Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
in-cosmetics :

30/08/2023
in-cosmetics : "Ingredientes de origem renovável sem perda de qualidade são possíveis"

Insights sobre neutralização de carbono e redução de impactos ambientais foram compartilhados com a equipe da in-cosmetics Latin America, feira de matérias-primas que chega em setembro com o tema "Ciência e Sustentabilidade"

Se por um lado o Brasil tem metas sérias de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) até 2025 como parte do Acordo de Paris, por outro a menção do termo ESG cresceu 2.600% nas redes sociais de 2019 a 2023, conforme pesquisa da Pacto Global da ONU e a consultoria Stilingue. Entre a necessidade de movimento e o avanço do interesse pelo tema, como as empresas de cosméticos têm buscado inovação com foco em sustentabilidade? A in-cosmetics Latin America consultou a Natura, uma das gigantes brasileiras do setor, para insights que envolvem pesquisa, produção e consumo.

Em um mercado que ainda patina sobre as muitas possibilidades e desdobramentos do ESG, os cases de grandes empresas ajudam a materializar, guiar e encorajar ações viáveis, efetivas e perenes. Com esse foco, Cléber Barros, consultor técnico da in-cosmetics Latin America, conversou com Fernanda Facchini, engenheira especialista em carbono e gerente de sustentabilidade da Natura & Co América Latina como parte da gravação de um podcast. Na entrevista, um dos principais pontos foi a neutralização de carbono. Para as empresas que buscam desenvolver produtos sem a emissão de CO2, a especialista disse:

“Uma jornada de carbono neutro passa pelo processo de estabelecimento de um inventário com um segundo pilar de descarbonização das suas cadeias e do seu processo produtivo. Por fim, todas as emissões que não puderem ser evitadas, precisam ser compensadas”, declarou. Sobre como fazer isso, a engenheira trouxe o exemplo da criação de uma espécie de calculadora ambiental. “Desenvolvemos uma ferramenta com base em metodologia de análise de ciclo de vida e com critérios muito rígidos, que avaliam desde materiais utilizados nas formulações até as embalagens”.

A Natura trabalha com um processo de vegetalização de fórmulas, ou seja, troca de ingredientes de origem não renovável por renovável, que hoje representam 94% da produção. “Existe, sim, a possibilidade de desenvolvimento com esse tipo de matéria-prima sem perda de qualidade na utilização de produtos cosméticos pelos consumidores”, respondeu a especialista sobre a preocupação com uma possível diferença de resultados. Em relação a entrega geral dos projetos, Fernanda destacou que o programa “Carbono Neutro”, criado em 2007, já evitou a emissão de 1.5 milhão de toneladas de carbono e que os projetos, entre outros impactos, ajudam na preservação de 20 mil hectares de floresta.

Ciência e Sustentabilidade na in-cosmetics Latin America 2023

O podcast com a Natura e o debate sobre políticas sustentáveis nas empresas abre espaço para a edição 2023 da in-cosmetics Latin America, o principal evento de matérias-primas e ingredientes para a indústria de cosméticos na região. Ainda de acordo com a pesquisa Pacto Global ONU / Stilingue, 78,4% das empresas afirmaram ter inserido o ESG em estratégias de negócios e 59,5% já incluem ações no orçamento. Neste cenário, a programação traz conteúdos fundamentais para direcionamentos estratégicos de mercado.

Em relação às palestras, por exemplo, o visitante poderá conferir na área Marketing Trends, as apresentações: “Inovações em sustentabilidade na indústria de cosméticos” e “Movimentos macro 2023-2027: alcançando um equilíbrio entre pessoas, planeta e prosperidade”. Já a grade no Technical Seminars, assuntos como: “Modificadores naturais de reologia” e “Conservantes e emolientes suaves e biodegradáveis”. Além disso, muitas outras abordagens com foco em tendências, produtos, mercado e ingredientes.

Uma das principais novidades deste ano é o Green Ingredient Award. Aproveitando não só o interesse de empresas fornecedoras e formuladores em produtos que agregam mais valor e geram menor impacto ao meio ambiente, o prêmio irá destacar as matérias-primas verdes, sejam naturais, orgânicas, veganas e produzidas/extraídas seguindo conceitos verdadeiramente sustentáveis.

“A in-cosmetics Latin America é a porta de entrada da região para o que já está em fase mais avançada em outros continentes. Na questão de sustentabilidade, não é diferente. Os visitantes poderão ouvir de grandes nomes nacionais os caminhos da indústria rumo a um futuro mais verde, ao mesmo tempo em que encontram na própria feira fornecedores globais que tornam esse caminho possível. O tema deste ano não poderia ser mais apropriado para o momento da indústria e estamos felizes em contribuir com o avanço do setor”, diz Barbara Robles, gerente de marketing do evento.

Para profissionais da área interessados em participar, o credenciamento, gratuito e on-line, já pode ser feito no site https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html . O registro antecipado é recomendado para melhor planejamento da participação, principalmente para quem é do exterior ou mora fora de São Paulo, e aproveitamento das ferramentas digitais de matchmaking para otimização da visita.

Serviço

in-cosmetics Latin America
Data: 27 e 28 de setembro
Local: Expo Center Norte
www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: