Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Futurecom 2023 trará temáticas sobre conectividade, inteligência artificial e universo TIC

28/07/2023
Futurecom 2023 trará temáticas sobre conectividade, inteligência artificial e universo TIC

Sob o tema central “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, evento destacará assuntos relacionados às tecnologias emergentes e sustentabilidade das redes

Há muitas discussões em curso que impactarão vários públicos em 2023 e nos próximos anos. É com esse olhar que o Futurecom 2023 – maior plataforma de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, que integra diferentes verticais de negócios durante todo o ano – traz para seu grande encontro presencial temáticas fundamentais que irão se conectar com o tema central do evento: “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”.

Entre as temáticas que permeiam o universo de telecomunicações está a busca pelo novo equilíbrio para a racionalização do uso das redes (com aplicações de Fair Share, Net Fee, Cost Recovery ou Senders-Pay Initiative). Para tanto, a sustentabilidade das redes e (o desejado) compartilhamento de investimentos em infraestrutura trazem diferentes perspectivas, com potencial de mudar as dinâmicas em todo o ecossistema.

Esse debate pretende trazer luz sobre os principais pontos e contrapontos do novo momento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Entre eles, destacam-se a contribuição das big techs para fundos setoriais de infraestrutura, cobrança de uso de redes, políticas públicas para uma relação mais equilibrada em todo o ecossistema, flexibilização da regulação das telecom, limitação de franquias, inclusão digital e a conectividade significativa diante de novos cenários, além de questões ligadas à neutralidade de rede e evolução do Marco Civil da Internet.

“Redes Privativas – a grande virada de chave para a conectividade das empresas e de cidades mais conectadas e digitais” também terá um amplo debate no evento que será realizado entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, no São Paulo Expo. À medida que as necessidades e os desafios de conectividade relacionados à cobertura, capacidade, confiabilidade e controle evoluem, a implantação de uma rede privada tem se mostrado atrativa para todo o ecossistema. No entanto, é urgente a exigência de que os parceiros de soluções de rede privada tenham uma compreensão profunda de seus requisitos de negócios. Com isso, a discussão será em torno das múltiplas possibilidades deste assunto e as tecnologias envolvidas.

Segundo o relatório TIC Domicílios 2022, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 80% das residências brasileiras têm acesso à internet. Com uma onda crescente de fusões e aquisições de provedores de internet e a participação das grandes operadoras em um mercado onde 71% das casas já estão conectadas via banda larga fixa. Diante desses dados, o que esperar para os próximos anos? É preciso debater o “futuro do setor de fibra e banda larga no Brasil”, com abordagens voltadas para Redes Neutras, Consolidação das ISPs e a atuação de grandes operadoras. Não poderia ficar de fora dos temas relacionados às telecomunicações, o Connectivity as a Service e seu poder transformador. O Futurecom levará para o centro das discussões um panorama de crescimento, novos modelos de negócios e o posicionamento das redes de atacado.

Tecnologias emergentes

A tecnologia terá espaço especial nos painéis de debate com temas como a Inteligência Artificial (IA), com demonstrações da evolução das ferramentas de IA a serviço das pessoas e empresas, ao desenvolver melhores produtos e serviços que atendam às dores reais no mundo analógico e digital, com destaque para o verdadeiro potencial da IA, IA generativa, IA Aumentada, Machine Learning, Deep Learning, suas aplicações transversais e como evitar o viés dos dados.

Além de IA, outros temas irão permear as discussões no campo tecnológico: “Professionals of Future: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025”; “Arquitetura de confiança zero (zero trust), gestão de acesso e a gestão cultural”; “Estratégias data driven: data lake, cooperativa de dados, data space, IoT data driven, data storytelling”; e “Evolução das soluções de EdgeCloud, MultiCloud e (até) o MetaCloud”.

Em áreas verticais, os painéis cobrirão temas como “5G (UR2C), IA e automação na saúde”, onde serão debatidos como as novas tecnologias (robótica, IA e conectividade) são grandes aliadas dos médicos e favorecem a revolução digital na saúde, seja em cirurgia a distância, diagnósticos mais precisos, pesquisa e desenvolvimento de novas drogas e telemedicina. No Agronegócios, verdades e desafios do agro conectado, digital, mais produtivo e com menor desperdício, abordando as reais necessidades para pequenos, médios e grandes produtores na digitalização do campo. Serão apresentadas soluções em conectividade únicas ou combinadas, além de Internet das Coisas (IoT), sensores, drones e veículos autônomos.

Já em transporte e logística, os modais, a cadeia de suprimentos e a conectividade em um país de proporções continentais trarão luz para temas relacionados, como as apostas, desafios e avanços do setor para a navegação de cabotagem aos pontos de intermodalidade e a rastreabilidade de cargas e insumos.

“Certamente, faremos um debate rico e bastante abrangente, afinal, os temas escolhidos precisam ser discutidos amplamente, além de trazer iniciativas inovadoras e necessárias para atender a um público ávido por soluções para os principais desafios enfrentados nas mais diversas áreas da economia”, destaca Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.

Congresso

Durante todo o evento, o congresso reunirá cerca de 800 palestrantes que transmitirão 200 horas de conteúdo para fomentar debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre telcos, empresas de tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.

O congresso terá três trilhas: Future Congress, Future Payment e Future Gov, com temas sobre arquiteturas e sistemas 5G e 6G, redes óticas e cabos submarinos, cibersegurança, blockchain, token, inteligência artificial, machine learning, deep learning, redes neurais, entre outros. A trilha Future Payment trará discussões centradas na transformação provocada pelas novas tecnologias transacionais, de segurança e de identificação. Não faltarão debates em torno de cross-border payments, open & digital banking, e-wallets, pré-pagos, contactless payment, gateways de pagamentos e plataformas, deep learning, redes neurais. Já em Future Gov, estarão as maiores referências brasileiras e internacionais em painéis que demonstrarão como atender às demandas tecnológicas da Administração Pública e Judiciário brasileiros.

A plataforma Futurecom tem o objetivo de integrar toda comunidade das TICs e fomentar o desenvolvimento socioeconômico. Ao acessar a plataforma, o visitante encontra conteúdo rico nos links Canal Digital, Futurecom Xperience, Minutos Corporativos onde encontra casos de sucesso, entrevistas, podcasts e opinião de especialistas de vários setores da economia.

Serviço

Futurecom 2023
Quando: 3, 4, 5 de outubro
Local: São Paulo Expo
Para mais informações e novidades: www.futurecom.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
19/04/2024
» Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
19/04/2024
» HSM+ anuncia 24ª edição com novo conceito e speakers internacionais já confirmados
19/04/2024
» Cybersecurity Forum vai revelar como empresas estão combatendo as ameaças digitais
19/04/2024
» 10ª edição do Inova Trade Show terá conteúdo dedicado a ESG
18/04/2024
» Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais
mais...
  buscar destaques: