Com participação da Ecophon, marca do grupo Saint-Gobain, evento global chega a São Paulo e destaca inovações acústicas e conexões entre ciência, arquitetura e saúde
Para quem vive em grandes cidades brasileiras, o excesso de ruído já faz parte da rotina: trânsito intenso, obras, bares, buzinas, sirenes e aparelhos de som. Muitas vezes, o problema é naturalizado, mas os impactos do barulho vão muito além do incômodo momentâneo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído realmente costuma ser negligenciado e pode causar distúrbios do sono, problemas cardiovasculares, déficit de atenção, estresse e até prejuízos cognitivos. Ainda de acordo com a OMS, mais de 1 bilhão de jovens e adultos entre 12 e 35 anos de idade correm o risco de perda auditiva devido à exposição crônica ao ruído.
Apesar da gravidade, o tema ainda recebe pouca atenção nos debates sobre qualidade de vida. É nesse cenário que o Inter-Noise 2025, maior congresso internacional sobre ruído e acústica, ganha relevância especial. Realizado anualmente em diferentes cidades do mundo, o evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto, no WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel.
A 54ª edição do evento reunirá especialistas do setor de acústica, pesquisadores, urbanistas, autoridades públicas, arquitetos e fabricantes. A Ecophon, marca do grupo Saint-Gobain e referência global em soluções acústicas de alta performance, será um dos patrocinadores. A marca participa da programação com a palestra “Fade One: acústica invisível - aplicação e estudos de caso”, de Juan Negreira, doutor em Engenharia Vibroacústica pela Universidade de Lund, na Suécia, e diretor técnico e de marketing da Ecophon Espanha e Portugal, liderando estratégias de desenvolvimento de mercado e soluções acústicas. Negreira apresentará detalhes sobre uma solução em forro acústico monolítico e que se adapta a diferentes superfícies, sejam elas retas, curvas ou angulares, como abóbadas e domos.
“O ruído urbano é um desafio coletivo. São Paulo, como outras metrópoles globais, enfrenta índices elevados de poluição sonora, que comprometem o bem-estar da população. Nosso papel é contribuir para transformar esse cenário, levando conhecimento técnico e soluções que realmente controlem o ruído nos ambientes e tornem esses espaços mais saudáveis e acolhedores”, comenta Paula Petroni, gerente comercial da Ecophon Brasil.
Durante os quatro dias de evento, a Ecophon terá ainda um estande exclusivo com a presença do seu time de especialistas para apresentar as tecnologias e soluções da marca e discutir tendências de tratamento acústico em diferentes tipos de projeto, de escolas e hospitais a restaurantes e espaços corporativos. Além disso, também será realizado o workshop “O som do amanhã: sustentabilidade que se sente”, com o CEO do Green Building Council (GBC) Brasil, Felipe Faria, e com a coordenadora de Especificação da Ecophon, Belisa Soares. Juntos, eles abordarão os ganhos econômicos e diferenciais competitivos de atrelar a sustentabilidade em projetos da construção e como a acústica se conecta com o tema.
Para a marca, o Inter-Noise representa um espaço estratégico de diálogo técnico e urbano. “Acreditamos que o conforto acústico precisa ser incorporado desde a concepção dos espaços, como parte essencial de projetos mais inclusivos, sustentáveis e saudáveis. Não se trata apenas de eliminar ruídos, mas de transformar a experiência dos usuários nesses ambientes”, finaliza Paula.
Serviço
Inter-Noise 2025
Quando: de 24 a 27 de agosto
Onde: WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel – São Paulo/SP
https://internoise2025.org |
|
|
|