De volta para a casa, a 32ª edição do Inspiramais, maior salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, moveleira e de bijuterias, abriu com otimismo e exaltando a união da cadeia produtiva. O evento, que aconteceu entre os dias 15 e 16, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, reúne mais de 150 expositores e deve receber mais de 8 mil compradores e profissionais do setor, um recorde de visitação.
Na abertura oficial do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, agradeceu aos parceiros que fazem o salão acontecer, especialmente a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Sebrae Nacional, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (Abit) e a Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). “Friso, aqui, a importância desse nosso retorno às origens, agora com o Inspiramais acontecendo também em São Paulo na sua edição de julho. A escolha pela capital paulista se deu por São Paulo ser o centro de negócios do Brasil e também para nos aproximarmos de todos os importantes polos do Brasil. E como o evento aborda a moda, sabemos que São Paulo abriga um centro de referências e inspirações muito importante para o desenvolvimento de produtos”, disse o dirigente, ressaltando que, na cidade, o Inspiramais aumenta a sua abrangência e destaca a transversalidade dos materiais apresentados, com aplicações que vão da indústria da moda ao pet e à tapeçaria automotiva.
Na sequência a superintendente da Assintecal, Sivana Dilly, destacou alguns números importantes do salão, que recebe mais uma edição do Projeto Comprador, realizado em parceria com a ApexBrasil, e as caravanas de alguns dos principais polos calçadistas brasileiros, com a atuação fundamental dos sindicatos das indústrias de calçados de Franca, Birigui, Jaú, Nova Serrana e Maringá. “Somente com o apoio desses parceiros, trouxemos para o salão mais de 310 compradores”, contou. Já pelo Projeto Comprador foram trazidos 35 grupos internacionais da América Latina e Portugal.
Cenário global
Silvana falou sobre a instabilidade global e o papel do Inspiramais enquanto produto fomentador de negócios para a cadeia produtiva da moda. “Sabemos que o cenário global é dinâmico e complexo, com desafios e oportunidades que se reconfiguram constantemente. Diante de um panorama internacional em constante evolução, é fundamental estarmos atentos e adaptados. E é justamente nesse contexto que o Inspiramais se destaca como um exemplo concreto de como a cooperação e a integração internacional podem gerar resultados positivos e tangíveis”, disse a superintendente, acrescentando que o salão é “prova viva” de que, através do diálogo, do intercâmbio de ideias e da colaboração, é possível construir pontes e fortalecer laços que impulsionam o desenvolvimento de todo o setor.
Esperança comprometida
Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, ressaltou a importância do evento para a moda nacional. “No Inspiramais, conhecemos, com dois anos de antecedência, o que vai estar nas lojas. Nossa pesquisa, a Human, que deu origem aos lançamentos aqui apresentados, mostra que vivemos um tempo de esperança comprometida, ao contrário da coleção anterior, a Burnout”, explicou. Segundo ele, a moda lançada pelo Inspiramais reflete a força do ser humano, que com o auxílio das ferramentas de Inteligência Artificial, pode produzir mais e melhor em consonância com o sentimento de um consumidor cada vez mais cansado das “repetições da indústria e das ideias”.
A abertura do Inspiramais contou, ainda, com as presenças de representantes do CICB e da Abit.
Certificações do Origem Sustentável
A cerimônia de abertura marcou, ainda, a certificação de cinco empresas no Origem Sustentável, único programa de acreditação de práticas ESG voltado para a cadeia produtiva do calçado no mundo. Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%).
Na oportunidade, foram certificadas a Cipatex (Diamante), a Fibrart (Prata), Jotaclass (Prata), a ITM (Prata) e a Passalacqua (Prata).
O salão
O Inspiramais é uma realização da Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel. A realização é do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. Mais informações e credenciamento no site www.inspiramais.com.br.
Confira alguns números do evento:
- Mais de mil materiais lançados em acordo com a pesquisa Human, coordenada pelo renomado estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa Assintecal;
- Mais de 150 empresas expositoras, com materiais inovadores e sustentáveis que abastecem as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria automotiva, pets, entre outras;
- Expectativa de visitação de mais de 8 mil compradores nacionais e internacionais, empresários e profissionais do setor;
- 35 grupos internacionais confirmados da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Portugal;
- 10 palestras com renomados profissionais da indústria da moda.
www.inspiramais.com.br |
|
|
|