Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Divulgada programação do 10º Congresso de Terapia Nutricional

04/08/2023
Divulgada programação do 10º Congresso de Terapia Nutricional

Reabilitação fisioterápica aliada à terapia nutricional, imunonutrição na prática clínica, como minimizar alterações hepáticas, abreviação do jejum prolongado, cicatrização de feridas, sarcopenia no paciente oncológico, nutrição parenteral suplementar e complicações relacionadas à terapia nutricional enteral. Essas são algumas das temáticas que serão abordadas na programação do 10º Congresso de Terapia Nutricional que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no Hotel Slaviero, em Chapecó.

A iniciativa é da Unimed Chapecó, por meio dos setores de Educação Continuada e Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). O objetivo é promover a atualização de conhecimentos com o que tem de mais atual e científico na prática clínica em terapia nutricional. A expectativa é reunir um público de 150 pessoas entre profissionais médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes da área da saúde da região oeste catarinense.

Programação

Na sexta-feira (18), a programação iniciará às 18 horas com o fisioterapeuta Ivens Giacomassi, que ministrará palestra sobre “Reabilitação fisioterápica aliada à terapia nutricional”. Giacomassi é graduado em Fisioterapia pela Unesp, especialista em Hospital Geral pela UNESP, em Terapia Intensiva pelo HCFMUSP e Fisiologia do Exercício pela UGF. É fisioterapeuta do Hospital Universitário da USP e docente de cursos de pós-graduação.

Na sequência, às 18h30, a Dra. Alessandra Borges abordará a temática “Imunonutrição na prática clínica”. Ela é cirurgiã do aparelho digestivo, especialista em Terapia Nutricional, tem pós-graduação em Nutrologia pela Abran, mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Atualmente é coordenadora clínica da EMTN Hospital Baía Sul, em Florianópolis (SC).

A solenidade oficial de abertura do 10º Congresso de Terapia Nutricional acontecerá às 19 horas, com pronunciamento de lideranças e organizadores da cooperativa médica. Após o ato, terá a palestra on-line “Como minimizar alterações hepáticas relacionadas à nutrição parenteral?”, com o Dr. Paulo Cesar Ribeiro, que é especialista em Medicina Intensiva pela AMIB e pela Associação Panamericana de Medicina Intensiva e especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE/Braspen. Ele é mestre em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e gerente médico da EMTN Hospital Sírio-Libanês (SP).

Logo depois, às 20h10, terá a palestra on-line “Abreviação do jejum prolongado: por que e quando abreviar?”, com o Dr. José Eduardo Aguilar do Nascimento. Ele é professor doutor, diretor do curso de Medicina do Univag (Centro Universitário de Várzea Grande – MT) e professor titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Mato Grosso. É pesquisador nível 2 do CNPQ e ex-presidente da Braspen.

A programação do primeiro dia do evento encerra com a mesa-redonda “Cicatrização de feridas, um cuidado multidisciplinar”. A nutricionista clínica Maria Emília de Souza Fabre falará sobre “Necessidades nutricionistas na cicatrização de feridas”. Ela tem experiência nas áreas de Nutrição Oncológica e Cirurgia Bariátrica, é especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Braspen/SBNPE e integrante da Equipe de Cirurgia Bariátrica da Ultralitho Gastro, de Florianópolis (SC). Também participam da mesa-redonda a cirurgiã Dra. Alessandra Borges, que abordará “Nutrientes específicos para cicatrização de feridas” e o fisioterapeuta Ivens Giacomassi com a temática “Efeitos na mobilização na prevenção das lesões por pressão”.

No sábado (19), às 8 horas, a nutricionista Maria Emília Fabre ministrará palestra sobre “Sarcopenia no paciente oncológico”. Na sequência, às 8h45, o médico intensivista especialista em Nutrição Parenteral e Enteral, Dr. João Wilney Franco Filho abordará o tema “Quando utilizar a nutrição parenteral suplementar”. Ele é coordenador clínico da EMTN dos Hospitais Bruno Born e Pronto Socorro de Porto Alegre, coordenador do curso de Terapia Nutricional em Terapia Intensiva (TenutiI) da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), instrutor do curso LLL-Espen, professor da Univates e membro do comitê de falência intestinal da Braspen.

Na sequência, às 9h45, terá a mesa redonda sobre “Complicações relacionadas à terapia nutricional entereal, como nutrir o paciente?”, com o mediador e cirurgião do aparelho digestivo Dr. João Batista Baroncello. Fazem parte da mesa redonda a cirurgiã do aparelho digestivo Dra. Alessandra Borges que explanará sobre “Manejo em caso de diarreia” e a nutróloga Dra. Juliana Tepedino Martins Alves que abordará “Os desafios para uma TNE de precisão nos transtornos gastrointestinais no paciente crítico”. Dra. Juliana coordena a nutrologia e EMTN do Hospital Sírio Libanês, em Brasília. É especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia e em Nutrição Parenteral e Enteral pela Braspen/SBNPE. Após adquirir vasta experiência na área, contribuiu na formação do Núcleo de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (NUTEP) em Brasília e foi uma das precursoras da terapia nutricional na cidade.

Ainda, compõem a mesa-redonda o Dr. João Wilney Franco Filho com as temáticas “Manejo em caso de resíduo gástrico” e “Como atender as necessidades calóricas e proteicas do paciente crítico?”.

Inscriçóes

Os profissionais da área da saúde podem se inscreverem até o dia 15 de agosto pelo valor de R$ 80,00, que pode ser parcelado em até 12 vezes. O valor para estudantes é de 60,00 e também pode ser parcelado. As inscrições podem ser feitas através do link www.sympla.com.br/x-congresso-de-terapia-nutricional__2025353.

Os patrocinadores do evento são Nestlé Health Science, Fresenius Kabi – Caring for Life, Unicred, Brasitália Máquinas e Café, Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação, Magazine Médica.com, SisnacMed Soluções em Saúde e Slaviero Hotel Chapecó.

www.sympla.com.br/x-congresso-de-terapia-nutricional__2025353
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: