Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
13ª Bienal do Mercosul divulga lista oficial de artistas e espaços expositivos

01/06/2022
13ª Bienal do Mercosul divulga lista oficial de artistas e espaços expositivos

Gratuita, a mostra ocupa diferentes espaços em Porto Alegre de 15 de setembro a 20 de novembro

A 13ª Bienal do Mercosul reflete sobre experiências coletivas nesta edição, que retoma formato presencial em 2022. O evento é assinado pelo curador-geral, Marcello Dantas, e os curadores adjuntos Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano. Com acesso gratuito, as exposições, que incidem sobre o tema Trauma, Sonho e Fuga, pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. A mostra, presidida pela empresária Carmem Ferrão, acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em diferentes espaços de Porto Alegre. Confira a lista completa dos artistas abaixo.

Esta edição reconhece nos traumas – individuais ou coletivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga. Assim, a vivência traumática coletiva, como é o caso da pandemia de Covid-19, impulsiona a criação artística para um novo território. O impacto no imaginário comum, por meio da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma condição imposta a todos nós.

Trabalhando na fronteira entre a arte e a tecnologia, o curador-geral desta edição, Marcello Dantas, é um criador interdisciplinar. Por trás da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa, a Japan House e o Museu do Caribe, na Colômbia, Dantas produz exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção. “A mostra acontecerá em cinco plataformas distintas, cada uma objetivando atingir uma combinação de públicos diferentes e conteúdos originais, provocando de forma disruptiva, sensorial e reflexiva”, esclarece Dantas.

Na presidência da Fundação Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão enxerga nesta uma edição global, que terá mais de 90 artistas de 20 países diferentes. “Mais do que democrática e inclusiva, esta Bienal trará inovação e tecnologia, além de apresentar novos talentos e espaços da cidade a quem nos visitar. Meu desejo é levar a arte contemporânea para todos”, afirma a presidente.

Além de obras no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs no Memorial do Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro – interligada aos Armazéns do Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Ling e no Instituto Caldeira, a edição criará um percurso de Arte Urbana na região central da cidade. A Bienal também contará com um núcleo histórico de obras de outras edições no Memorial do Rio Grande do Sul. Artistas como o catalão Jaume Plensa, o mexicano-canadense Rafael Lozano-Hemmer, o britânico radicado em Berlim Tino Sehgal, a pioneira da arte performática Marina Abramovic e a artista e arte-terapeuta Lygia Clark compõem a lista formada por mais de 90 artistas selecionados para a Bienal.

Chamada aberta/Transe

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lançou, em 2021, o Chamada Aberta, que recebeu mais de 880 propostas de 22 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha. Inédito na mostra, o edital selecionou 19 artistas e coletivos para compor a exposição Transe, no mais novo espaço cultural da cidade, o Instituto Caldeira. Os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais. Dos projetos selecionados pelos curadores Marcello Dantas, Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano, 15 são brasileiros e outros quatro são de artistas ou coletivos da Argentina, do Uruguai, do Peru, da Bolívia e dos Estados Unidos. Para Dantas, “além da alta qualidade das propostas apresentadas, a surpresa foi encontrar também pesquisas que relacionam arte, biologia e elementos orgânicos que se mostraram consistentes e bastante inovadoras”. Até o início da 13ª Bienal do Mercosul os artistas têm mentorias com os curadores e suporte técnico em laboratórios de entidades parceiras com acesso a materiais e equipamentos.

Hypnopedia - enciclopédia audiovisual de sonhos

Projeto colaborativo do artista mexicano Pedro Reyes, o Hypnopedia - enciclopédia de sonhos convida o público a produzir filmes registrando suas memórias oníricas a partir de linguagens diversas. Os materiais serão selecionados e compilados para apresentação no MARGS e nas redes sociais da Bienal. Interessados em orientações, podem participar de encontros online e oficinas práticas e presenciais a partir de maio na Casa de Cultura Mario Quintana e no Instituto Ling.

Arte Urbana

Obras de reconhecidos artistas brasileiros que atuam no espaço público das cidades ativarão uma circulação cultural e de pedestres na região central de Porto Alegre. A parte externa da Usina do Gasômetro, os Armazéns do Cais do Porto, as ruas do Centro Histórico e a Casa de Cultura Mário Quintana farão parte do circuito.

A Usina do Gasômetro também será ocupada por instalações de artistas latino-americanos que, por meio de ocupações simbólicas, atuando em zonas limítrofes e com atrito entre elas, a mostra será formada por criações que revelam a tensão deste momento.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo é uma das ações da programação da Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre desde 1997. Em 2007, na 6ª edição, alcançou um novo patamar, permitindo maior integração com a comunidade e os diferentes públicos. A partir desse momento, a ação educativa se tornou permanente na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, cumprindo assim seu papel institucional de formação ao promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo por meio de formações e oficinas, por exemplo. Para a 13ª edição, a equipe educativa organizou ações voltadas para públicos diferenciados.

Um diálogo sincero - Curso para Formação de Mediadores, que acontece entre 12 de julho e 14 de setembro, no Centro Cultural da UFRGS, é voltado para estudantes e profissionais interessados. Gratuito e dividido em dois módulos, o curso abordará conteúdos práticos e teóricos sobre mediação em artes visuais, educação, arte contemporânea, acessibilidade cultural e cidadania. Além de reflexões envolvendo os temas desta edição da Bienal - Trauma, Sonho e Fuga, ações do Projeto Educativo e atividades práticas preparatórias para o dia a dia da equipe de Mediação na mostra integram o currículo. O segundo módulo, composto por 14 encontros, apresentará conteúdos teóricos direcionados às discussões artístico-pedagógicas específicas do evento, além de práticas coletivas de pesquisa e visitas mediadas experimentais, realizadas junto aos Educativos de instituições locais de artes visuais.

Zonas de contato - Seminário da 13ª Bienal do Mercosul abordará o tema Trauma, Sonho e Fuga a partir de diferentes experiências, formações e áreas de conhecimento. Serão seis encontros presenciais, entre junho e novembro, realizados no Salão multiuso do Instituto Ling. Em breve serão divulgadas as datas, os convidados confirmados e as inscrições para o seminário.

Com encontros presenciais entre junho e novembro no Instituto Ling, o Conversas de cozinha - Bastidores da 13ª Bienal do Mercosul irá desmistificar os processos artísticos e aproximá-los da comunidade, a partir do dia a dia das equipes de produção, educativo e arquitetura desta Bienal.

Outras ações como oficinas para públicos espontâneos e agendados, workshops para professores, participação em projetos artísticos específicos comissionados para esta Bienal, ocupações educativas por meio da articulação de atividades do educativo em outras instituições, estão na programação do Educativo.

Ao longo de 12 edições, o Projeto Educativo já realizou um milhão e 200 mil agendamentos escolares, produziu 298 mil materiais didáticos para alunos, professores e instituições de ensino e já formou mais de 2 mil mediadores.

Lista de artistas

Adrianna Eu
Alejandra Dorado
Antonio Henrique Amaral
Antonio Tarsis
Bruno Borne
Camila Sposati
Carlos Nader
Carlos Zerpa
Cesar & Lois
Craca
Daniel Lie
Daniel Monroy Cuevas
Daniel Senise
Daniel Steegmann Mangrané
David Manzur
Denise Milan
Dora Smék
Elias Maroso
Ênio Pinalli
Esfincter
Estela Sokol
Evgen Bavcar
Fayga Ostrower
Felippe Moraes
Fernando Baril
Fernando Sicco
Francisco Stockinger
Franco Callegari
Gabriel de la Mora
Gabriela Mureb
Garrett Bradley
Gastão Hofstetter
Gisela Waetge
Gustavo Prado
Guto Nóbrega
Héctor Zamora
Iole de Freitas
Ivan Caceres
Janaína de Barros
Janaina de Mello
Jaume Plensa
Juliana Góngora
Julius Von Bismarck
Karin Lambrecht
Karola Braga
Leandra E. Santo
Leandro Lima
Leonardo Drew
Leticia Monte, Ana Vitória e Carolyna Aguiar
Lia Menna Barreto
Lídia Lisbôa
Liuska Astete
Lucas de Sordi
Lucas Dupin
Luísa Mota
Luiz Roque
Luzia Simons
Lygia Clark
Mara Weinreb
Marilá Dardot
Marina Abramovic
Martin Soto Climent
Mazenett Quiroga
Milton Kurtz
Nati Canto
Nico Vascellari
Nídia Aranha
Noélia de Paula
Panmela Castro
Pedro Carneiro
Pedro Reyes
Pierre Fonseca
Poema Mühlenberg
Rabih Mroué
Rafael Lozano-Hemmer
Raphael Escobar
Sebástian Calfuqueo
Silêncio Coletivo - Jaime Lauriano e Igor Vidor
Tino Sehgal
Túlio Pinto
Tunga
Vera Chaves Barcellos
Vitor Mizael
Vivian Cacuri
Walid Raad
Yeddo Titze
Zé Bento

www.bienalmercosul.art.br
 
 
 
Destaque
» Feiras 2024: veja os números do 1º semestre para BH, CWB, POA, RJ e SP
Últimos Destaques 
19/07/2024
» Expolazer 2024 muda de local e vai para o Distrito Anhembi
19/07/2024
» Brasília Boat Show: Brasília recebe o primeiro Boat Show da região, de 14 a 18 de agosto
19/07/2024
» The Brazil Conference & Expo apresenta oportunidades para impulsionar os mercados interno e externo
19/07/2024
» VisionDay chega a São Paulo com soluções inovadoras para empreendedores
18/07/2024
» Inspiramais prepara edição com muito conteúdo de moda e negócios
mais...
  buscar destaques: