Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Analoc Rental Show: locadoras crescem em participação na compra de máquinas

09/06/2023
Analoc Rental Show: locadoras crescem em participação na compra de máquinas

Setor em alta terá a 1ª Analoc Rental Show 2023, em Curitiba, feira focada exclusivamente nos negócios para locadores de máquinas

O mercado de aluguel de equipamentos para construção tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil, alterando o fluxo das vendas de fabricantes de máquinas. Se antes, o grande volume comercializado pela indústria era direcionado a construtoras, empreiteiras e demais empresas do ramo da construção, hoje cerca de 90 a 95% de alguns tipos de equipamentos são adquiridos por empresas de locação.

Os dados foram levantados pela Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), em parceria com a Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas). De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente de ambas as entidades, as empresas de locação são responsáveis por comprar de 90 a 95% de gruas, guindastes e plataformas de trabalho aéreo; de 70 a 80% de torres de iluminação; 65 a 75% de betoneiras e de 55 a 60% de geradores.

“Como podemos observar, algumas linhas de máquinas pesadas, médias, compactas, leves e manuais estão com altos percentuais de comercialização juntos às locadoras”, aponta Daniel. Em relação aos equipamentos de terraplenagem – conhecidos como linha amarela – as vendas para locação saltaram de 20% para 30%. Contudo, de acordo com um levantamento apresentado por Daniel, onde vários empresários do setor de construção foram ouvidos, a perspectiva é de que a locação seja o segmento de mercado que lidere as compras de máquinas de linha amarela em 2023 no Brasil.

“Em países europeus, nos Estados Unidos e Japão, por exemplo, cerca de 60% das vendas de equipamentos de linha amarela são destinadas a empresas de locação. Com o passar dos anos, o Brasil tem caminhado nesse sentido”, explica Daniel. Para ele, o rental sempre tem boas perspectivas de crescimento, porque ainda não chegou a um grau de maturidade que as economias estáveis atingiram. Ou seja, ainda não conseguiu contribuir em todas as áreas na mesma proporção.

Por que as empresas buscam a locação?

Vários fatores explicam essa alta na procura pelo rental, como a busca por maior eficiência operacional, redução de custos e flexibilidade nas operações de construção. As pessoas passaram a entender que a locação atende a necessidades peculiares de cada obra, oferecendo soluções completas, e principalmente que as construtoras, concessionárias e órgãos públicos não precisam comprometer capital com financiamento de máquina, mas sim com os projetos de engenharia que executam.

Os números obtidos pela Analoc junto à Receita Federal mostram que o setor de rental conta com aproximadamente 40.100 empresas no Brasil, que movimentam R$ 28 bilhões em negócios. “O aumento na quantidade de locadoras é recorrente, o que muda é a intensidade”, observa o presidente da Analoc, José Antônio Miranda. “Em mais de 80%, o setor é formado por micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEI). Quando o mercado está mais comprador, mais empresas surgem, ou seja, tudo está interligado ao sucesso da economia”, diz.

Miranda observa que atualmente não há muito espaço para as empresas que alugam equipamentos velhos ou malcuidados. O próprio cliente exclui esse fornecedor de suas contratações, principalmente nos grandes centros ou de importantes obras, por isso a necessidade de estar com frota em boas condições operacionais e ter um bom modelo de gestão, para ser uma locadora competitiva.

Feira voltada exclusivamente ao locador

Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade da realização de uma feira de negócios focada nos locadores de equipamentos, com viés comercial apropriado. A 1ª Analoc Rental Show vai acontecer de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR), com o propósito de promover um verdadeiro megaencontro com exposição de equipamentos e congresso, onde locadores de todo o Brasil poderão estar frente a frente com os fabricantes, fazer networking com empresas contratantes e se atualizar com os principais temas do seu mercado de atuação.

Em paralelo à feira, acontecem o 9º Congresso Nacional de Valorização do Rental e o 4º Encontro Locadores BR, duas importantes conferências do calendário de atrações. Dessa maneira, a Analoc Rental Show movimentará todo o ecossistema do locador, num ambiente onde será possível estreitar relações, gerar negócios, conhecer tecnologias, obter condições especiais de compra, além de participar de palestras gratuitas.

O 9º Congresso Nacional de Valorização do Rental, por exemplo, contará com um público de pessoas com perfil decisor, interessado em atualização empresarial, estreitamento de relações e interatividade com as demais empresas do mercado.

O 4º Encontro Locadores BR promoverá interatividade entre o público participante, palestrantes, geração de ideias, networking e dará enfoque aos interesses do locador de equipamentos.

“O grupo Locadores BR tem sempre o propósito de disseminar informação de qualidade. O congresso será uma oportunidade de fazer a conexão dos interesses do locador com a fonte de informação, propiciando uma experiência completa de debate”, informa Douglas Pereira, organizador do grupo.

Saiba mais: https://analocrentalshow.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
29/05/2024
» 9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)
29/05/2024
» Oeste Rural Show: “até sexta-feira, Pontes e Lacerda é a capital estadual do Agronegócio”
29/05/2024
» Feira Sabor Nacional acontece na Cinemateca Brasileira, nos dias 8 e 9 de junho
29/05/2024
» Posicionamento High Ticket: sofisticação torna-se estratégia para a oferta de preços
28/05/2024
» Com data definida, a Expo Favela Innovation São Paulo será sediada WTC Events Center
mais...
  buscar destaques: