Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP

20/05/2024
Varejo latino-americano do calçado é um dos temas do Foro del Calzado em São Paulo/SP

Promovido, nesta edição, pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a 26ª edição do Foro Latinoamericano del Calzado trará como destaque a produção e o varejo de calçados na América Latina.

Segunda maior região produtora de calçados no mundo, somando mais de 1,5 bilhão de pares produzidos por ano, a América Latina, além de centro produtor, é um importante centro de consumo de calçados. O tema será pauta central de palestras que serão realizadas no evento, dia 20 de maio, em São Paulo/SP.

Entre os destaques da programação de palestras estão os cases de algumas das maiores redes de varejo do Brasil, Colômbia e Peru. Juntos, os grupos somam mais de 280 lojas nos seus respectivos países. O Grupo Oscar, por exemplo, que conta com 180 lojas em todo o Brasil, será apresentado pelo seu diretor de Compras e Comercial, Naiche Van der Poel. Graduado em Economia e Mestre em Varejo, o executivo falará sobre a sua trajetória e também sobre a história e estratégia do grupo varejista.

Um dos maiores grupos de varejo colombiano, o grupo Mario Hernandez, que soma mais de 60 lojas no País, também será apresentado com palestra de seu diretor Lorenzo Hernández, filho do fundador da empresa, Mario Hernandez. Na oportunidade, o executivo falará sobre a história do tradicional grupo varejista, as oportunidades para o setor na Colômbia, ambiente de negócios no país vizinho, entre outros temas.

O terceiro case de varejo apresentado no Foro é do grupo Julia y Tornero, que tem 46 lojas no Chile. Na oportunidade, o gerente geral da empresa, Jorge Tornero, falará sobre o case do grupo e as oportunidades de crescimento em um mercado relevante para o calçado na América Latina.

Além dos cases de varejo internacional, palestras como “Oportunidades para o calçado na América Latina”, “Marcas fortes e o futuro do varejo”, Pesquisa de comportamento e moda do Inspiramai”s e “Now & Then - A realidade e as principais tendências da temporada 2024/25”, além de paineis e debates de lideranças das câmaras de calçados da América Latina fazem parte da programação (veja abaixo).

Evento

Iniciativa da Agrupación de Cámaras de Calzado de América Latina (ACCAL), o Foro, a cada ano, tem um país da região como anfitrião. A agrupação tem, entre seus membros, representantes de associações e câmaras de calçados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que o objetivo do evento é promover a integração entre as entidades calçadistas da América Latina, proporcionando a troca de conhecimentos por meio de palestras com especialistas e compartilhamento de casos práticos da indústria e varejo de cada país. “A América Latina, como bloco, é a segunda maior produtora de calçados do mundo, perdendo apenas para a Ásia. É missão das entidades representativas dos países discutir meios de ampliar a competitividade do continente frente à ameaça da concorrência, por vezes desleal, de países asiáticos”, destaca o dirigente.

Ingressos limitados

O Foro é um evento com vagas limitadas e é voltado para empresários, profissionais de indústrias e lojistas de calçados, convidados, patrocinadores, autoridades governamentais e imprensa. Os ingressos estão disponíveis em lote reduzido a um investimento de R$ 350, sendo que associados da Abicalçados e lojistas convidados terão 50% de desconto mediante código promocional. Os ingressos podem ser adquiridos no link da plataforma Sympla.

O evento tem os patrocínios Ouro da Kisafix e Nofake, e patrocínio Prata do Banco do Brasil. A parceria oficial é da NürnbergMesse Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Governo Federal.

Programação

08h00
Recepção e credenciamento

08h30
Abertura

09h00
Oportunidades para o calçado na América Latina
Priscila Linck - Abicalçados (Brasil)

10h00
Painel 1 - Desafios comuns da Indústria
Argentina | Equador | Nicarágua| Guatemala

10h45
Painel 2 - Promoção comercial local e internacional
Brasil | Peru | El Salvador

11h30
Painel 3 - Inovações na Indústria
México | Colômbia | Uruguai

12h15
Intervalo de almoço

14h00
Marcas fortes e o futuro do varejo
Lucas Feltes - WT.AG (Brasil)

15h00
Case Brasil
Conheça o grupo Oscar - Naiche Van der Poel

15h30
Case Colômbia
Conheça o grupo Mario Hernandez - Lorenzo Hernandez

16h00
Case Chile
Conheça o grupo Julia y Tornero - Jorge Tornero

16h30
Painel 4 - Feiras Internacionais de Calçados
BFShow (Brasil) - IFLS+EICI (Colômbia) - Expo Riva Schuh (Itália)

17h15
Intergeraional 2025_I: Pesquisa de comportamento e moda do Inspiramais
Marnei Carminatti - INnspiramais (Brasil)

17h45
]Now & Then - A realidade e as principais tendências da temporada 2024/25
Luana Lanzini & Luana Savadintsky - Fashion Directions (Brasil)

18h15
Happy Hour | Cocktail

Serviço

26º Foro Latinoamericano de Calzado
Data: 20/05/2024
Local: Auditório Torre Aroeira, São Paulo/SP
Horário: 08h às 18h15
Ingressos limitados

www.sympla.com.br/evento/xxvi-foro-latinoamericano-de-calzado/2417380
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
19/06/2024
» São Paulo Coffee Festival traz para o público novas experiências sensoriais, gastronômicas e culturais
19/06/2024
» Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8 milhões de visitantes
19/06/2024
» Encontro nacional de cutelaria Goiânia Knife Show espera reunir 3 mil pessoas entre 12 e 14 de julho
19/06/2024
» Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos divulga editorial protagonizado por New Faces
18/06/2024
» Biocompetitividade é o tema do Congresso 2024 da Abag/B3
mais...
  buscar destaques: