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Conheça os artigos selecionados para a Semana da Aeamesp e 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

13/07/2022
Conheça os artigos selecionados para a Semana da Aeamesp e 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp) divulga hoje a lista das sínteses de artigos técnicos para desenvolvimento e participação na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 114 foram selecionados para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.

Os autores têm até o dia 24 de julho de 2022 para encaminhar os artigos técnicos para a Aeamesp, através do sistema de inscrição - www.aeamesp.org.br/trabalhos . Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.

Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 7 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 13 de setembro.

O 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Aeamesp, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.

Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento de artigo por categoria:

Artigos que concorrem ao 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU:

- Categoria 1

Aplicação do Analytic Hierarchy Process na Avaliação de Projetos para Trens Turísticos no Brasil
Análise de sensibilidade dos novos modelos de divisão modal do Metrô de São Paulo
Calculando Acessibilidade por meio da Mobilidade
Distribuição espacial das viagens por transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo
Gerenciamento de Programas: ampliando o foco da gestão orientada a entregas para benefícios
Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro
O porque dos baixos investimentos no transporte ferroviário do Brasil
Planejamento da expansão do metrô na cidade do Rio de Janeiro
Regulamentação da Política de Subsídios Tarifários do Metrofor
Remodelação da Linha Oeste do Metrofor para a mitigação do efeito barreira
Resultados de uma possibilidade metodológica de índice de caminhabilidade para entorno de estações D
Simulador para cálculo dos carregamentos e fatores teóricos da demanda da L15_Método Defasagens
Um novo modelo de negócios metroferroviário: Aplicação ao sistema do Metrô do Recife

Categoria 2

A análise energética como ferramenta de valoração do impacto ambiental dos sistemas de transportes
A Importância da Gestão de Clima Organizacional para Obtenção de Maior Engajamento de Equipes
A liderança no pós-pandemia e sua importância na construção de ambientes psicologicamente seguros
Análise de expansão nos serviços de trens metropolitanos de maneira mais eficiente em termos energéticos
Aplicação de Business Intelligence na Gestão do Conhecimento - Desenvolvimento Ágil (Scrum)
BSC e OKR - Combinação perfeita para atingir e manter resultados coletivos exponenciais (10X Mais)
Combate à Covid19: aperfeiçoamento dos processos de limpeza de trens e geração de impactos positivos
Construção sustentável em linhas futuras do Metrô de São Paulo
Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens
Estudo ambiental em conjunto ao anteprojeto de engenharia resultados na perspectiva do licenciamento
Gestão de ativos na melhoria das portas dos trens do Metrô de São Paulo
Gestão do Conhecimento - um estudo de caso: Gsoflix
Implantação de aplicação em ambiente de internet da rede metroviária para atendimento de consultas
Metodologia integradora e inovadora para redesenho de processos - case na inspeção do Metrô-SP
Paisagismo como Infraestrutura de drenagem nas estações ferroviárias - Jardim de Chuva
Sustentabilidade e inovação tecnológica por meio da regeneração de óleo

Categoria 3

Automação das linhas de bloqueio para gestão inteligente do acesso às plataformas de embarque
BIM e Linguagem de Programação Visual: parametrização, padronização e extração de planilhas
Centro de Inteligência da Manutenção - Transição para manutenção preditiva
Classificação da suspensão de trens a partir de redes neurais alimentadas por dados de acelerômetro
Construção de paredes diafragmas com análise do tempo de contato entre armadura e a lama bentonítica
Controle de sobretensão causada por frenagem regenerativa no sistema metroferroviário de Belo Horizonte
Dispositivo para medição de força de acionamento do "booster" de truques dos trens Alstom e Mafersa
Melhorias na Linha 10 - Turquesa da CPTM
Monitoramento Embarcado de Termografia para Manutenção Preditiva na Via Permanente Metroviário
Rota em tempo real
Segurança Cibernética nos Trilhos - Aplicação Prática em Projetos de Sistemas
Sistema Autônomo de Inspeção de Dinâmica de Via Permanente - NomadVibe
Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista
Sistemas antifurto para sinalização ferroviária - Estudo de caso aplicado na linha 7 (Rubi) da CPTM
Supervisão do sistema de alimentação elétrica da sinalização ferroviária
Uso de Rádio Frequência para automação de passagens em nível de vias não segregadas

Artigos que não concorrem ao Prêmio:

Categoria 1

A gestão de projeto de Habitação de Interesse Social para famílias atingidas pela Linha 15 do Metrô
Cenários socioeconômicos no novo modelo de previsão de demanda do Metrô de São Paulo
Microacessibilidade nas estações de metrô: uma proposta de metodologia de levantamento de requisitos
MVP como ferramenta de análise da demanda potencial por espaços de coworking na estação SCT
Site Notificação de Registros
Smart Station in Smart Cities: A Semana de Inovação CPTM & Hackathon aberto 2021
Uso e Ocupação do Solo - Uma reflexão sobre as transformações da área urbana metropolitana
Utilizando a metodologia Net Back para testar a viabilidade em projetos de trens turísticos

Categoria 2

A importância das Ações Solidárias promovidas pela CPTM: engajamento no apoio de projetos sociais
Capacitações Especiais como instrumento para humanização no atendimento ao passageiro
ChatBot: Inovação para melhor experiência do cliente
CPTM criando a Mobilidade Sustentável
Diferenças raciais no entorno das estações do transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo
Gentileza como linguagem de transformação comportamental no transporte de massa
Gestão Integrada do Orçamento de Materiais e Serviços Operacionais
GOP Blended Learning: Ensino híbrido para capacitação técnico operacional na gerência de operações
GOP Network Learning: tecendo a rede colaborativa de educadores da gerência de operações do Metrô
Iniciativas ESG Integradas à Gestão de Riscos Corporativos
Melhoria contínua e foco no cliente: Estudos de aprofundamento da Jornada do Cliente CPTM
Memória Ferroviária: Criação do Centro de Documentação, Memória, Arte e Cultura da CBTU João Pessoa
MetrôEAD - Apoio na construção da capacitação técnica para a excelência na prestação de serviço
MetrôExpert - Garantia da melhor estrutura de gestão e execução da capacitação técnica operacional
MetrôGames - Fábrica de games para inovar no processo de capacitação técnica de alta qualidade
Metrônline - Agilidade e assertividade na atuação de todos os stakeholders envolvidos na operação
MetrôTUBE - Capacitação Técnica com inovação para desenvolvendo e aumento do senso pertencimento
MetrôzOOm - Foco no aprendizado por meio da ampliação de detalhes dos equipamentos e sistemas
Modernização Estrutural de Estações sustentáveis de trem resultando na redução de impactos ambientais
Nós somos Acervers! - Estratégia de engajamento por meio de abordagem lúdica
O capital intelectual afeta o desempenho financeiro das empresas de transporte urbano metroviário
O Protagonismo dos Manuais de Treinamento no processo de capacitação técnico operacional
Parcerias de sucesso para um Metrô mais Cidadão
Projeto Você Sabia...
Sistema Automatizado de Emissão de Avisos Sonoros nas Estações da CPTM
Uma análise sobre a inserção da formação de profissionais na área metroferroviária
Utilização de águas do lençol freático nas obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô-SP

- Categoria 3

70 anos de monotrilhos Alweg: expandindo-se ao redor do mundo com novas soluções construtivas
A arquitetura das estações da tecnologia Aeromovel de Canoas - RS
Abordagem cinemática sobre o conforto em viagens de trens do Metrô de São Paulo a partir de imagens
Ampliação da frota do Expresso Turístico na CPTM
Amplificador linear com isolamento fotovoltaico aplicado como sensor em conversores auxiliares
Arquitetura e Engenharia no desenvolvimento de sistema de gestão de pedidos de manutenção
Controle de fluxo de passageiros com deficiências no Metrô de São Paulo - PCDWEB
Decifrando a operação - quadro e programa operacionais para projeto básico de uma futura linha
Desacoplamento da base de novos empreendimentos para mitigar vibrações oriundas do tráfego dos trens
Desenvolvimento do Supervisório de Energia de Tração Experimental para o CCO da Trensurb
Direcionamento de intervenções no sistema ATC a partir da mineração de dados de trens em operação
Equipamento de manutenção de relés de segurança críticos
Equipamentos para a Segurança Pública - Tecnologia Preventiva.
Estatística aplicada em base histórica de prazos para contratos de sistemas de linhas de Metrô
Gestão do AVCB do Metro de SP
Guia Digital de Cabine - Novo acesso a conteúdos digitais nos trens do Metrô de São Paulo
Inspeção e vistoria técnica digital
Inteligência de Dados como alavanca estratégica para a performance operacional sobre trilhos
Internet das Coisas no Metrô de São Paulo: A IoT no monitoramento de condições ambientais
MDL (Módulo Data Logger Metrô): um coletor de dados inteligente para sistemas metroferroviários
Melhoria desempenho da tração nos trens frota E
Metaverso e Realidade Aumentada como Estratégias de Marketing e Fontes de Renda Não Tarifária
Modelo de Gestão de Manutenção, por meio do monitoramento remoto dos sistemas de telecomunicações
Nova Abordagem de Desenvolvimento de Projeto com Uso de Modelos BIM e Integração Interdisciplinar
Para-choque final de via para dois diferentes anti-encavalamentos trens S.100 E S.200 Trensurb
Placa de interface.
Planejamento operacional metroviário para atendimento de eventos e megaeventos
Programação da Oferta de Trens no Metrô -SP: metodologia de produção na pandemia
Reestruturação da Central de Achados e Perdidos (CAP)
Simulação de fluxo de passageiros para estudos de layout de salão de passageiros de trens de metrô
Simulador de porta de plataforma para teste do módulo controlador de Portas e seus periféricos (MCP)
Utilização de eletrocentros em instalações dos sistemas de energia e sinalização da CPTM
Utilização de redes neurais para análise de falhas de tração em motores de corrente contínua
Utilização do software simulação de marcha e sinalização no projeto básico do Metrô-SP

Serviço

28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp
13 a 16 de setembro de 2022
São Paulo - SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br

9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
13 de setembro de 2022
Informações: https://anptrilhos.org.br/evento/premio-de-tecnologia/
 
 
 
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