Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Feira Envase Brasil incentiva turismo na Serra Gaúcha

01/02/2024
Feira Envase Brasil incentiva turismo na Serra Gaúcha

Evento em Bento Gonçalves estimula revisitar imigração italiana

A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, se prepara para receber em abril de 2024 a feira internacional Envase Brasil, que, além de fomentar negócios no setor de máquinas, equipamentos, tecnologias e insumos para bebidas e alimentos, busca estimular o turismo em uma região marcada pela italianidade, característica que estará presente nas experiências oferecidas para os visitantes.

O evento, organizado pela primeira vez pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril e, a quatro meses da abertura, já está com 87% dos espaços comercializados, somando 118 marcas confirmadas.

O CIC-BG anunciou a aquisição da Envase Brasil em julho e tem promovido uma reestruturação para renovar as expectativas sobre a feira, com a criação de um conselho diretivo formado por líderes do setor e o envolvimento do poder público. "Nossa grande intenção é gerar negócios. Por isso, estamos interessados em conectar os elos dessa importante cadeia do envase de bebidas, aproximando fornecedores, fabricantes e compradores", diz a presidente do Conselho Superior do CIC-BG, Marijane Paese, que lidera o projeto.

O Rio Grande do Sul tem mais de 2 mil empresas fabricantes de máquinas e equipamentos industriais, processos e embalagens para o segmento de alimentos e bebidas, sendo 70 delas em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, principal polo vitivinícola brasileiro. O estado também concentra o maior número de empreendimentos de cerveja artesanal e de azeite de oliva do Brasil, além de ser um dos três maiores produtores de laticínios e derivados do país.

Em meio a esse cenário, a Envase Brasil levará ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves uma programação de conteúdos para dialogar com as necessidades desses segmentos, como o Meeting Beer, o Meeting Wine e a Conferência de Segurança dos Alimentos e Bebidas, além de workshops com importantes nomes do cenário nacional.

A feira também articula com o governo gaúcho a visitação de delegações internacionais e quer explorar o turismo, um dos pilares da economia da região, para gerar mais negócios. A Envase Brasil escolheu a Giordani Turismo, responsável pelo famoso passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, como operadora oficial do evento, que contará com diversas opções de pacotes para a semana de 22 a 28 de abril.

Os roteiros incluem tours pelo Vale dos Vinhedos, que reúne algumas das vinícolas mais premiadas do Brasil, pelos Caminhos de Pedra, roteiro gastronômico com forte herança italiana, ou pelo Vale do Rio das Antas, onde as pousadas, cantinas, restaurantes e vinhedos contam diferentes aspectos da imigração proveniente da Itália, sempre com degustações de vinhos inclusas.

O legado da colonização na região também é exaltado no tour Imigração Italiana, com direito ao passeio de Maria Fumaça, degustação de vinhos, espumantes e sucos, além de refeição com pratos típicos da Serra Gaúcha, e no espetáculo Epopeia Italiana, que retrata a história real de um casal de imigrantes que prosperou no Rio Grande do Sul após enfrentar inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil.

"A história da imigração e a vitória dos imigrantes em nossa comunidade realçam um aspecto genuíno da formação de Bento Gonçalves. A presença deles nos legou a vitivinicultura, a gastronomia, a religiosidade e até o jeito de falar, um conjunto de elementos que ajudou a nos tornar um destino turístico e que motiva as pessoas a descobrir, a partir das experiências que oferecemos, uma Bento Gonçalves que não para de surpreender", diz Marijane.

Para o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, os laços robustos entre Bento Gonçalves, a Serra e a rica herança italiana teceram uma identidade local espetacular, um "verdadeiro triunfo que não apenas exibe a diversidade do Brasil ao mundo, mas também enaltece o próprio país".

"A Serra Gaúcha é um tesouro a ser descoberto, uma joia que brilha tanto para estrangeiros quanto para os próprios brasileiros. O Consulado é parceiro nessa missão, trabalhando incansavelmente para promover o Rio Grande do Sul e toda a vibrante comunidade ítalo-gaúcha. Estamos empenhados em potencializar os encantos desta terra", afirma o diplomata, injetando uma dose de entusiasmo no compromisso de divulgar as maravilhas da região.

https://envasebrasil.com.br
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
22/07/2024
» Escolar Office Brasli: setor de papelaria aponta crescimento na procura de produtos sustentáveis
22/07/2024
» Inspirada na cor do ano, apricot crush, ABCasa Fair retorna em sua 13ª edição
22/07/2024
» MaturiFest 2024: maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ está com as inscrições abertas
22/07/2024
» RD Summit lança trilha de ecommerce, com presença de renomadas empresas e especialistas do setor
19/07/2024
» Expolazer 2024 muda de local e vai para o Distrito Anhembi
mais...
  buscar destaques: