Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)

29/05/2024
9ª Autos Antigos do Brasil em Águas de Lindoia começa nesta quinta (30)

500 mil pessoas devem passar pelo evento que também comemora os 60 anos do Mustang, o Jubileu de Ouro do Fusca Bizorrão e recebe carros antigos que participaram do desfile Drivers' Parade, do Grande Prêmio Brasil 2023 de Fórmula 1

O 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de automóveis clássicos da América Latina, deve reunir um público superior a 500 mil visitantes, a exemplo da edição anterior. Gratuito para visitação, o EBAA vai acontecer na semana do feriado de Corpus Christi (30 de maio a 2 de junho) em Águas de Lindoia (SP).

Para exposição de veículos, veículos à venda ou para quem quer participar da programação social sem veículo, as inscrições devem ser feitas no local.

Já o público poderá circular gratuitamente, sem inscrição ou cadastro em um espaço de quase 70 mil m² (tamanho equivalente ao de um estádio de futebol) que reúne praça de alimentação completa com mais de 1.500 m², 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a Circuito de Leilões e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

30 anos sem Ayrton Senna

A lancha Pole Position, que pertenceu ao piloto Ayrton Senna, é uma das atrações do 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA). Senna adquiriu a embarcação do estaleiro Cobra em 1986 para a prática de esportes aquáticos. Para isso, personalizou itens a seu gosto, sendo o principal o motor mais potente. A lancha foi usada pelo piloto até o fim de sua vida (1994) e agora pertence ao empresário Danilo Iakimoff, que preservou a configuração da época e se declara um grande fã de Senna.

“Todo o barco é original da época do Senna, inclusive as marcas de arranhões e desgaste de uso. O estofamento e o apito que servia como buzina estão do jeito que ele deixou e é emocionante imaginar cada detalhe que foi tocado, como o volante e o apito”, afirma.

O Pole Position tem 19 pés e um motor de 225 cavalos, mais que o dobro da potência do item de série (90 cavalos). “Como ele praticava esqui aquático, precisava de velocidade para acelerar”, detalha Danilo. O barco pode ser visto no Instagram de Danilo, @ayrtonsennaboat.

60 anos do Mustang

Um espaço em área nobre já está reservado para receber modelos icônicos do Mustang fabricados entre 1964 e 1994 e os proprietários de modelos desse período que se inscreverem no Encontro receberão um presente especial, de acordo com a organização do EBAA.

“O Mustang já nasceu com uma proposta diferenciada de se associar a um estilo de vida mais livre e esportivo e o cinema ajudou a popularizar esse aspiracional. Por conta disso, o Mustang é um dos carros mais desejados e existem muitos modelos clássicos no Brasil. Para os proprietários, é uma grande oportunidade de exibir os modelos e fazer networking com outros expositores. Para o público, é a chance de ver de perto alguns dos carros mais famosos do cinema”, disse Junior Abonante, coorganizador do EBAA e proprietário da Relicário Autos Antigos, empresa responsável pela realização do encontro.

Fusca esportivo, “Bizorrão” comemora Jubileu de Ouro no EBAA 2024

Uma novidade para o público é a exibição do primeiro modelo do Fusca 1600S fabricado no Brasil, adianta o colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão. “Entre 1974 e 1975, foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva no chassis. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos do Bizorrão ainda estão circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é uma oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral.”

O Fusca esportivo foi lançado em 1974 e recebeu adereços exclusivos, motor de 1600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha. Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1600 passou a fazer parte da produção do Fusca.

Carros antigos que participaram do desfile Drivers’ Parade, do Grande Prêmio Brasil 2023 de Fórmula 1, no EBAA 2024

Carros antigos que participaram do desfile Drivers’ Parade, do Grande Prêmio Brasil 2023 de Fórmula 1 (novembro), serão exibidos no 9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA). O Drivers’ Parade acontece no autódromo de Interlagos (SP) antes da largada e os proprietários percorrem o circuito levando de carona cada um dos 20 pilotos que participam da corrida.

O piloto holandês Max Verstappen (equipe Red Bull), campeão da prova e da temporada, desfilou em um Ford Model A 1931 180-A conduzido pelo colecionador e empresário João Siciliano. “Um dos carros mais lentos levou o piloto mais rápido da prova”, diverte-se Joãozinho, proprietário da JS Autos Antigos e da Siciliano Company, do ramo de segmento de carros antigos no Brasil e EUA.

O Mercedes-Benz 1961 190SL, que levou o piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes), também foi destaque, mas o desfile reuniu vários carros icônicos, como os modelos Ferrari 308 1976 e Ferrari 348 1992 que levaram, respectivamente, Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da escuderia Ferrari. Este e outros modelos estarão em exibição no EBAA durante os quatro dias do encontro, disse João.

Serviço

9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)
Data e horário: 30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h
Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
Público: gratuito para visitantes em geral (não precisa de cadastro)

www.encontroaguasdelindoia.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
19/06/2024
» São Paulo Coffee Festival traz para o público novas experiências sensoriais, gastronômicas e culturais
19/06/2024
» Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8 milhões de visitantes
19/06/2024
» Encontro nacional de cutelaria Goiânia Knife Show espera reunir 3 mil pessoas entre 12 e 14 de julho
19/06/2024
» Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos divulga editorial protagonizado por New Faces
18/06/2024
» Biocompetitividade é o tema do Congresso 2024 da Abag/B3
mais...
  buscar destaques: