Dor nas costas: lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas
"Lombalgia crônica e exercício: o que realmente funciona?" será foco de discussão entre especialistas de saúde no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Salvador. Cerca de 80% da população mundial sentirá dor na coluna em algum momento da vida.
Dor nas costas: lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas
“Lombalgia crônica e exercício: o que realmente funciona?” será foco de discussão entre especialistas de saúde no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Salvador. Cerca de 80% da população mundial sentirá dor na coluna em algum momento da vida.
A lombalgia, dor localizada na região lombar da coluna, é um problema extremamente comum e afeta mais pessoas do que qualquer outra patologia musculoesquelética. Trata-se da segunda causa mais frequente de consultas médicas, ficando atrás apenas do resfriado comum.
Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial apresente dor lombar em algum momento da vida. A boa notícia é que, na maioria dos casos, há resolução espontânea e cerca de 50% dos pacientes apresentam melhora após uma semana, 90% em até oito semanas e somente 5% continuam com sintomas por mais de seis meses, podendo evoluir para quadros de incapacidade.
“Dor lombar é a condição que mais acomete a população mundial, e por si só isso já torna o tema extremamente relevante”, afirma o fisioterapeuta e pesquisador Fábio Luciano Arcanjo de Jesus. Segundo ele, o diagnóstico geralmente é bem conduzido por reumatologistas, com o apoio de fisioterapeutas. No entanto, a forma como o tratamento é realizado pode influenciar diretamente no desenvolvimento da dor crônica.
“Muitas vezes os exercícios precisam ser revistos e acompanhados de forma adequada, porque há pacientes que pioram justamente pela forma incorreta com que os exercícios terapêuticos são executados. Toda atividade deve ser muito bem definida e conduzida para garantir uma boa evolução do quadro”, complementa o especialista.
O tema “Lombalgia crônica e exercício: o que realmente funciona” será discutido durante o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que será realizado em Salvador. No dia 19 de setembro, o especialista Fábio Luciano Arcanjo de Jesus conduzirá conferência sobre as evidências científicas mais atuais que apontam quais exercícios são eficazes no alívio da dor e na evolução positiva da doença.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio, Salvador - BA
https://sbr2025.com.br |
|
|
|