Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo

20/05/2024
BFShow começa na terça-feira (21) em São Paulo

A 2ª edição da feira BFShow, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, traz grandes expectativas para o setor calçadista nacional. Maior feira de calçado do País, a feira reunirá mais de 300 marcas que devem receber uma visitação estimada em mais de 10 mil pessoas, do Brasil e de fora dele. O evento é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil,

A boa expectativa de negócios é impulsionada, sobretudo, por três fatores. A estimativa da Abicalçados de crescimento do mercado interno entre 2,4% e 3,8% ao longo de 2024, e o fato de ser a única feira calçadista do período imediatamente após Dias das Mães, principal data nacional para o varejo de calçados, e por lançar as coleções de Verão, responsáveis por 70% das vendas da indústria do setor. Na primeira edição, realizada em novembro do ano passado, foram mais de R$ 315 milhões somente em negócios com o mercado externo. Neste ano, o valor deverá ser superado pelos fatores elencados. “As expectativas são bastante positivas. Estamos sentindo a indústria e o varejo animados para o evento e com muita vontade de fazer a roda voltar a girar, especialmente em função da crise gerada pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul”, comenta o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. Segundo ele, a feira, que nasceu voltada para os anseios do mercado do setor, ouviu, inclusive, empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que optaram por participar da feira mesmo em meio às dificuldades como uma forma de gerar negócios e preservar empregos. “Temos casos de empresas gaúchas que cancelaram a participação e voltaram atrás, porque entenderam a importância do evento neste momento”, conclui.

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, destaca o crescimento do evento, que já na sua segunda edição se torna o principal do setor calçadista no País. “É um orgulho para a NürnbergMesse Brasil fazer parte deste projeto ambicioso da Abicalçados, que vem unindo a indústria calçadista no Brasil”, destaca.

Expositores otimistas

Uma das empresas que estão confirmadas na BFShow é a Grendene. O diretor comercial da calçadista, Paulo Barth, ressalta que as expectativas para a feira são bastante positivas. “Acreditamos que teremos um número muito expressivo de clientes visitando a feira, tanto do mercado interno como do mercado externo”, prevê. Segundo ele, a mostra, até mesmo pelo fato de ter grandes fornecedores confirmados, deve atrair as atenções dos principais players do mercado, sendo uma oportunidade relevante para a apresentação das coleções de Verão, as mais importantes para a Grendene. “O segundo semestre é historicamente nosso semestre de maior representatividade e estamos com uma expectativa muito positiva para os negócios que realizaremos durante a BFShow”, destaca o diretor, acrescentando que, além das coleções da estação quente, a empresa terá oferta de produtos de alto giro para pronta entrega.

Com presença confirmada na BFShow, a Petite Jolie é outra empresa que lançará seus produtos de Verão na feira calçadista realizada pela Abicalçados. “Precisamos estar onde os clientes estão e a nossa expectativa é de que estarão, em boa parte, na BFShow. Além disso, participar deste momento, em que temos a possibilidade de ver uma nova grande feira performando na cidade de São Paulo é importantíssimo para a nossa visibilidade”, comenta o gerente comercial nacional da Petite Jolie, Ruy Ferreira. Para a BFShow, a calçadista levará toda a equipe de representantes regionais para receber os lojistas. “A feira marca a apresentação da coleção de Verão I da marca, então o cliente encontrará todas as novidades relacionadas a tendências e cores da estação mais alegre do ano”, adianta o diretor.

Presença internacional

Do mercado externo estão confirmados na BFShow pelo menos 98 grupos internacionais de 31 países, por meio do Projeto Comprador do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e do Programa Comprador, realizado pela BFShow. A expectativa é de um volume significativo de negócios com compradores da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Botswana, Chile , Colômbia, Costa Rica, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Guatemala, Kuwait, Líbano, Líbia, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Sérvia, Suriname, Tanzânia, Tunísia e Uruguai.

Durante a BFShow, além dos compradores trazidos em esforço conjunto entre Abicalçados, ApexBrasil e NürnbergMesse Brasil, o calçado nacional será apreciado por outros milhares de visitantes estrangeiros que virão por conta própria. Conforme a NürnbergMesse Brasil, já são mais de 60 países credenciados.

Evento sustentável

No show do calçado brasileiro não poderia faltar a sustentabilidade, tema em que a indústria nacional do setor é referência internacional. Durante a feira, iniciativas que vão desde o descarte correto dos resíduos de produção e o uso de materiais reciclados, como coco e bambu, até produções feitas 100% com energia solar, estarão presentes. Conforme a NürnbergMesse Brasil a estimativa é de dar o destino ambientalmente correto a dezenas de toneladas de resíduos que serão gerados dentro dos pavilhões do Transamerica Expo Center.

Antes mesmo de virar lei no Estado de São Paulo, a NürnbergMesse Brasil foi pioneira no país em promover a destinação correta dos resíduos de suas feiras de negócios. Um projeto iniciado em 2023, que apoia cooperativas de reciclagem e a economia circular. Nas sete grandes exposições promovidas pela empresa no ano passado, 107 toneladas de lixo foram destinadas para reciclagem. Pela iniciativa, tudo é reciclado dentro da feira, exceto os materiais orgânicos. São reaproveitados desde lixo seco de estandes e restaurantes até madeiras, carpetes, papéis, sinalizações, entre outros.

Solidariedade ao RS

Desde o início de maio, as enchentes no Rio Grande do Sul têm gerado uma onda de solidariedade. Com o objetivo de apoiar pessoas atingidas pela catástrofe climática, a BFShow contará com pontos de coleta de doações aos atingidos, não apenas em maio, mas também na sua edição de novembro, também em São Paulo. Além disso, a organização já vem ajudando as empresas atingidas e fazendo doações de água, colchões e kits de limpeza e é apoiadora do Movimento Próximos Passos RS, realizado pela Abicalçados e entidades da cadeia produtiva do calçado. A ação captará recursos financeiros que serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias calçadistas impactadas.

Serviço

Evento: 2ª BFShow
Data: 21 a 23 de maio
Local: Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP

www.bfshow.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
19/06/2024
» São Paulo Coffee Festival traz para o público novas experiências sensoriais, gastronômicas e culturais
19/06/2024
» Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8 milhões de visitantes
19/06/2024
» Encontro nacional de cutelaria Goiânia Knife Show espera reunir 3 mil pessoas entre 12 e 14 de julho
19/06/2024
» Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos divulga editorial protagonizado por New Faces
18/06/2024
» Biocompetitividade é o tema do Congresso 2024 da Abag/B3
mais...
  buscar destaques: