28º Fórum Regional de Geração Distribuída (GD) Sudeste, organizado pelo Grupo FRG, promove debates sobre energia solar na região 
  
 No final de maio, o Rio de Janeiro será palco do 28º Fórum Regional de Geração Distribuída (GD) Sudeste, promovido pelo Grupo FRG Mídias & Eventos. Considerado o maior evento da América Latina voltado para a geração distribuída com fontes renováveis, o encontro reunirá especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir o avanço da energia solar e outras alternativas sustentáveis na região.
  
“O Fórum GD Sudeste é um evento para quem busca entender as dinâmicas do mercado de energia renovável na região. Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro são protagonistas nesse segmento, e queremos destacar as oportunidades e desafios para cada estado”, afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG. “Além da energia solar, o evento trará discussões sobre hidrogênio verde, biomassa, energia offshore e outras soluções inovadoras para a transição energética”, complementa.
  
Potencial da energia solar 
  
O Sudeste do Brasil se destaca no setor solar devido ao alto índice de radiação solar, variando entre 4,5 a 6,0 kWh/m²/dia, segundo o levantamento de 2017 do Atlas Brasileiro de Energia Solar. O crescimento do setor na região tem sido impulsionado por políticas de incentivo, redução no custo dos equipamentos e aumento da conscientização ambiental.
  
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro enfrentou ondas de calor extremo, registrando temperaturas recordes e impactos severos na qualidade de vida da população. Em 2024, a capital do estado atingiu sensação térmica acima de 60°C, reforçando a urgência de soluções sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. 
  
A ampliação da energia solar e outras fontes limpas aparece como uma das estratégias para reduzir emissões e adaptar a infraestrutura energética à nova realidade climática. Além disso, no estado a adoção da energia solar tem sido favorecida pelas altas tarifas de energia elétrica, o que tem levado consumidores a buscarem fontes alternativas mais econômicas. 
  
Evento carbono neutro e compromisso ambiental
  
Um dos diferenciais do Fórum GD Sudeste, segundo Tiago Fraga, é seu forte compromisso com a sustentabilidade. O evento será carbono neutro, ou seja, todas as emissões geradas serão compensadas. “O Fórum GD Sudeste não se limita somente à capacitação e à criação de um ambiente de negócios. Temos um compromisso real com a preservação ambiental, e a neutralização de carbono faz parte do nosso plano estratégico para minimizar os impactos do evento no meio ambiente”, ressalta Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG.
  
A programação contará com painéis especializados, debates estratégicos e rodadas de negócios, promovendo a troca de experiências entre os principais nomes do setor e impulsionando novos investimentos em energias renováveis.
  
www.forumgdsudeste.com.br | 
	            
    	           
	           |   | 
	            
 	            
                     | 
                   
                 
                
                 |