Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Congresso Brasileiro do Agronegócio
 
     
 
Destaques & Notícias
 
42º Congresso Paulista de Fitopatologia debate tendências e inovações em controle biológico

08/06/2022
42º Congresso Paulista de Fitopatologia debate tendências e inovações em controle biológico

O controle biológico de doenças de plantas e o microbioma do solo, que estão transformando os cultivos agrícolas, serão discutidos durante o 42º Congresso Paulista de Fitopatologia, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Os impactos ambiental e social da produção de alimentos são, em certa extensão, conhecidos dos consumidores que, cada vez mais, demandam sustentabilidade dos meios de produção. Um próspero “ecossistema de inovação” está se desenvolvendo, com o surgimento ou fortalecimento de empresas inovadoras. Essa convergência tecnológica e social, que é a tendência para todas as ciências e inclui a fitopatologia e o controle biológico, será abordada na conferência inaugural pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marcelo Morandi. "O controle biológico há muito deixou de ser o 'patinho feio' da sanidade vegetal", acredita ele. "É hoje uma ciência robusta e reconhecida, bem como um mercado efervescente".

Conforme Morandi, "soluções tecnológicas para os desafios da implementação do controle biológico no campo estão em pleno desenvolvimento nas instituições de pesquisa e nas empresas". Avanços na biologia computacional, biologia molecular, química de produtos naturais, bioestatística, nanotecnologia, tecnologia da informação, inteligência artificial, entre outros, estão permitindo a convergência de conhecimentos que unem "bits, genes, neurônios e átomos” e permitem compreender e até planejar as interações entre plantas, microrganismos, insetos e outros elementos da natureza.

De acordo com Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e presidente da comissão organizadora do Congresso, “no Congresso Paulista de Fitopatologia, organizado em 2012 pela Embrapa Meio Ambiente e pela Associação Paulista de Fitopatologia, o controle biológico foi discutido intensamente. Os novos conhecimentos, obtidos pela ciência, nos últimos anos, permitiram que o controle biológico crescesse mais de15% ao ano. Portanto, é de extrema importância ampliar as discussões sobre o tema diretamente e os intrinsecamente envolvidos para que a sociedade usufrua cada vez mais de tecnologias sustentáveis".

Confira a programação completa: http://eventos.fundag.br/events/489bed45-386d-49e6-b88b-49fc3324a66f
 
 
 
Entrevista
» Entrevista com Vanessa Chiarelli, diretora executiva da Bop Comunicação
Últimos Destaques 
23/06/2025
» Fispal Tecnologia: indústrias de alimentos e bebidas aceleram demanda por operações limpas e eficientes
23/06/2025
» Usain Bolt traz ao Brasil sua visão de excelência e futuro: Recordista mundial é destaque no iFood Move 2025
23/06/2025
» Eletrolar Show 2025 antecipa os lançamentos da indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
23/06/2025
» Festival Colabora Moda Sustentável oferece 5 mil ingressos gratuitos para evento inédito em São Paulo
20/06/2025
» Saie Vetro 2025 promete maior edição com crescimento de 30% em público e mais de 120 expositores
mais...
  buscar destaques: