Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Food ingredients South America reforça seu compromisso com a sustentabilidade em 2023

31/07/2023
Food ingredients South America reforça seu compromisso com a sustentabilidade em 2023

Projetos, conteúdo, atrações e operacional do evento seguirão os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU

A FiSA - Food Ingredients South America, que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas que visam inspirar a inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas cada vez mais nutritivos, seguros, saborosos, sustentáveis, e de forma mais ágil, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais responsável e consciente.

Os projetos, as atrações e o operacional do evento vão contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Está programada uma série de iniciativas voltadas para a redução do impacto socioambiental durante os três dias de feira.

Uma das novidades é que, este ano, a FiSA não utilizará carpete nas ruas de circulação do pavilhão, redirecionando parte da verba que seria usada com o material para a doação de cestas básicas para o projeto social Padaria Escola Tiãozinho, que oferece qualificação profissional na área de panificação e confeitaria a 12 comunidades do entorno de Americanópolis, em São Paulo, com o propósito de inserção no mercado de trabalho e oportunidade de desenvolver iniciativas individuais e coletivas para geração de renda.

Outro destaque é o Espaço Azelis Vogler, projeto inédito da FiSA oferecido pelo patrocinador de sustentabilidade Vogler, que agora faz parte do grupo Azelis. A atração tem o objetivo de contribuir para inovação e desenvolvimento de produtos ancorados nos pilares ESG, por meio de conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções com esse perfil, em conjunto com quatro parceiros que atuam com foco em sustentabilidade: AAK, Kerry, Innophos e Givaudan. O projeto também contou com a parceria da montadora Octarte Arquitetura em Eventos, responsável pelo conceito estrutural do espaço, de forma consistente com o conceito de sustentabilidade da proposta.

Já na parte operacional, será reforçada a coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, com lixeiras coletoras estrategicamente distribuídas para que cada material separado, como alumínio, plástico, papelão e vidro, possa ser reinserido na cadeia produtiva, contribuindo para o correto destino dos resíduos e a diminuição do volume destinado aos aterros sanitários.

Além disso, no momento do credenciamento, a organização do evento incentivará a devolução de bags de plástico para que sejam higienizadas e reutilizadas em futuras feiras, evitando o desperdício de materiais e buscando ações mais sustentáveis. A iluminação nos estandes e projetos também receberá uma atenção especial, sendo realizada exclusivamente com lâmpadas de LED, que são livres de elementos poluentes e contaminantes, proporcionando uma economia significativa de energia e redução das emissões de carbono.

Adicionalmente, será reforçado o compromisso com o reaproveitamento e reciclagem: 80% do material utilizado na montagem da feira será reaproveitado. Banners e totens de sinalização interna também estarão nessa leva. A gerente do evento, Diane Coelho, reforça que a prática não se limita apenas à FiSA 2023, mas se estende a todos os eventos promovidos pela Informa Markets no Brasil, como parte de um esforço contínuo para promover uma gestão sustentável em suas atividades.

"As questões de sustentabilidade têm sido cada vez mais relevantes no segmento de ingredientes e aditivos para a indústria de alimentos e bebidas. Na FiSA, reconhecemos a importância de promover práticas sustentáveis com iniciativas que visam inspirar toda a cadeia produtiva a repensar, redesenhar e construir um futuro com impacto positivo. Como o maior evento de inovação em ingredientes alimentícios, sabemos a importância de atuar com responsabilidade e utilizar a força global da nossa marca para gerar mais oportunidade de crescimento aos nossos clientes, com a tradição de 27 anos, e o alcance da nossa voz ao conversar com o mercado, afinal, falamos anualmente com mais de 15 mil profissionais da indústria", completa Diane.

Confira as principais Ações de Sustentabilidade na FiSA 2023:

Green Lounge: Por meio de parcerias com as empresas "Fruta Imperfeita", “Filtros Europa” e “Serenidade do Toque”, haverá distribuição de frutas consideradas comercialmente inadequadas – mas em perfeito estado de conservação para consumo –; serão instalados pontos de água gratuitos para os visitantes matarem a sede; e será possível receber massagens relaxantes. Bikes para recarregar celulares, áreas de descanso e coworking também são atrações que prometem agradar e tornar a visita ao evento uma experiência diferenciada, inovadora, saudável e sustentável.

Carpete Solidário: Nesta edição, o carpete da FiSA fará parte de uma ação solidária. Parte do valor que seria gasto com o material será convertido em doação de alimentos para o projeto Padaria Escola Tiãozinho, que oferece capacitação profissional à população carente, ajudando na inserção no mercado de trabalho.

Espaço Azelis Vogler: Projeto em parceria com a Vogler, AAK, Kerry, Innophos e Givaudan, que vai levar conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções de empresas que atuam com foco em sustentabilidade. Segundo Régis Inácio, Gerente de Marketing da empresa, a preocupação com a sustentabilidade, assim como com outros temas relacionados à agenda ESG, faz parte do DNA da companhia: “Desde o início, a Vogler sempre teve uma profunda preocupação com a sustentabilidade. Por isso, desenvolvemos e implementamos uma série de projetos voltados para a separação adequada de resíduos, reutilização de água, energia fotovoltaica, entre outras iniciativas”.

Equidade de gênero: Para promover a equidade de gênero, haverá um ciclo de palestras comandado apenas por mulheres. O “Women’s Networking Breakfast” contará com a participação de executivas em cargos de liderança no setor de alimentos e bebidas em painéis que abordarão a inovação e o impacto da liderança feminina na construção de uma cultura voltada para o cuidado das pessoas e do planeta. O projeto terá 100% do valor da inscrição revertido para o projeto Padaria Escola Tiãozinho, e conta também com snacks oferecidos pela “Free Soul Food”, empresa que nasceu para minimizar o impacto social, reconhecida em 2018 e 2019 pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por seus trabalhos com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo.

Mapa Interativo: A FiSA 2023 substituiu o mapa de bolso impresso pelo mapa digital, contribuindo para a redução do uso de papel e incentivando o uso de tecnologias sustentáveis.

Coleta Seletiva e Reaproveitamento: Durante o evento, haverá lixeiras coletoras para materiais orgânicos e recicláveis (alumínio, plástico, papelão e vidro) para que sejam reinseridos na cadeia produtiva. Além disso, 80% do material utilizado na montagem da feira é reaproveitado e o restante é reciclável, contribuindo para reduzir o impacto ambiental.

Mobilidade Sustentável: A FiSA oferece transfer gratuito para visitantes da estação São Judas do metrô e Shopping Plaza Sul até a feira e vice-versa, incentivando a carona solidária para reduzir a emissão de gases poluentes. O São Paulo Expo também é um pavilhão inclusivo, com rampas acessíveis, sanitários adaptados e piso tátil. Além disso, a FiSA contratou pessoas com deficiência em parceria com o programa Almaroma.

Premiando a sustentabilidade: Nesta edição, O Fi Innovation Awards e o Start-Up Innovation Challenge, tradicionais prêmios promovidos pela FiSA, terão uma nova categoria (Inovação em Sustentabilidade), espelhada nos crescentes investimentos em ESG realizados pela indústria de alimentos e bebidas. Poderão concorrer cases de inovação em ingredientes e trabalhos em Pesquisa & Desenvolvimento. Em 2020, cerca de 27% dos valores aplicados por esse mercado foram direcionados para ESG, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Sobre a FiSA

A Food Ingredients South America (FiSA) é uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina, que reúne os principais players do mercado e promove a inovação, desenvolvimento e sustentabilidade no setor.

Serviço

Summit Future of Nutrition (FiSA)
Data: 08 a 10 de agosto de 2023
Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
Informações: www.fi-events.com.br
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
19/07/2024
» Expolazer 2024 muda de local e vai para o Distrito Anhembi
19/07/2024
» Brasília Boat Show: Brasília recebe o primeiro Boat Show da região, de 14 a 18 de agosto
19/07/2024
» The Brazil Conference & Expo apresenta oportunidades para impulsionar os mercados interno e externo
19/07/2024
» VisionDay chega a São Paulo com soluções inovadoras para empreendedores
18/07/2024
» Inspiramais prepara edição com muito conteúdo de moda e negócios
mais...
  buscar destaques: