Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia

28/02/2024
Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia

Potencial, gargalos e tendências do setor, inclusive, serão debatidos pelos principais representantes da GD no 22º Fórum GD - Região Sudeste na primeira semana de março, em São Paulo

26 de fevereiro de 2024 - Curitiba, Paraná - A geração de energia através da micro e minigeração distribuída não para de crescer no Brasil. O último levantamento criado pelo Portal Brasil Solar, no sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destaca que a produção da própria energia pelo consumidor alcançou a marca de 27 GW na última semana, sendo a região sudeste sozinha responsável por 9,1 GW desta produção.

Com 1668 municípios envolvidos, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo se mostram engajados na produção renovável de energia. Assim como possuem na energia solar fotovoltaica o maior número de instalações até o momento, sendo a residencial líder no segmento.

Ainda segundo os dados extraídos, São Paulo e Minas Gerais continuam competindo pela liderança no ranking nacional, onde 3,76 GW e 3,67 GW são produzidos respectivamente pelos dois estados. O estado paulista, no entanto, fica na frente por poucos kW computados pela Aneel. Dos motivos para o crescimento

A geração distribuída, no entanto, pode ter na redução do custo dos equipamentos, bem na conscientização por uma fonte mais sustentável, seus principais motivos de crescimento no Brasil.

Segundo a Aneel, por exemplo, o setor de energia solar cresceu mais de 144% nos últimos anos e todo esse crescimento, no entanto, pode estar relacionado a redução de preços dos painéis solares.

Segundo a consultoria do mercado fotovoltaico, Greener, o preço médio desse tipo de painel caiu mais de 40% em 2023, o que ajudou a manter o mercado aquecido, mesmo com mudanças na legislação, como a entrada em vigor da cobrança pelo uso da rede de distribuição, e o período pós-eleitoral.

Além da economia na conta de energia elétrica, o consumidor encontrou uma forma de investir mais em uma fonte renovável de energia, bem como um payback mais vantajoso, ou seja, um período para recuperar o valor do investimento menor.

“Estamos analisando um cenário no qual o consumidor está buscando alternativas para fugir da elevada tarifa de energia, da queda no preço de equipamentos fotovoltaicos e a redução de juros, além da oferta de crédito e demais regulamentações. Então o resultado é maior procura por energias renováveis, que unem sustentabilidade e economia, sendo um ótimo investimento para os que aderem e oportunidade de negócio para os envolvidos”, pontua Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, organizadora do 22º Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sudeste - Fórum GD Sudeste.

O tema sobre crescimento da GD na região e também seus gargalos e novas tecnologias, inclusive, será um dos debatidos durante o evento, que acontecerá na próxima semana em São Paulo.

Confirmado para os dias 06 e 07 de março, o Fórum acontecerá no hotel Villa Blue Tree, no Jardim Caravelas, das 8h às 18h. Também integrará todas as cadeias econômicas do segmento GD, fornecedores, empresários, vendedores, investidores e especialistas durante os dois dias de evento. A expectativa da organização, por sua vez, é de movimentar mais de R$300 milhões em negócios.

Serviço

O que: 23º Fórum GD – edição sudeste
Quando: 6 e 7 de março
Horário: 8h às 18h
Endereço: Hotel Villa Blue Tree - São Paulo (SP).

www.forumgdsudeste.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
14/04/2024
» JPR 2024 traz 950 professores e mais de 4500 expositores
14/04/2024
» Fruit Attraction será aberta na terça-feira (16) no São Paulo Expo
14/04/2024
» Fhoresp Experience: federação promove evento de hospedagem e de alimentação fora do lar
14/04/2024
» IFAT Brasil apresentará tecnologias para ampliar eficiência energética e reduzir custos no agronegócio
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
mais...
  buscar destaques: