Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Fimma e Movelsul encerram com sucesso de público e negócios

30/03/2022
Fimma e Movelsul encerram com sucesso de público e negócios

As feiras Fimma e Movelsul provam que a cadeia de madeira e móveis nunca esteve tão unida. Pela primeira vez realizadas de forma conjunta, o evento recebeu 30.295 mil visitantes profissionais de todos os estados brasileiros e 41 países. O resultado não poderia ser mais otimista: a organização estima que, juntas, Fimma e Movelsul movimentarão mais de R$ 2 bilhões pelos próximos 12 meses. O evento foi realizado de 14 a 17 de março, em Bento Gonçalves (RS), com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados.

O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, destaca a importância das feiras presenciais como ponto de encontro para prospecção de parcerias. “É verdade que bons negócios podem ser feitos de modo remoto, mas nada substitui o olho no olho, o aperto de mãos, a experiência de estar próximo ao empresário ou prestador de serviços. Esse contato é essencial para uma boa leitura do mercado”, comenta.

Quanto à edição unificada, Francio reforça a assertividade da decisão considerando que ainda estamos em um cenário de pandemia e algumas incertezas econômicas. “Avaliamos como assertiva a união das duas feiras, afinal, tivemos sucesso absoluto de aceitação entre expositores e visitantes que, durante quatro dias, buscaram lançamentos, inovação e negócios vantajosos”, afirma.

Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Movelsul 2022, Vinicius Benini, todo esse otimismo confirma a importância dos eventos de negócios para a cadeia moveleira. “Está na essência do Sindmóveis buscar oportunidades e oferecer vitrines para os empresários. No ano em que a entidade nasceu, foi criada a primeira Mostra do Mobiliário. Hoje encerramos uma edição histórica da Movelsul: em parceria com a Fimma, unimos o setor de ponta a ponta no principal evento brasileiro voltado profissionais”, resume.

O presidente da Fimma 2022, Euclides Rizzi, salienta a inovação como grande diferencial desta edição. “Chegamos ao final da Fimma com a certeza de que ela é uma feira essencial para fomentar o incremento de tecnologia e inovação na cadeia moveleira. Além de apresentarmos produtos como máquinas, softwares e matérias-primas, criamos o Ecossistema de Inovação. Esse espaço contou com a presença de 14 instituições e empresas parceiras, assim como quase 30 palestras sobre os mais diversos temas ligados à inovação. Tudo isso reforça a posição da Fimma como quinta maior feira do mundo em seu segmento”, explica Rizzi.

Por trás dos bons números

Com público qualificado, Fimma e Movelsul receberam profissionais de diversas áreas ligadas ao segmento – indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros. Para impulsionar as oportunidades no mercado externo, ambas as feiras tiveram Rodadas de Negócios Internacionais com compradores vindos de 18 países-alvo para a cadeia moveleira.

O Sindmóveis estima que esta edição da Movelsul movimentará 379 milhões de reais em negócios. Já a projeção da Movergs para a Fimma é de 330 milhões de dólares. As entidades consideram crescimento nominal de 15% em relação às últimas edições presenciais (Movelsul em 2018 e Fimma em 2019), com um período de 12 meses para que as transações se concretizem, pois, em alguns casos, as feiras são o primeiro contato para os negócios.

Cases de sucesso

O otimismo não foi unânime apenas entre os expositores, mas também entre visitantes, compradores, especificadores e importadores. Carlos Azmitia, que veio da Guatemala para Rodadas de Negócios Internacionais da Fimma em parceria com o projeto Orchestra Brasil, elogia a qualidade e assertividade dos encontros. “Aqui ficamos livres para identificar os clientes que nos interessam sem sermos obrigados a olhar e comprar isso ou aquilo, como vejo em outras feiras. Gostei do formato de Fimma e Movelsul juntas. Ver os insumos aplicados na indústria é muito produtivo”, avalia.

Regina Segui, especificadora corporativa que visitou a Movelsul pela primeira vez, enfatiza a satisfação em visitar o evento. “Fazia alguns anos que eu gostaria de participar da Movelsul e essa experiência foi uma grande surpresa. A feira já é conhecida em São Paulo por unir os melhores fabricantes de móveis do Sul do país. Aqui encontrei mobiliários com excelente qualidade e valores, oferecendo ótimo custo e benefício. Com certeza vou fazer negócios com fornecedores, tanto os que já conhecia quanto os novos”, conta.

Sobre a Fimma

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor por meio da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios.

Sobre a Movelsul

Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Com 21 edições realizadas desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é um evento com grande potencial de negócios no mercado interno, atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis.

Fimma e Movelsul 2022 contaram com patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Banrisul.

www.fimma.com.br
www.movelsul.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
14/04/2024
» JPR 2024 traz 950 professores e mais de 4500 expositores
14/04/2024
» Fruit Attraction será aberta na terça-feira (16) no São Paulo Expo
14/04/2024
» Fhoresp Experience: federação promove evento interativo de hospedagem e de alimentação fora do lar
14/04/2024
» IFAT Brasil apresentará tecnologias para ampliar eficiência energética e reduzir custos no agronegócio
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
mais...
  buscar destaques: