Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre a agenda de feiras

Receba nosso informativo
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Prêmio Abilux 2022 celebra design independente e brasilidade

22/07/2022
Prêmio Abilux 2022 celebra design independente e brasilidade

Público poderá conhecer toda a criatividade e a eficiência das peças mais bem avaliadas nacionalmente, na Expolux maior evento da indústria da iluminação da América Latina, que acontecerá em agosto, em São Paulo

O anúncio dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Abilux Design de Luminárias, realizado na terça-feira (12), na Fiesp, em São Paulo, teve como destaque o fortalecimento da cultura brasileira como fonte de inspiração para a criação de modelos eficientes, destacou a importância da participação de profissionais que estão trilhando o próprio caminho e também a inovação das empresas que movimentam o setor. Ao todo foram 11 premiações, organizadas em duas categorias: ambientes exteriores e interiores.

Segundo Isac Roizenblatt, diretor técnico da Abilux, um dos destaques desse ano foi a participação de designers independentes, o que trouxe um diferencial de criatividade e de ousadia. Resultado disso, foi possível conhecer projetos com “desenhos mais dinâmicos, linhas mais limpas, melhor aproveitamento das tecnologias dos leds e luminárias mais elegantes”, afirmou.

Com organização da Associação Brasileira das Indústrias da Iluminação (Abilux), em parceria com a Associação dos Designers de Produtos (ADP), o evento tem como objetivo reconhecer os projetos de luminárias tecnicamente eficazes e com soluções modernas, incluindo tendências como economia e segurança, estimulando o setor.

A cerimônia contou com a presença de designers, profissionais autônomos e empresas do ramo de iluminação instituídas no País. Concorreram ao prêmio 83 soluções aplicadas nos segmentos comercial, público, institucional, residência e comercial em duas categorias, com participações de 39 indústrias dos estados de Pará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Premiados

No quesito interiores, um dos destaques foi Bruno Felippe, designer do Studio Accord, da Accord Iluminação, que ganhou as três primeiras colocações na categoria Luminárias de piso, com as peças Naiá (1º lugar), Balance (2º lugar) e Nostalgia (3º lugar). “As peças do primeiro e segundo lugar são inspiradas no folclore brasileiro. Temos a perspectiva de que precisamos criar produtos autênticos e acreditamos muito no valor do design icônico, autêntico e inspirado na cultura brasileira, que é tão rica e possibilita um background imenso para criação com riqueza conceitual”, revelou Felippe.

Já a Munclair Iluminação Brasil conquistou a primeira colocação como Luminárias de teto com o pendente Asa, que pode ser movimentado de maneira similar às asas de um pássaro; a segunda, em Luminárias de mesa, com o modelo Abajur Disco, produzido em alumínio reciclado, que possibilita o direcionamento da luz ao movimentar o disco; e a terceira, em Luminárias de parede, com a arandela ASA, também ecologicamente correta e que possibilita a versatilidade de movimento na vertical, horizontal ou inclinado, ambas desenvolvidas pelo designer Erlon Tessar.

“Escrevemos seis produtos e ficamos felizes com os três resultados. Trabalhamos muito para ter modelos com design assinado, brasileiros, usando o conceito de brasilidade nas nossas criações. Os prêmios vêm para valorizar todo esse trabalho”, destacou Carolina Garcia, diretora de criação e desenvolvimento de produtos da Munclair.

A Zagonel também foi destaque com o reconhecimento em Luminárias industriais com a Olympus SMD (1º lugar) que oferece como vantagens maior conforto visual, fácil instalação, diversidade angular e alta vida útil; e a Luminária Hermética (2º lugar), que proporciona mais luminosidade, economia e proteção garantida contra jatos de água. Além, disso, conquistou a primeira colocação em Projetor, com o Invictus, peça de simples instalação e aplicação em alturas variadas, oferecendo alto fluxo luminoso; e a terceira colocação, na categoria Luminárias para vias públicas, incluindo praças, com a Lumos Evo, que propõe alta eficiência térmica, eficácia luminosa, segurança e economia - ambas em iluminação externa.

Levantaram também as estatuetas como melhores peças para interiores: a Luminária de parede Peg e o Sistema de iluminação Ubá, desenvolvidos pela Omega Light, projeto do designer Ricardo Fahl; e a Donna, em Luminárias para mesa, desenvolvida pela Interlight Iluminação.

Já na categoria exteriores, o poste Monolito recebeu a premiação como melhor design para Luminárias para vias públicas, incluindo praças. O projeto, desenvolvido por Guto Indio da Costa, Noah Miller e Pedro Antunes, designers da Indio da Costa Design, foi produzido em concreto injetado e iluminação simultânea de vias e calçadas em led com única configuração cilíndrica.

Inspirada na criatividade da Escola Paulista, que tem como marca projetos como o MASP, a Residência Milan e o Pórtico da Praça do Patriarca, peça a Brut, criada por Edson Queiroz, designer da Mister LED, conquistou o prêmio de Luminárias para jardim.

A HDA Infrared, desenvolvida pela HDA Iluminação LED para potencializar monitoramentos noturnos de segurança e monitoramento por meio de câmeras de CFTV, com melhores visibilidade e economia, venceu em Luminárias de parede, piso e solo,

O projeto Acqua Aura, da Fasa Fibra Ótica, ganhou em iluminação subaquática ao apresentar uma solução que proporciona um efeito estético de uma “aura de luz”, em piscinas, espelhos d´água e degraus submersos sem nenhuma luminária aparente, “é um sistema muito seguro, não conduz raios UV e energia para a água, já que a fonte fica distante, é de fácil manutenção já que a fibra ótica tem vida útil muito longa e, quando ocorre, é dentro do iluminador que, geralmente, está na casa de máquinas, então não é preciso baixar o nível d’água”, contou Claudia Queiroz Sallouti Alegrini, diretora financeira e sócia-proprietária da empresa, que também conquistou a segunda colocação em Sistemas de iluminação com a peça Valaitsu, aplicada em saunas.

Todos as peças passaram pela avaliação do júri, composto por profissionais reconhecidos, como: Monica Luz Lobo, fundadora e diretora criativa da LD Studio, uma das fundadoras da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI),; Lúcia F. de Souza Pirró, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP e coordenadora dos pós-graduação em Lighting Design do Centro Universitário de Belas Artes; Fernando Forte arquiteto e urbanista, fundador do escritório FGMF e vencedor de prêmios nacionais e internacionais como IAB, AsBEA, Dedalo Minosse, o 21 for the 21st Awards, entre outros.

Compôs também o quadro de jurados, Giorgio Giorgi Junior, desenhista industrial com mestrado em Comunicação e Semiótica e professor da FAU USP; Laercio Marques, designer estratégico e consultor em inovação do Istituto Europeo di Design (IED); Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design; e Rodrigo Brenner, cofundador da multipremiada da Furf Design Studio.

Os especialistas avaliaram nove critérios: estética, inovação, impacto para usuário e sociedade, sustentabilidade, funcionalidade, utilidade, viabilidade de produção, durabilidade e ergonomia. Venceram os projetos que tiveram a maior somatória de notas entre os quesitos julgados.

Exposição na Expolux

Profissionais do setor de iluminação e entusiastas poderão conhecer presencialmente os projetos vencedores da 8ª edição do Prêmio Abilux de Design de Luminárias, na 17ª edição da Expolux, maior feira do setor na América Latina, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

As peças mais bem avaliadas do mercado nacional em 2022, em quesitos como criatividade, estética, inovação técnica e eficiência, integrarão a Mostra Design de Luminárias, uma das principais atrações do evento que mobiliza arquitetos, engenheiros, decoradores, design de interiores, light designers, gestores e outros profissionais ligados ao setor.

“Como parte da programação da feira, os modelos ganharão maior visibilidade nacional e internacional e também inspiração para as tendências de desenvolvimento de soluções nos próximos anos”, afirma Ivan Romão, gerente de produtos da RX (Reed Exhibitions), organizadora da Expolux.

Além da mostra, o evento será palco do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled), também organizado pela Abilux, com grade de conteúdo para atualização dos profissionais e contará com mais de 200 marcas expondo seus produtos e lançamentos.

Os interessados podem fazer o credenciamento para a Expolux no site www.expolux.com.br.

Serviço

17ª Expolux
Data: 2 a 5 de agosto de 2022
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Credenciamento gratuito: www.expolux.com.br
 
 


Últimas Destaques 
12/08/2022
» 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida debaterá os desafios e oportunidades do mundo híbrido
12/08/2022
» 23º Salão de Arte apresenta obras que estarão presentes na exposição
12/08/2022
» in-cosmetics Latin America anuncia novos expositores
12/08/2022
» Congresso Brasileiro do Algodão acontece na próxima semana em Salvador
12/08/2022
» Oktoberfest de Igrejinha apresenta trajes da Corte Infantil
mais...
  buscar destaques: