Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Congresso Brasileiro do Agronegócio
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Carbon Capture Expo e Hydrogen Expo South America reúnem tecnologia, negócios e networking estratégico

10/06/2025
Carbon Capture Expo e Hydrogen Expo South America reúnem tecnologia, negócios e networking estratégico

Rio de Janeiro recebe maior encontro sobre descarbonização e Indústria do hidrogênio da América do Sul

Com a presença confirmada de grandes entidades e lideranças da indústria do hidrogênio e da captura de carbono, a terceira edição da Carbon Capture Expo e da Hydrogen Expo South America será realizada nos dias 11 e 12 de junho, na Expo Mag, no Rio de Janeiro, e promete ser o maior encontro da América do Sul dedicado às tecnologias com entrada gratuita na área de exposição.

O evento promoverá negócios e oportunidades de networking estratégico entre os principais representantes da transição energética no Brasil e no mundo.

A programação contará com a participação de nomes estratégicos, além de profissionais da Dinamarca, Chile, França e Noruega. Entre os destaques, diretamente da Alemanha, o CEO da Hintco, Timo Bollerhey apresentará informações sobre o comércio internacional de hidrogênio verde. Outro convidado é o Secretário Nacional do Ministério de Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Pietro Mendes, que abrirá o evento com as boas-vindas do governo, reforçando o compromisso institucional com o avanço da economia do hidrogênio no Brasil.

No painel internacional, destaca-se a participação de Juliette Petit, gerente comercial da Business France, que contribuirá com a perspectiva francesa e apresentará oportunidades de cooperação internacional na agenda da transição energética. Outro destaque desse painel é o chileno Hans Kulenkampff, CEO da Hinicio, que trará informações sobre modelos de negócio e a integração do hidrogênio nas estratégias energéticas globais, com destaque à América Latina.

No eixo de infraestrutura e logística, Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade e Gestão Fundiária do Porto de Suape, apresentará o papel estratégico do complexo portuário como hub de produção e exportação de metanol verde para o transporte marítimo.

Paralelamente à programação da Hydrogen Expo, a Carbon Capture Expo South America 2025 – CCS Tech Summit reunirá especialistas de destaque no cenário nacional de descarbonização. Claudio Ziglioda, referência em captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS) na Petrobras, abordará o tema “Indústria brasileira e hubs de baixo carbono: competitividade e desenvolvimento econômico”. Já Heloisa Borges, diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), contribuirá com a palestra “Políticas públicas e incentivos para a transição energética: CCS como solução para as metas de Net Zero”.

Apresentados por especialistas de empresas líderes, os seminários técnicos gratuitos vão abordar temas como produção e armazenamento de hidrogênio, sistemas modulares para hidrogênio verde, aplicações industriais, tecnologias de eletrolisadores, soluções de compressão e transporte seguro, entre outros. Para participar, basta realizar o credenciamento gratuito como visitante e escolher os temas de interesse. É recomendável chegar cedo para garantir lugar nas sessões de maior demanda. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento.

Movidos à hidrogênio

Entre as atrações da edição deste ano, a mais recente novidade está na exibição do modelo Honda CR-V e:FCEV, o primeiro SUV híbrido movido a eletricidade e célula de hidrogênio da marca japonesa. O veículo, que será apresentado no Brasil pela primeira vez, promete chamar a atenção dos visitantes no espaço de exposição.

O modelo é equipado com motor elétrico dianteiro de 176 cv e 31,7 kgfm, alimentado por duas fontes: um módulo de célula a combustível que transforma o hidrogênio armazenado em energia elétrica; e uma bateria recarregável. O cilindro comporta até 4,3 kg de hidrogênio. Por enquanto, o modelo está disponível apenas para aluguel nos Estados Unidos.

Conexões e networking

O curador técnico do evento, Ansgar Pinkowski, destaca a necessidade de promover debates mais abertos e participativos, criando um ambiente propício para a troca de ideias entre especialistas, governo e indústria. “Estamos em uma fase de transição, saindo do estágio inicial marcado por altas expectativas e avançando para um período de consolidação. É fundamental discutirmos o que vem pela frente e como podemos, juntos, superar os desafios que surgiram”, afirma.

A Hydrogen Expo South America 2025 reforça a importância da discussão estratégica e atualizada para a consolidação do setor de hidrogênio no Brasil. Entre os desafios apontados por Ansgar, estão por exemplo a regulamentação das leis aprovadas recentemente e a infraestrutura de transmissão de energia elétrica no Nordeste.

Para fomentar tais debates, a organização da Hydrogen Expo estruturou uma abordagem dinâmica para os painéis, com foco em discussões mais interativas, para promover conexão e diálogo entre os especialistas e público presente. A intenção é que os moderadores, como Fernanda Delgado, CEO da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABHIV), incentivem os palestrantes a responderem questões críticas e a explorarem possíveis soluções. O evento reunirá lideranças do setor energético, governo, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética no Brasil.

Carbon Capture Expo: evento paralelo à Hydrogen Expo South America

Com o avanço das metas globais de neutralidade climática, as tecnologias de descarbonização assumem papel estratégico na agenda de governos e empresas. A Carbon Capture Expo discutirá as rotas de descarbonização por meio de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

O CCS Tech Summit reunirá especialistas que apresentarão painéis técnicos sobre regulamentação, certificação, infraestrutura e investimentos durante os dois dias de evento.

Serviço:

Carbon Capture Expo / Hydrogen Expo South America
Data: 11 e 12 de junho de 2025
Horário da feira: 10h às 19h
Horário das conferências: 9h às 17h
Local: Expo Mag - Rio de Janeiro/RJ

https://hydrogenexpo.com.br
https://carboncaptureexpo.com.br
 
 
 
Entrevista
» Entrevista com Marcelo Sinhorini, CEO e fundador do Agro Summit
Últimos Destaques 
12/06/2025
» 33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho abrem nesta quinta-feira
12/06/2025
» Marina Itajaí Boat Show reúne principais estaleiros do país entre os dias 3 e 6 de julho
12/06/2025
» Aviation XP Centro-Oeste este ano vai levar mais de 3 mil pessoas ao condomínio aeronáutico Liberty
12/06/2025
» 8ª Burger Expo acontece em São Paulo em julho: a primeira e maior feira de negócios do setor no Brasil
11/06/2025
» 15ª Conferência do Ibracon reúne especialistas para debater tendências da Contabilidade e Auditoria Independente
mais...
  buscar destaques: