Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Aquishow movimenta economia de Rio Preto

22/05/2023
Aquishow movimenta economia de Rio Preto

A 12ª Aquishow Brasil, a ser realizada na semana que vem, em São José do Rio Preto/SP, promete movimentar a economia da cidade e gerar, aproximadamente, R$ 150 milhões em negócios fechados e orçamentos para os expositores.

Além das vendas dos estandes, propriamente ditas, o melhor encontro de conhecimentos e negócios da Aquicultura brasileira tem gerado mais de 350 empregos temporários para montagem e manutenção do pavilhão “Marcelo Berriel” e promete aquecer diversos setores, como os de hospedagem, transporte e alimentação.

A expectativa dos organizadores é atrair 8 mil visitantes, vindos do Brasil e do exterior. Já confirmaram presença comitivas do Amazonas, de Minas Gerais, de Mato Grosso, do Paraná, da Bahia, da Espanha, do Chile, de Moçambique, de Gana, do Equador, do México e da Colômbia.

“Trabalhei muito tempo no Brasil e conheço a Aquishow, sei da sua importância para a Aquicultura. Então, quero que os empresários e gestores das empresas associadas também possam conhecer todas as novidades da feira e adquirir novas tecnologias”, diz Cesar Pinzón, diretor executivo da Federação Colombiana de Aquicultores.

Serviços parceiros

Na área hoteleira, 12 hotéis firmaram parceria com o evento e oferecem condições especiais para os visitantes de outras localidades. A lista completa e os descontos de cada empresa podem ser conferidos pelo site oficial da Aquishow 2023: https://aquishowbrasil.com.br/hoteis/.

A comissão organizadora também fez parceria com cerca de 50 táxis locais, a fim de garantir a locomoção dos participantes com conforto e segurança. Todos os táxis que fazem a rota do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, serão identificados com adesivos personalizados. Para facilitar ainda mais o transporte, também será montada uma tenda no local, que servirá de ponto de táxi.

No quesito alimentação, esta edição contará com mais variedade de produtos, por meio de uma praça de alimentação com diversos food trucks. Entre as marcas presentes estão Chico Barrigudo (comida brasileira), Estação Vila Dionísio (salgados e porções), Tilim e Silvana (peixes), La Creperie de Lu (crepes doces e salgados) e Pasticceria Borelli (gelatos).

“A cada ano, tentamos nos superar e oferecer melhores condições aos nossos visitantes. E a escolha de Rio Preto pelo segundo ano consecutivo nos ajuda muito, pois é uma cidade localizada em uma região geográfica estratégica, com boa infraestrutura para receber grandes eventos e um comércio forte”, resume Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da Aquishow Brasil.

Inspiração para novos negócios

Como se não bastasse o potencial turístico, a Aquishow Brasil também fomenta a produção de organismos aquáticos em propriedades rurais rio-pretenses – algo ainda pouco explorado.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, desde o ano passado alguns produtores rurais têm despertado o interesse pela produção de tilápias em tanques suspensos e escavados, como segunda atividade. “Temos realizado visitas técnicas e estamos atuando ao lado de cooperativas para ajudar com questões técnicas obrigatórias de formalização. Queremos fomentar o pequeno produtor de forma sustentável”, explica ele.

Para fortalecer ainda mais o evento, que inspira esses novos negócios, o poder público municipal investe em sua infraestrutura, por meio de terraplanagem e adequação da área onde é montado o pavilhão; instalação de pisos, banheiros e painéis de led; disponibilização de estrutura elétrica, climatização e acesso à internet; além de serviços de limpeza e segurança.

Pesquisa econômico-financeira

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luís de Souza, eventos como a Aquishow 2023 são fundamentais para o desenvolvimento local e regional. “Há impacto direto nas áreas de serviços, entretenimento e varejo em geral. Neste ano, queremos não só medir os reflexos financeiros na economia da cidade, como também colher informações sobre a percepção dos visitantes a respeito dos serviços oferecidos e da infraestrutura do município”, explica o gestor da pasta.

A pesquisa sobre a movimentação econômico-financeira a que Souza se refere será realizada pela Prefeitura de Rio Preto, que é correalizadora do evento, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), que é uma das apoiadoras institucionais da Aquishow Brasil.

Kelvin Kaiser, presidente da Acirp, conta que se trata de uma pesquisa probabilística, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. A ideia é saber quanto o evento movimenta a economia, além dos negócios fechados dentro da feira. Também será possível identificar o perfil dos visitantes, as cidades de origem, os meios de hospedagem e locomoção utilizados, o ticket médio de consumo durante o período da feira, entre outros aspectos. “A Aquishow tem muita relevância para Rio Preto. Primeiro pelo porte do evento em seu segmento, já que é considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina. Sua grandiosidade é corroborada pelo fato de reunir pessoas do Brasil inteiro e de fora do País. Outro ponto que devemos considerar é sua realização anual. O evento já está cravado no calendário da cidade, no mês de maio, e vai galgando relevância cada vez maior”, opina Kaiser.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Serviço:

O que: 12ª Aquishow Brasil
Quando: De 23 a 25 de maio, das 9h às 18h (Em 26 de maio, haverá visita técnica externa)
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental - Instituto de Pesca - São José do Rio Preto/SP
Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
29/05/2024
» 9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)
29/05/2024
» Oeste Rural Show: “até sexta-feira, Pontes e Lacerda é a capital estadual do Agronegócio”
29/05/2024
» Feira Sabor Nacional acontece na Cinemateca Brasileira, nos dias 8 e 9 de junho
29/05/2024
» Posicionamento High Ticket: sofisticação torna-se estratégia para a oferta de preços
28/05/2024
» Com data definida, a Expo Favela Innovation São Paulo será sediada WTC Events Center
mais...
  buscar destaques: