Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica 2024 confirma lista de palestrantes

01/02/2024
Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica 2024 confirma lista de palestrantes

Evento será realizado entre os dias 23 e 26 de abril de 2024 e tem segundo lote de ingressos disponível até 31 de janeiro

O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2024, organizado pela Rede Filantropia, se prepara para receber uma gama diversificada de palestrantes de renome nacional e internacional, destacando-se por suas atuações em diferentes esferas, desde a academia até organizações da sociedade civil (OSC) e grandes empresas. O evento, focado em fortalecer a gestão de organizações sociais, está programado para ocorrer de 23 a 26 de abril no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).

Já são mais de 90 palestrantes confirmados para o FIFE 2024. "Reunir pessoas com tanto conhecimento é uma oportunidade única para fortalecermos as OSCs e a contribuição delas para desenvolvimento socioeconômico do país. Este evento proporcionará uma troca valiosa de conhecimentos e experiências para impulsionar o setor em direção a um impacto ainda mais significativo", afirma o presidente da Rede Filantropia, Marcio Zeppelini.

Participação internacional

O norte-americano Darian Heyman é presença internacional confirmada para o FIFE 2024. Especialista em captação de recursos e empreendedor social, Heyman é fundador da Helping People Help, diretor-executivo da Numi Foundation, que desenvolve programas em Oakland, na Califórnia, e cofundador da GenderSmart.

O palestrante também é autor de best-sellers. Uma de suas publicações é o livro Nonprofit Fundraising 101, traduzido no Brasil pela Rede Filantropia com o título Guia Prático de Captação de Recursos.

Palestrantes nacionais

O evento contará com a presença de profissionais com vasta experiência em projetos para empresas e organizações da sociedade civil, incluindo consultores, advogados especializados em direito tributário e governança, e executivos com uma perspectiva valiosa do setor corporativo. Além disso, o FIFE 2024 terá a contribuição de facilitadores com décadas de experiência em gestão de projetos para ONGs, professores universitários e empreendedores sociais. A diversidade de conhecimentos e experiências desses palestrantes promete enriquecer as discussões e fortalecer a gestão de organizações da sociedade civil, abordando diversos aspectos relevantes para o setor.

"Um dos pontos fortes do FIFE é a reunião de profissionais de diferentes setores da gestão - contadores, advogados, captadores de recursos, assistentes sociais, comunicadores, entre outros, reunidos no mesmo ambiente para compartilhar seus conhecimentos", completa Thaís Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia.

Confira alguns dos nomes confirmados:

Alejandra Yacovodonato: consultora de Inovação Social, liderou projetos de Igualdade de Gênero e Sustentabilidade para empresas como Uber, CBMM, Novelis e TXM. Seu papel de destaque como finalista dos Prêmios Globant 2022 na categoria Women that Build a coloca como referência na promoção de mudanças sociais por meio da inovação.

Andrea Hanai: gerente de Projetos do IDIS desde 2014, prestando consultoria a empresas e organizações da sociedade civil e capacitando instituições em temas como governança, gestão da doação, planejamento estratégico e fundos patrimoniais.

Daniel Mariz: presidente da Comissão de Estudos e Apoio ao Terceiro Setor da OAB/CE, é um acadêmico engajado, atualmente dedicando-se ao mestrado em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa.

Fernando Carvalho: assessor de Estratégia do Mackenzie e ex-executivo do Banco Bradesco, traz uma perspectiva valiosa do setor corporativo para o evento. Com 26 anos de carreira, sua expertise abrange estratégia, tecnologia, processos e projetos.

Igor Rocha: jornalista com ampla experiência em assessoria de imprensa, coordenação de comunicação e consultoria racial para empresas, traz uma perspectiva sobre a comunicação no Terceiro Setor.

Isabela Mendes: analista de ações sociais no Instituto Conecta Brasil, representa a sinergia entre voluntariado, tecnologia e ciências sociais, contribuindo para a promoção de ações sociais inovadoras.

Juan Palacios: diretor geral na VRS Consult. Atua com organizações sociais há quase 27 anos. Desde 2011 é facilitador em gestão de projetos para ONGs na América Latina e na região de língua portuguesa na África.

Juliana Furini: advogada sênior da prática de Organizações da Sociedade Civil no Mattos Filho Advogados, traz sua vasta experiência em direito tributário, societário e governança para o FIFE 2024.

Livia Furtado: professora da Fundação Dom Cabral e consultora jurídica especializada em Terceiro Setor, junta-se ao evento com sua expertise em políticas públicas e gestão de organizações sociais.

Michel Freller: empreendedor social, palestrante e consultor. É professor na pós-graduação da PUC-SP, conselheiro-diretor no Instituto Filantropia e vice-presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), além de fundador da Criando Consultoria.

A lista completa de palestrantes está disponível em www.filantropia.ong/fife/palestrantes

Temas que serão abordados

O Fórum de Filantropia Estratégia 2024 abordará uma ampla variedade de temas. No âmbito Legal e Contábil, serão discutidos tópicos como o impacto das regulamentações recentes, como o CEBAS e o decreto 11.791, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e Compliance, bem como questões relacionadas à concessão e renovação do CEBAS, incentivos fiscais e prestação de contas.

No segmento de Captação de Recursos e Comunicação, os participantes explorarão plataformas de doações on-line, captação de recursos federais e aspectos relacionados ao ESG. A área de Gestão e Governança abordará temas como relatórios técnicos, saúde mental no Terceiro Setor e a construção de uma cultura de alta performance. O Voluntariado e RH serão foco de discussões sobre o impacto do engajamento de pessoas, voluntariado corporativo e gestão de diversidade.

Na categoria de Elaboração de Projetos, os temas incluem ferramentas para mobilização de comunidades rurais, diagnóstico social, teoria de mudança e técnicas de grant writing. Por fim, Tecnologia e Inteligência Artificial serão exploradas em relação aos impactos na governança e sustentabilidade financeira, contribuições para o marketing, integração nas rotinas organizacionais, e inovações tecnológicas no Terceiro Setor.

Segundo lote estará disponível até 31 de janeiro

As inscrições para o FIFE 2024 já estão disponíveis e membros da Rede Filantropia têm desconto de 50%. Integrantes Platina da Rede têm direito a uma bolsa de 100%. O segundo lote fica disponível até 31 de janeiro de 2024. O evento é especialmente projetado para profissionais e gestores do Terceiro Setor em busca de conhecimentos atualizados e troca de experiências, empresas interessadas em parcerias e investimento social, estudantes e acadêmicos, gestores públicos, voluntários e demais pessoas interessadas em se engajar em atividades sociais.

Serviço

FIFE 2024
De 23 a 26 de abril de 2024
Local: Minascentro
Inscrições em: www.filantropia.ong/fife
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
18/07/2024
» Inspiramais prepara edição com muito conteúdo de moda e negócios
18/07/2024
» SET Expo traz as melhores práticas de IA generativa na produção de conteúdo audiovisual
18/07/2024
» Congresso Abag/B3 debaterá relações comerciais do agro em cenário geopolítico fragmentado
18/07/2024
» Com a retomada do turismo em Gramado, lojistas de calçados intensificam confirmações para a Feira Zero Grau
18/07/2024
» Arena Noivas 2024: maior edição do evento desembarca em novo espaço de 01 a 03 de agosto
mais...
  buscar destaques: