Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre a agenda de feiras

Receba nosso informativo
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
32ª Abertura da Colheita do Arroz está preparada para apresentar tecnologias modernas para cultura de grãos

15/02/2022
32ª Abertura da Colheita do Arroz está preparada para apresentar tecnologias modernas para cultura de grãos

As culturas de grãos serão o destaque da agropecuária nos próximos dias, de 16 a 18 de fevereiro, na Estação Experimental de Terras Baixas em Capão do Leão/RS. A Federarroz juntamente com a Embrapa Clima Temperado, com o apoio do IRGA, estarão recebendo visitantes de mais de 200 regiões arrozeiras do Estado gaúcho para conhecer o que há de mais novo em tecnologias para o setor na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas. O evento permanece nesta edição de forma híbrida, respeitando as exigências sanitárias de enfrentamento e combate ao Covid-19.

A 32ª edição tem como tema central a A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia - Novos Patamares, Novos Desafios. Durante os três dias, sempre pela manhã, Federarroz, Embrapa e Irga promoverão visitações com roteiro guiado, das 7h30 às 13h; e às tardes, visitações livres às vitrines tecnológicas, das 8h às 16h. Serão mostradas nesta edição cerca de 40 expositores junto às vitrines tecnológicas. Caravanas de produtores do Estado já confirmaram presença no evento.

Programação e assuntos abordados

Nesta edição estão organizadas palestras, painéis e seminários no Auditório Frederico Costa cujos temas abordados serão Demanda Alimentar e o Arroz do Futuro, Cenários Econômicos e Perspectivas de Mercado, Sustentabilidade Ambiental das Lavouras, Tecnologias e inovação nas propriedades rurais e Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Lavoura da Abertura da Colheita

O ato solene de abertura oficial da colheita do arroz no Estado acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 14h, com a presença de autoridades e lideranças da orizicultura gaúcha e brasileira. A edição prepara uma área de colheita em local diferenciado, bem próximo a entrada de visitantes, onde está implantada a cultivar da Embrapa, BRS Pampa CL, que resgata a participação das BRS como grãos de referência a serem colhidos no ato oficial do evento. A BRS Pampa CL divide a lavoura com a cultivar IRGA 431 CL, que também será colhida na cerimônia de abertura.

Eventos especiais

Como tradição, no primeiro dia desta edição será retomada a realização da Reunião da Câmara Setorial do Arroz, a partir das 10h, no auditório Frederico Costa e, ainda antecedendo o evento, no dia 15, inicia-se a Reunião do Fundo Latinoamericano do Arroz (FLAR), que acontecerá paralelamente, em Pelotas, com a participação de representantes de 30 países estrangeiros, que estenderão suas atividades da Reunião ao visitar a 32ª Abertura da Colheita nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Estande da Embrapa

O estande institucional da Empresa apresentará, além de material técnico sobre as culturas de grãos de terras baixas, uma programação , com a participação presencial e online de várias unidades de pesquisa de outros Estados. Os temas em foco serão Mudanças Climáticas, Diversificação de Culturas, Fitossanidade e Tecnologias para Drenagem e Irrigação para Cultura de Grãos.

Vitrines de ILP

A Embrapa reestruturou as Vitrines de ILP, definindo parcelas de espécies forrageiras de cultivares BRS, anuais e perenes, para demonstração de uso em sucessão ou sobressemeadura, em pastejo ou como forragem conservada e em sistemas ILP integrados de lavoura-pecuária. Estarão à mostra a coleção de forrageiras desenvolvida pela pesquisa agropecuária.

As culturas de milho e sorgo ganham destaque no espaço como opções de produção de grãos e forragem em ILP. A tecnologia Sulco-camalhão de base larga para milho e sorgo estará em evidência como alternativa de drenagem na produção em sistemas de terras baixas e serão manejados exemplares de bovinos de corte no local. Este espaço terá acesso ao lado do Auditório Frederico Costa. Esta mesma área fará parte da Vitrine Tecnológica Permanente das tecnologias da Estação Experimental para utilização em outros eventos e ações de pesquisa ao longo do ano.

Lançamentos e novidades do evento

A Embrapa lança no evento a nova cultivar de arroz irrigado BRS A705, de ciclo curto, mais resistente a acamamento e que demanda menos água e também o Catálogo de Tecnologias da Embrapa Clima Temperado. O momento contará com assinaturas de protocolos de cooperação técnica entre Embrapa e parceiros. A atividade ocorrerá dia 18, às 11h, precedendo a cerimônia solene de Abertura da Colheita pelas autoridades.

De forma paralela, acontecerá a Reunião do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Clima Temperado, no dia 17 de fevereiro, das 10h às 17h, no Auditório da Área de Transferência de Tecnologia, na sede local da Empresa. Esta Reunião contará com a participação da diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, acompanhada pelo secretário executivo da Comissão, o chefe-geral Roberto Pedroso de Oliveira e os seus membros ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e sócio-proprietário do Grupo Amaggi, Blairo Borges Maggi; presidente do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, Fábio Avancini Rodrigues; vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fernando Rechsteiner; produtor e conselheiro da Associação Brasileira de Gado Angus, Luiz Eduardo Batalha; chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza. A Diretora-Executiva participará da cerimônia oficial da 32ª Abertura da Colheita.

O evento tem entrada franca e contará com a exigência de inscrição prévia no ato, medição de temperatura, uso de máscara e álcool gel, apresentação de cartão vacinal, além de monitoramento de uso de distanciamento social de forma intensa e permanente.

- 100 expositores parceiros, apoiadores, patrocinadores; (presencial e/ou exposição de marcas);
- 40 expositores de vitrines tecnológicas;
- caravanas de produtores que representam as 200 regiões arrozeiras gaúchas;
- 30 representações de países estrangeiros;
- máximo de 7 mil visitantes de forma presencial;

https//colheitadoarroz.com.br
 
 


Últimas Destaques 
12/08/2022
» 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida debaterá os desafios e oportunidades do mundo híbrido
12/08/2022
» 23º Salão de Arte apresenta obras que estarão presentes na exposição
12/08/2022
» in-cosmetics Latin America anuncia novos expositores
12/08/2022
» Congresso Brasileiro do Algodão acontece na próxima semana em Salvador
12/08/2022
» Oktoberfest de Igrejinha apresenta trajes da Corte Infantil
mais...
  buscar destaques: