Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Mec Show 2023 começa nesta terça (08)

08/08/2023
Mec Show 2023 começa nesta terça (08)

Além de tudo isso, a Mec Show será um marco para o Espírito Santo, sendo a primeira feira carbono zero do estado. Vai ultrapassar as discussões sobre as temáticas ESG e neutralizar as emissões de carbono associadas ao evento, por meio da parceria com a Ambify, do grupo Ambipar.

A previsão de emissão é de 300 toneladas de carbono, calculados em atividades que vão desde o consumo de energia, atuação nos stands, carregamento de celular, até o trânsito de veículos no local, alimentação e uso de equipamentos. Todo esse impacto é compensado com créditos de carbono obtido pela parceria Mec Show e Ambify. Com a crescente preocupação global em relação às mudanças climáticas, a feira reconhece a importância de mitigar o impacto ambiental e busca ser um exemplo de iniciativa sustentável para o setor, se posicionando como uma força motriz na promoção de práticas responsáveis, conforme defende a Milanez & Milaneze, realizadora da Mec Show.

Rodada de Negócios

Esse um dos momentos mais esperados pelas empresas que participam da Mec Show: a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae. Com números recordes, serão 50 mesas de negociação com empresas âncoras que vão gerar 900 reuniões. 229 empresas fornecedores se inscreveram para participar. E a expectativa é gerar R$ 100 milhões em negócios com os encontros diretos entre fornecedores e potenciais compradores, otimizando tempo e recurso em reuniões rápidas, produtivas e focadas.

A rodada será realizada em uma sala, onde uma empresa compradora, em horário pré- agendado, irá receber empresas vendedoras que possam ofertar os produtos e serviços demandados por elas. As reuniões têm duração de até 10 minutos e o vendedor poderá realizar a apresentação de seus produtos e serviços de forma objetiva, além de poder compartilhar seu catálogo, materiais de divulgação da empresa e folders. Ao longo dos anos, a rodada de negócios tem sido um grande sucesso, impulsionando o crescimento das empresas e fortalecendo a indústria como um todo, o que reforça o papel da Mec Show de fomento para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas fornecedores da cadeia industrial.

Mec Inova

Esse será um momento dentro da Mec Show destinado à startups e empresas de tecnologia, previamente selecionadas, que irão fazer pitch (apresentações) de produtos tecnológicos ou soluções inovadoras para uma banca com avaliadores selecionados dentro da arena Inovação.

O Mec Inova vai unir grandes empresas a 10 startups com soluções tecnológicas aplicadas às diferentes etapas da cadeia produtiva de óleo e gás, energias renováveis, siderurgia, mineração e celulose para apresentarem suas soluções no dia 09 de agosto, das 17h30 às 19h.

Público

Ao longo dos três dias da Mec Show, a expectativa é superar o público de 16 mil visitantes da última edição, mantendo a qualificação deste público formado por profissionais que atuam ou tem interesse de negócios com o setor industrial.

- “O crescimento da Mec Show em número de visitantes locais e nacionais demonstra que, definitivamente, subimos de patamar de um evento local para um evento nacional. Isso reflete a importância da indústria metalmecânica do Espírito Santo cuja maior parte do faturamento se dá hoje fora do estado. Se não somos os maiores, podemos ser os melhores. A capacidade de inovar é fundamental para essa nova posição e muito nos ajuda a existência de grandes empresas sempre na ponta da tecnologia e apoiando a rede de empresas locais fornecedoras. A Mec Show é a nossa grande vitrine”, diz Evandro Millet, presidente do CDMEC (Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico)

Toda a movimentação econômica gerada pela feira impulsiona também setores complementares, como o turismo, a hotelaria e a gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional de forma abrangente.

Para o consultor técnico da Mec Show, Durval Vieira de Freitas, a feira proporciona uma forte conexão entre a indústria e os fornecedores capixabas de produtos e serviços. “A Mec Show funciona como uma plataforma para os fornecedores locais exibirem seus produtos e serviços a clientes nacional e internacionais. Com a presença de um público qualificado, composto por representantes de empresas e profissionais da indústria, os fornecedores têm a oportunidade de apresentar suas soluções, estabelecer parcerias estratégicas e conquistar novos clientes, o que estimula a cadeia produtiva local. A presença de fornecedores do Espírito Santo na feira não apenas fortalece suas marcas e amplia sua visibilidade, mas também impulsiona a demanda por insumos e serviços regionais. Isso gera um impacto positivo na economia local, estimulando o crescimento de empresas e a geração de empregos”, afirma Durval Freitas De acordo com Marcos Milanez, diretor da Milanez & Milaneze, empresa realizadora da Mec Show, a inovação, um dos principais pilares do evento, é um fator chave para o progresso social, econômico e humano.

- Um ambiente industrial saudável e desenvolvido proporciona melhor qualidade de vida às pessoas, aumenta a produção e a geração de empregos, criando um ciclo positivo de progresso econômico para o Espírito Santo e para o país. Assim, é possível enfrentar desafios sociais, como a melhoria da qualidade de vida, o acesso à educação, a promoção da sustentabilidade e o desenvolvimento de comunidades”, aponta Marcos Milanez.

Em âmbito regional, esse ciclo de desenvolvimento, parte da valorização da mão de obra local, fortalecemos as empresas do estado e impulsionando o desenvolvimento econômico. É o que destaca o presidente do Sindifer, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo), Leonardo Cereza. - “A Mec Show desempenha um importante papel nesse aspecto de reconhecimento dos serviços encontrados no Espírito Santo e defendido pelo Sindifer em várias frentes. A aproximação das grandes empresas com os pequenos e médios fornecedores tem se mostrado uma estratégia fundamental para gerar desenvolvimento local e promover um impacto positivo na economia regional. Falamos de uma via de mão dupla. Para as grandes indústrias, contar com fornecedores locais pode significar uma redução nos custos logísticos, diminuição do tempo de entrega de insumos e uma maior flexibilidade na gestão da cadeia de suprimentos. Além disso, essa aproximação muitas vezes impulsiona a inovação, já que pequenas empresas podem trazer soluções criativas e adaptadas às necessidades específicas do mercado local,” avalia o presidente do Sindifer.

ES Oil&Gas - Feira e Conferência de Petróleo e Gás do Espírito Santo

Simultaneamente à Mec Show, acontece a ES Oil&Gas que este ano estará com auditório mesclado à feira, diferente da última edição. A conferência será realizada dentro das mesmas arenas da Mec Show, revezando com os temas de base de construção e siderurgia, interagindo com as indústrias do Estado de óleo, gás e energias.

A secretária executiva do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia da Findes, Rubya Salomão, explica: “na arena tendência será feito um bate papo sobre hidrogênio - cenário e oportunidades, além de falar sobre os investimentos das operadoras do onshore e offshore e apresentar os novos players ao setor como BW Energy, Prio e 3R Petroleum e ainda discutir sobre o que enxergamos de presente e futuro para o Espírito Santo em energia eólica.”

O consultor técnico da feira reforça que nesta edição da ES Oil&Gas o foco é negócio, tecnologia e inovação. “Vamos falar muito sobre a questão de hidrogênio, energias alternativas como fotovoltaica e no assunto offshore teremos um painel sobre os investimentos nesse seguimento no Brasil com foco no Espírito Santo em Petróleo e Gás e investimentos onshore com a venda de ativos da Petrobras. Além disso, será feito um painel sobre investimentos em siderurgia, mineração e celulose com participação da Arcelor Mittal, Vale, Samarco e Suzano”, disse Durval.

Ao final da feira serão premiados os fornecedores indicados por essas grandes empresas que se destacaram nos quesitos sociais, ambientais e de governança. “Vamos homenagear as empresas que estão preocupadas com essas importantes frentes, pois o desenvolvimento sustentável é o caminho que buscamos para ter uma melhor qualidade de vida no Espírito Santo e no Brasil.”

Como participar da Mec Show

A feira acontecerá de 08 a 10 de agosto, das 15h às 21h, para maiores de 16 anos, no Pavilhão de Carapina, município da Serra, dirigida a empresários e profissionais do setor industrial.

O credenciamento deve ser feito pelo site da Mec Show e é gratuito para profissionais da indústria (www.mecshow.com.br/credenciamento/).

Serviço

Mec Show
Data: 08 a 10 de agosto
Local: Pavilhão de Carapina (Av. Marginal, 5196, Jardim Carapina, Serra)
Site: www.mecshow.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: