Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) reúne mais de 1.500 artesãos de 27 estados em Fortaleza

26/09/2023
5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) reúne mais de 1.500 artesãos de 27 estados em Fortaleza

Este ano, a Fenacce traz ações de sustentabilidade com gestão de resíduos e redução de impacto ambiental

Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, Fortaleza recebe, de 26 de setembro a 1º de outubro, a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará - Fenacce. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e conta com a participação de artesãos de 27 estados brasileiros.

Alinhada com as métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, nesta edição de 2023, a Fenacce vai promover ações de sustentabilidade para redução dos impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento. Stella Pavan, coordenadora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, explica que a iniciativa visa integrar o setor de artesanato e economia criativa e colaborativa, com práticas de ESG com foco na responsabilidade socioambiental, tornando o evento uma referência a nível local e nacional.

Com a participação de 27 estados brasileiros, a 5ª edição da Fenacce terá cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e recebe, pela segunda vez seguida, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia.

Economia Criativa

Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda. Em 2020, segundo dados do Observatório Itaú Cultural, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, o equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período.

Para Stella Pavan, a realização do evento pelo quinto ano consecutivo consolida a Fenacce como uma das maiores feiras do Brasil, ativando todos os setores da economia como serviços, comércio e turismo. “O desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato mobiliza diversas áreas e estimula, além da geração de emprego e renda, também a inclusão social, a valorização dos saberes tradicionais, o associativismo e o intercâmbio de conhecimentos. E a Fenacce expande, a cada ano, o incentivo aos artesãos, ao empreendedorismo e ao trade de eventos e turismo”, afirma.

Sustentabilidade

Artesanato, inovação, novidade e ações sustentáveis são os pilares da Feira que conta com um trabalho de gestão de resíduos desde a equipe organizadora da Fenacce, passando por expositores e artesãos até o público visitante. “O objetivo é reduzir em mais de 90% o impacto com os resíduos gerados durante a feira a partir de ações que vão seguir as métricas das ODS, como coleta seletiva, separação de resíduos orgânicos para compostagem, educação ambiental, reutilização de materiais, entre outros”, explica André Luis, gestor ambiental e consultor da Transforme Serviços Verdes, empresa signatária do Pacto Global Brasil, que vai prestar o serviço de consultoria e acompanhamento das atividades na Feira.

Música e cultura

No dia 26 de setembro, a abertura da Fenacce contará com o show do cantor e sanfoneiro, Waldonys, que vai apresentar a multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Durante a programação do evento, o público também vai aproveitar as apresentações de artistas como Nonato Lima, Transacionais, entre outros.

No dia 29/09, a Fenacce promove, às 20h, o show do cantor e compositor Jorge Vercillo, que traz para Fortaleza o seu novo show da turnê “Raça Menina”, em única apresentação. Com apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, o músico carioca leva ao palco da Fenacce o novo álbum, lançado em março, cujas canções estão sendo apresentadas através das plataformas digitais e redes sociais do artista. Sucessos de “Raça menina”, as músicas “Endereço” e “Tempestade” estarão no repertório do show junto a sucessos de todas as fases da carreira de Jorge, como “Ela une todas as coisas”, “Final feliz”, “Monalisa” e “Homem-aranha”, “Sensível Demais”, “Talismã Sem Par” e tantas outras.

Intercâmbio de experiências

Além disso, a programação terá o Circuito Fenacce voltado para o compartilhamento de experiências através de palestras, oficinas não só de artesanato, mas também de gastronomia, e encontro de artesãos renomados no mercado. Os visitantes poderão conhecer de perto, por exemplo, como é possível transformar produtos recicláveis em peças artesanais, ajudando assim a reduzir o impacto ambiental.

Entrada Solidária

A Fenacce terá entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores. Na abertura, dia 26/9, o funcionamento é de 17h às 22h; nos dias 27,28 e 29/09 de 14h às 22h; dia 30/09 de 10h às 22h; e no dia 01/10 de 10h às 20h. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais.

Realizada pela A&M Promoções e Eventos com incentivo do Ministério da Cultura, a Feira é promovida com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Assistência Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da CeArt; do Sebrae; da Confederac¸a~o Nacional do Come´rcio de Bens, Servic¸os e Turismo (CNC); do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; da ApexBrasil; do PAB-Programa do Artesanato Brasileiro; do Banco do Nordeste; da Prefeitura de Fortaleza; do Iguatemi Bosque; da Companhia de Gás do Ceará (Cegás); e da Coca-Cola.

Serviço

Fenacce - Feira Nacional de Artesanato e Cultura
Data: 26 de setembro a 1º de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos
www.instagram.com/fenacce/
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: