2024
» Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos divulga editorial protagonizado por New Faces
18/06/2024
» Biocompetitividade é o tema do Congresso 2024 da Abag/B3
mais...
  buscar destaques: