Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Congresso RTI Fibra Óptica divulga mecanismos de inovação para o setor de TIC e aborda a competição no mercado

05/08/2024
Congresso RTI Fibra Óptica divulga mecanismos de inovação para o setor de TIC e aborda a competição no mercado

Painel que une produtores e consumidores para discutir as perspectivas da fibra óptica no País é outro destaque

Com o intuito de divulgar as iniciativas e os projetos desenvolvidos pelo governo federal para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), o diretor de inovação digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Hamilton José Mendes da Silva fará a palestra de abertura do 2º Congresso RTI Fibra Óptica, que será realizado no próximo dia 5 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O evento será uma oportunidade para que importantes players possam conduzir discussões sobre um dos pilares da sociedade contemporânea, que é o fortalecimento da infraestrutura de redes e da conectividade entre todos os atores que integram este ecossistema”, declarou o diretor.

Silva representa o MCTI em colegiados como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) e o Comitê Nacional de Segurança Cibernética. Também integra o Comitê da Área de Tecnologia da Informação e Comunicação – CATI (Comitê Gestor do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - para o setor de TIC).

“Todas as indústrias que queiram desenvolver produtos de fibra óptica e que estejam no Brasil são elegíveis para esses programas de incentivo à inovação”, explica o CPQD em Comunicações Avançadas Paulo Curado, diretor de Tecnologia e Inovação do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), coordenador da Unidade Embrapii – CPQD em Comunicações Avançadas e que conduz, pela segunda vez, o Congresso RTI Fibra Óptica. No caso do FNDCT, o plano de investimento aprovado para 2024 foi de R$ 12,7 bilhões. “Esses recursos não podem ser contingenciados. Parte deles poderão ser usados por empresas, incluindo operadoras, em projetos de inovação em tecnologias como fibra óptica e também ligados à inteligência artificial, cidades inteligentes e energias renováveis, por intermédio da Embrapii ou Finep, por exemplo”, afirma o coordenador.

Com a presença de dois produtores de fibra óptica, representados por Cleber Pettinelli (diretor de Telecom da Prysmian) e Reinaldo Jerônymo (CEO da YOFC Brasil) e de duas “consumidoras” deste produto – a Telefónica (Vivo), com o consultor Daniel Vagner; e a Claro, com o gerente de engenharia de redes e infraestrutura Ricardo De Luca –, o painel mostrará as diferentes “Perspectivas futuras do mercado de fibras ópticas no Brasil”. Mediado por Paulo Curado, o debate irá abranger as demandas provenientes do FTTH (Fiber to the Home), do 5G e da tecnologia FWA (de Fixed Wireless Access ou Acesso Fixo Sem Fios) que exigirão mais antenas, fibras menos sensíveis a curvaturas e diferentes tipos de cabos, entre outras inovações.

Segundo o coordenador do painel, além da possibilidade de abordar questões comerciais, o encontro será uma oportunidade de diálogo entre os representantes das empresas sobre outros desafios, como a possível contribuição do uso da fibra óptica para a redução no número de cabos que ocupam postes e a qualificação da mão de obra para o setor. Ele também acredita que a reconstrução da infraestrutura de telecomunicações no Rio Grande do Sul, afetada pelos graves alagamentos que atingiram boa parte do Estado em abril e maio, possa ser feita com o emprego de técnicas mais modernas, ajudando a população de forma mais efetiva.

Inclusão e conectividade

Os benefícios sociais gerados pela conectividade permeiam também o conteúdo da palestra “Conectando desconectados – Ações da RNP de apoio a políticas públicas de conectividade”, que será conduzida por Oswaldo de Freitas Alves, gerente de projetos estratégicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “O painel mostrará como este tipo de projeto está avançando no Brasil, de que forma a instalação é realizada, e qual trabalho está sendo feito nos rios”, explica Curado, citando programas como o Norte Conectado, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial.

Já a situação da conectividade nos grandes centros urbanos será tratada na palestra seguinte, com o tema “Fibras ópticas para redes metropolitanas”, que será apresentada por Henrique Carmine, gerente de estratégia corporativa da American Imports. Como forma de aprofundar o assunto, a apresentação seguinte terá como tema “Redes 4G e 5G para provedores de Internet: FWA e além”. Ela será ministrada por Gustavo Correa Lima, gerente-executivo de Soluções em Conectividade do CPQD, e abordará a convivência entre o wireless e a fibra óptica.

A convivência entre os sistemas também estará presente na última palestra, intitulada “Banda larga fixa no Brasil”, proferida por José Felipe Ruppenthal, CEO da Telco Advisors. Antes disso, Marco Scocco, gerente de novos negócios e inovação da YOFC Brasil, apresentará o tema “Fibras ópticas avançadas: Inovação e Aplicação”, no qual falará a respeito de aplicações da fibra também como instrumentos de medição e sensoriamento, entre outros assuntos.

“O congresso promove a democratização da fibra óptica, criando um ambiente favorável para pequenos provedores, instaladores e estudantes, além de mostrar o lado prático do uso desta tecnologia”, resume Paulo Curado.

2° Congresso RTI Fibra Óptica - Programação completa

5 de agosto

13h30 - 14h00: Programas e instrumentos de incentivo à inovação para o setor de TIC: contribuições da Lei de TICs - Hamilton José Mendes da Silva, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

14h00 - 15h30: Painel – Perspectivas futuras do mercado de fibras ópticas no Brasil

Mediador

Paulo Curado, CPQD

Painelistas

Cleber Pettinelli, Prysmian
Daniel Vagner, Telefónica (Vivo)
Reinaldo Jerônymo, YOFC Brasil
Ricardo De Luca, Claro

15h30 - 16h00: Intervalo

16h00 - 16h30: Conectando desconectados – Ações da RNP de apoio a políticas públicas de conectividade - Oswaldo de Freitas Alves, RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

16h30 - 17h00: Fibras ópticas para redes metropolitanas - Henrique Carmine, American Imports

17h00 - 17h30: Redes 4G e 5G para provedores de Internet: FWA e além - Gustavo Correa Lima, CPQD

17h30 - 18h00: Fibras ópticas avançadas: Inovação e Aplicação - Marco Scocco, YOFC Brasil

18h00 - 18h30: Banda larga fixa no Brasil - José Felipe Ruppenthal, Telco Advisors

Sobre o Netcom

Em sua 11ª edição, o Netcom é o ponto de encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, cabeamento e telecom, reunindo feira e congressos técnicos em um mesmo ambiente. Em 2024 o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto – no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo – com uma programação que abrange toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo indústria, distribuidores, instaladores, operadoras, data centers, provedores de Internet e usuários corporativos de TI.

Especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado compartilharão seus conhecimentos, por mais de 30 horas, nos congressos que compõem o evento: 2° Congresso RTI de Fibra Óptica; 14° Congresso de Provedores de Internet; 15° Congresso RTI de Data Centers; 2° Congresso de Cabeamento e Instalações e 3° Workshop de Compartilhamento de Postes.

Entre as questões técnicas, serão abordadas novas normas de segurança de instalação, estratégias de migração de redes e desenvolvimentos de padrões abertos, inteligência artificial, IoT – Internet das Coisas, 5G e a gestão dos provedores de Internet em um ambiente competitivo e cada vez mais consolidado.

Em uma área de exposição de 10.000 m², serão reunidos mais de 180 expositores nacionais e internacionais que apresentarão seus produtos e tecnologias. Os organizadores esperam receber 2.000 congressistas e 8.000 visitantes nos três dias de evento.

O Netcom é uma realização da Aranda Eventos, empresa com 30 anos de experiência na organização e coorganização de eventos como as feiras e congressos Intersolar South America, Data Centers e Provedores de Internet.

A promoção e a curadoria de conteúdo contam com o suporte da revista RTI - Redes, Telecom e Instalações, primeira revista direcionada aos profissionais de infraestrutura de redes e telecom lançada em 2000 pela Aranda Editora. O evento também conta com a parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e das associações Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura (Aberimest), Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud (Abracloud), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti), Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e União Brasileira dos Integradores de Soluções de Engenharia (UBIC).

Serviço

2° Congresso RTI Fibra Óptica
5 de agosto de 2024
das 13h30 às 18h30

Netcom 2024
5, 6 e 7 de agosto
Expo Center Norte (Pavilhão Azul)
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP
Feira: 12h às 20h
Congressos: 13h30 às 18h30
Inscrições gratuitas pelo site www.netcom2024.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 supera a marca de 5.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
20/09/2024
» Fisweek2024 anuncia mais uma edição histórica em novembro, no Rio de Janeiro
20/09/2024
» Sex Summit 2024 divulga palestrantes como Mahmoud Baydoun, Marcela Mc Gowan e Lily Scot
20/09/2024
» Com Whindersson Nunes, Isabella Matte e Gabi Lopes, São Paulo recebe a 2ª edição do Influent Summit
20/09/2024
» Estadão Summit ESG 2024 anuncia 4ª edição do evento e traz especialistas globais
19/09/2024
» Com expectativa de reunir 5 mil profissionais de turismo, Brazil Travel Market apresenta 13ª edição
mais...
  buscar destaques: