Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
5º Fórum vai ocorrer em Foz do Iguaçu, de 18 a 20 de abril

13/04/2023
5º Fórum vai ocorrer em Foz do Iguaçu, de 18 a 20 de abril

Evento será realizado no Golden Park Internacional Foz & Convenções. Programação inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, encontros setoriais e premiação do Melhores do Biogás.

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai ocorrer de 18 a 20 de abril. O evento volta a Foz do Iguaçu, onde teve, em 2018, a sua primeira edição sul brasileira. Nos anos seguintes, o Fórum teve edições realizadas em Chapecó (SC), em 2019, edição online em 2021 e em Caxias do Sul (RS), em abril de 2022.

O propósito do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

As inscrições para o 5º Fórum devem ser feitas no site: https://biogasebiometano.com.br.

Estrutura e Espaço de Negócios – O evento vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, na área central de Foz do Iguaçu. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, coordenador do 5º Fórum, destaca os ambientes que serão oferecidos aos participantes, entre eles o “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição. Esse espaço é destinado para os expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

Programação – A programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil e terá como eixos principais painéis sobre: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás. Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril.

Visitas Técnicas – A região Oeste do Paraná tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Foram organizados quatro roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril. São unidades instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Roteiro 1: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde e Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional (em Foz do Iguaçu).
Roteiro 2: Planta de biogás da Unidade Frigorífica da Frimesa (Medianeira) e Planta de Biogás da Granja São Pedro – Colombari (São Miguel do Iguaçu).
Roteiro 3: Central de Bioenergia (Toledo) e EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste).
Roteiro 4: Usina de Biogás ME-LE – Biokohler (Toledo) e Central de Bioenergia (Toledo).

Prêmio Melhores do Biogás – Sucesso na última edição, o prêmio Melhores do Biogás Brasil volta para o 5º Fórum. A iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor do Brasil em 2022 e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. O regulamento e a lista para sugestão dos indicados podem ser acessados no site do 5º Fórum.

Eventos paralelos – O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano abre espaço para eventos paralelos. Serão realizados seis encontros, de 17 a 19 de abril, com a seguinte programação:

17/04 – Segunda-feira

– Workshop de Tecnologias na Prática Programa de Tropicalização de Tecnologias | Projetos GEF Biogás Brasil (inscrições abertas).
– Encontro da Rede Mulheres do Biogás (inscrições abertas).

18/04 – Terça-feira

– Workshop de Extensionistas Rurais (para convidados).
– Matchmaking Compagas (para convidados).

19/04 – Quarta-feira

– Reunião da Rede BiogasFort Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia (inscrições abertas).
– Assembleia da SBERA – Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (para convidados).

https://biogasebiometano.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
20/05/2024
» BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo
20/05/2024
» Show de decoração, novidades e capacitações são destaques no Enflor e Garden Fair 2024
20/05/2024
» Aquishow Brasil 2024 abordará a aquicultura da produção ao consumo
20/05/2024
» Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
mais...
  buscar destaques: