Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Inovações, avanços, incertezas e políticas de saúde no XXV Congresso Brasileiro de Radioterapia no Rio de Janeiro

27/10/2023
Inovações, avanços, incertezas e políticas de saúde no XXV Congresso Brasileiro de Radioterapia no Rio de Janeiro

De 15 a 18 de novembro de 2023, a Sociedade Brasileira de Radoterapia (SBRT) realiza o maior evento da especialidade no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. A edição 25 do Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, atividade que integra a IV Semana Brasileira da Oncologia, apresentará as mais atuais evidências sobre as indicações de radioterapia para pacientes com diferentes tipos de câncer e metastáses. Com ampla programação científica, evento reunirá mais de 230 palestrantes do Brasil e de outros onze países. Informações em www.congressosbrt.com.br.

O Rio de Janeiro receberá de 15 a 18 de novembro o maior evento do país da especialidade de radioterapia, um dos três pilares (ao lado da cirurgia e abordagem sistêmica/oncologia clínica) do tratamento oncológico. Promovido pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), o XV Congresso Brasileiro de Radioterapia terá uma programação científica que contemplará inovações, avanços, incertezas, consensos e diretrizes para câncer de mama, pulmão, próstata, reto, cabeça e pescoço e tumores ginecológicos, entre outros como linfoma de Hodgkin, melanoma, fígado, rim e sarcomas, incluindo os protocolos atuais relacionados com radioterapia para metástase e oligometástases.

Programação completa, disponível em https://www.congressosbrt.com.br/programacao, inclui uma série de eventos simultâneos para profissionais de Física Médica, Enfermagem em Radioterapia, Técnicos e Tecnólogos, e Dosimetristas, além do Encontro de Residentes. “Nosso objetivo é oferecer um evento de alta qualidade. As comissões organizadora e científica trabalharam para a construção de uma programação rica em temas relevantes e atualizações científicas”, destaca o radio-oncologista Arthur Accioly Rosa, presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT).

Reunindo mais de duzentos palestrantes do Brasil e outros onze países, dentre os nomes que virão do exterior estão os seguintes especialistas de instituições dos Estados Unidos: Alan Dal Pra, diretor de pesquisa clínica do Departamento de Radioterapia da Universidade de Miami; Jeff Michalski, diretor clínico da Escola de Medicina St. Louis da Universidade de Washington e presidente da Sociedade Americana de Radioterapia (ASTRO); Ben Slotman (Holanda), diretor de Radioterapia da Amsterdam UMC e presidente da Sociedade Europeia de Radioterapia (ESTRO); Christopher Crane, radioterapeuta e especialista em desenvolvimento de novas drogas do Memorial Sloan-Kettering; Minsong Cao, professor e vice-diretor da Radioterapia da Universidade da Califórnia; Reshma Jagsi, diretora de Radioterapia da Universidade Emory; o brasileiro Danilo Maziero, residente da Física Médica da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, Benjamin Li, chefe da Residência da Radioterapia da Universidade da Califórnia; e Shalin Shah, professor da divisão de Radioterapia do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas. Da América do Norte, o brasileiro Daniel Moore Freitas Palhares, radio-oncologista e fellow do Sunnybrook Health Sciences Center, da Universidade de Toronto, no Canadá.

1º Encontro dos presidentes das sociedades de Radioterapia da América Latina

Entre os convidados internacionais, também estão confirmados: Alberto Lachos Dávila e Karinthia Ballon (Peru); Andres Imbaquingo (Equador), Lina Lonaiza (Colômbia), Maria Villegas (Venezuela), Maurício Luongo (Uruguai), Naly Cruz (República Dominicana), Cláudia Carvajal (Chile), Pablo Antônio Torales Burgos (Paraguai) e Federico Maldonado Mago (México).

Também haverá a Assembleia Geral da SBRT, a entrega do Prêmio Marie Curie e as apresentações de estudos científicos nacionais. “Além disso, teremos uma área de exposição para interagir com as empresas e conhecermos as novidades do setor. Isso sem falar no espaço para os resumos dos estudos e trabalhos para apresentação”, ressalta o radio-oncologista Gustavo Nader Marta, vice-presidente da SBRT e presidente eleito da entidade para a próxima gestão, com a posse programada para ocorrer durante o congresso.

O Congresso compõe a Semana da Oncologia, organizada em conjunto pela SBRT com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e deve superar 5 mil participantes. “Dentre as novidades, teremos o encontro dos presidentes das sociedades latino-americanas de Radioterapia, oportunidade para conhecermos os cenários da Venezuela, Equador, Peru, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai e República Dominicana”, convida o radio-oncologista Marcus Simões Castilho, presidente da SBRT.

Cerimônia de Abertura da IV Semana da Oncologia

A cerimônia formal de abertura da IV Semana de Oncologia, na qual são unidas as programações dos três congressos das sociedades médicas (SBRT, SBCO e SBCO) será na quinta, dia 16 de novembro, às 18h. Os participantes são Carlos Gil Moreira Ferreira, presidente da SBOC; Marcus Simões Castilho, presidente da SBRT; Héber Salvador de Castro Ribeiro, presidente da SBCO; Andréa Cristina de Melo, presidente da Comissão Científica da SBCO; Arthur Acciooly Rosa, presidente da Comissão Organizadora da SBRT e Reitan Ribeiro, presidente da Comissão Organizadora da SBCO.

Políticas Públicas

Em 16 de novembro, um dos módulos trará debates sobre políticas públicas, começando com a palestra “Sustentabilidade na Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica e na Radioterapia. Qual a visão do Ministério da Saúde?. A apresentação será do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, médico e gestor público na área de saúde com histórico de atuação na administração pública federal e nos governos do estado de Minas Gerais e na prefeitura de Belo Horizonte.

A programação deste módulo inclui “Acesso à alta tecnologia deve ser para todos? Estado da arte X oferta do SUS”, com Roberto de Almeida Gil, diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA); “O que deve ser o mínimo de Radioterapia disponível para um tratamento de qualidade?”, com Raquel Guimarães Domingos da Silva, chefe da divisão de diagnóstico do INCA; “Com recursos escassos, qual é o mecanismo mais justo de distribuição entre as modalidades de tratamento e como medir?, com Nelson Teich, médico oncologista, consultor em saúde e ex-ministro da Saúde e “Modelo de cobrança dos tratamentos oncológicos no SUS e remuneração. Como evoluir?”, com Flávio Silva Brandão, com Flávio Silva Brandão, médico no Centro de Quimioterapia Antiblástica e Imunoterapia (CQAI), na Oncologia Clínica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e médico sênior no Oncocentro do Grupo Oncoclínicas.

Serviço:

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia
Realização: Sociedade Brasileira de Radioterapia
Data: 15 a 18 de novembro de 2023
Local: Windsor Barra Hotel
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Inscrições: www.congressosbrt.com.br
 
 
 
Destaque
» São Paulo, capital das feiras, lidera o setor de feiras e eventos empresariais
Últimos Destaques 
17/05/2024
» AgroBrasília completará 15 anos em 2024
17/05/2024
» Feira da Moda Inverno (FEIMI) anuncia a primeira edição de 2024 na Avenida Paulista
17/05/2024
» Caravanas de agricultores familiares chegam para conhecer as inovações tecnológicas na Agrotins 2024
17/05/2024
» Encontro Internacional de Neonatologia reunirá profissionais nacionais e internacionais em São Paulo
16/05/2024
» Bahia Farm Show 2024 terá ampliação de 9% da área total
mais...
  buscar destaques: