Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
ApexBrasil e GVC preparam mais uma edição do maior evento de Corporate Venture Capital da América Latina

21/09/2023
ApexBrasil e GVC preparam mais uma edição do maior evento de Corporate Venture Capital da América Latina

A 7ª edição do Corporate Venture in Brasil será nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo. Nas últimas seis edições, o evento facilitou pelo menos U$ 550 milhões em novos investimentos. Inscrições estão abertas até 20 de outubro

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Global Corporate Venturing (GVC) estão a todo vapor na preparação da 7ª edição do maior evento de Corporate Venture Capital (CVC) da América Latina, o Corporate Venture in Brasil (CV in Brasil). A inciativa, que visa ao desenvolvimento da indústria e do ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos de CVC no país, está com inscrições abertas e ingressos à venda para empresas e corporações nacionais e internacionais interessadas em participar da Conferência contemplando painéis, pitch sessions, workshops, casos de sucesso, mesas redondas e reuniões de negócio. Os ingressos serão vendidos até o dia 20 de outubro, respeitando a lotação máxima do espaço. O CV in Brasil será nos dias 24 e 25 de outubro, no Holiday Inn Anhembi Parque Hotel, em São Paulo. Inscrições aqui.

Para promover a atração de recursos para o país, a ApexBrasil concebeu e organiza o evento desde 2015, em parceria com a GCV, a maior plataforma de negócios, dados e relacionamento de Corporate Venture Capital do mundo. O objetivo é fomentar atividades de inovação e capital de risco de grandes corporações internacionais no Brasil, bem como estimular o desenvolvimento de atividades empresariais corporativas, de inovação aberta e de investimentos por parte de empresas brasileiras.

O Brasil segue na liderança do ecossistema de CVC na América Latina, tornando-se exemplo para os países vizinhos. “Isso tem chamado atenção das grandes corporações e fundos de investimento nacionais e estrangeiros”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “O Brasil virou referência de país inovador, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse internacional, além de fomentar a indústria nacional”, afirma. “Mais uma vez estaremos proporcionando um ambiente favorável aos negócios e, principalmente, aos investimentos no país para uma economia mais competitiva”, reforça Viana.

Corporate Venture Capital (CVC) é a modalidade de investimento por meio da qual grandes corporações investem diretamente em startups e empresas inovadoras ou em fundos que realizam a gestão dessas operações. O CVC é visto também como uma ferramenta para tornar grandes empresas atualizadas e preparadas para as grandes mudanças tecnológicas. Trata-se, principalmente, de uma prática para viabilizar objetivos estratégicos das empresas relacionados à inovação de novos negócios, produtos e serviços, seguindo tendências globais de eficiência operacional, padrões de consumo e tecnologias emergentes.

O contexto envolvendo esse tipo de negócio, destacando as melhores práticas, cases, oportunidades e desafios serão assuntos tratados durante os dois dias da 7ª edição do Corporate Venture in Brasil. Com o amadurecimento da indústria no Brasil, em especial a partir de 2018, surge a necessidade de debates mais complexos para geração de resultados mais eficientes e robustos. A Conferência contará com a presença de corporações dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, que participarão das atividades do evento, além de compartilharem suas experiências no universo CVC.

Mulheres nos negócios

Esta será a segunda edição do CV in Brasil com um evento dedicado para mulheres investidoras. O “2nd Women in Venture” será apenas para convidadas e ocorrerá no dia 23 de outubro, durante as atividades de pré-conferência. Este ano, a ação contará com nomes de peso da indústria de investimentos, sessão de pitch de startups lideradas por mulheres, além de um almoço exclusivo para relacionamento entre as participantes.

Segundo pesquisa realizada em 2022 pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e GCV, em parceria com a Elo Group, Fundação Dom Cabral e ApexBrasil, na média, as mulheres compõem até 50% das equipes em 78,8% dos CVCs no país, com fatia representativa (21,2%) sem participação nenhuma nas equipes. O Brasil se destaca nesse quesito, dado que em outros países a média é de 61,0% das equipes sendo majoritariamente lideradas por homens, de acordo com dados do GCV.

A participação feminina no ecossistema CVC teve destaque no CV in Brasil 2022. Na ocasião, o painel Corporate Venture Capital Growth in Latin America foi composto integralmente por mulheres executivas do Chile e da Argentina, além da participação de mulheres em diversos outros painéis e dinâmicas do evento, incluindo o próprio Women in Venture. No ano passado, a atividade reuniu mais de 80 investidoras e este ano são esperadas cerca de 120 participantes.

A pauta sobre presença feminina no mercado internacional tem sido prioritária para a ApexBrasil desde a assinatura do compromisso de equidade de gênero e do lançamento do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), realizados no primeiro semestre. “Em todas as áreas de atuação da Agência, como promoção de exportações, internacionalização de empresas e atração de investimentos, estamos colocando uma “lente” de gênero”, explica a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza. “No Corporate Venture in Brasil não seria diferente. Trata-se do maior evento da América Latina nessa área, portanto uma oportunidade de colocarmos em destaque o que as mulheres estão fazendo e o que podem fazer neste campo”, reforça Repezza.

CVC no Brasil e no mundo

Ainda segundo dados da pesquisa brasileira realizada pela ABVCAP e GCV, em 2022, o mercado de Venture Capital passou por um ajuste, com diminuição no ritmo de investimentos, aumento de ciclo de avaliação de startups e readequação dos valores e das rodadas de investimento. No entanto, o crescimento de mercado de CVC não foi abalado, pelo contrário, demonstrou o aumento de interesse, com 13 empresas listadas lançando seus fundos e anunciando R$ 3,04 bilhões de reais em capital comprometido para o mercado.

Como mostram os números, a modalidade está em franco crescimento no país e no mundo. Segundo levantamento realizado pela ApexBrasil, entre 2016 e 2021, houve um salto de 800% no número de corporações investindo dessa forma no Brasil, passando de 13 para 104, com novos entrantes a cada ano. No mundo todo, de acordo com dados do GCV World of Corporate Venturing, em 2011, eram 356 fundos de CVC ativos e, em 2022, esse número havia saltado para 2.604, totalizando 7.019 Corporações investindo no mundo.

Outra evidência do avanço do CVC no país foi o recorde de participantes na última edição do CV in Brasil, realizado em outubro de 2022. O evento reuniu 25 investidores estrangeiros, 11 startups brasileiras e 17 estrangeiras, promoveu mais de 300 reuniões de negócios e acolheu um público de 600 pessoas interessadas no assunto. Ao longo das edições anteriores, foram mais de 90 corporações internacionais presentes, mais de 600 reuniões de negócios facilitadas e aproximadamente U$ 550 milhões em novos investimentos gerados. Cada edição contou com dezenas de palestrantes e uma seleção especial de empresas e fundos de capital de risco brasileiros em fase de captação de recursos. Dentre as corporações de destaque ,já participaram do evento Yamaha Ventures, Basf, Mercado Livre, Softbank, Siemens Energy Ventures, Telefônica, entre outros.

Mais informações e inscrições: https://web.cvent.com/event/e96fa696-e6a7-4ab6-b7d3-4515f83792c6/summary
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
12/04/2024
» 9ª Edição do evento Turismo no Luxo já tem data: 23/04
12/04/2024
» 8º Fórum de Manufatura irá discutir a neoindustrialização
12/04/2024
» IBP abre inscrições para a 2ª edição do ESG Energia e Negócios
11/04/2024
» Apas Show 2024 apresenta o tema de seu congresso de gestão
mais...
  buscar destaques: