Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre a agenda de feiras

Receba nosso informativo
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
“Águas subterrâneas:  invisível, indivisível e indispensável” será o tema central do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

01/08/2022
“Águas subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável” será o tema central do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

A programação do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas de 2022 já está mobilizando o Brasil. Após dois anos com atividades virtuais em função da pandemia, o evento que deverá reunir no Espaço Arca em São Paulo, mais de 1500 pessoas entre os dias 2 a 5 de agosto, apresenta uma programação intensa e da maior importância para a sobrevivência do país e do planeta.

Em sua XXII edição, o congresso organizado pela Abas - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, será o primeiro evento presencial realizado após alterações do Novo Marco Regulatório do Saneamento e a aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil, (GM/MS 888) publicada em 4 de maio de 2021. A portaria garante o uso Legal e sustentável de poços e águas subterrâneas em todo o país.

O tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável” está em ressonância com as diretrizes propostas pelo Relatório Unesco sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

A expectativa é grande. Já na conferência Magna, um representante da Unesco irá discorrer sore o tema central do congresso “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável. ”

Já polêmicas como Cidades e Águas Subterrâneas; Grandes Aquíferos brasileiros; Águas Subterrâneas e Mineração; Aquíferos CáXrsticos e os desafios para uma exploração sustentável; O que muda na perfuração de poços no Brasil com o Novo Marco Regulatório do Saneamento e a portaria 888 de Portabilidade da Água fazem parte da programação de conferências e debates com os maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Além disso, os 10 anos do Plano Nacional de Recursos Hídricos e o Programa de Monitoramento de Águas Subterrâneas devem mobilizar ainda mais o setor e trazer boas contribuições ao mercado.

De acordo com o presidente da Abas, o geólogo José Netto, questões como testes de vazão, tratamento de água e recuperação de poços devem atrair muito publico, já que, segundo ele, poucas vezes foram abordados em outros eventos com a profundidade necessária.

Tecnologias, equipamentos e integração

O congresso terá ainda eventos paralelos como a Fenágua – Feira Nacional da Água e o XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.

”Os processos de telemetria e acompanhamento da qualidade dos poços avançaram muito nos últimos anos,” explica o presidente das Abas.

”Os poços tem uma vida útil longa e precisam de monitoramento constante. Para isso traremos equipamentos e tecnologias avançadas que permitam melhores condições nas perfurações, conjuntos de bombeadores dos principais fabricantes do mundo entre outras coisas.”

Essa edição da Fenágua será a maior e mais importante desde sempre,” conclui o presidente da Abas. Dessa vez estaremos num espaço que permite mais 100 expositores e maquinários para demonstração.”

As inovações da Fenágua acontecem também no conteúdo. O último dia (5 de agosto) está reservado para uma série de Summits, ou seja, eventos voltados ao público consumidor com palestras técnicas e workshops realizados pelos próprios expositores.

A programação completa do evento, inscrições e lista de trabalhos inscritos você pode ver em www.xxiicongressoabas.abas.org.

Declaração São Paulo - Bruxelas

Em 2021 Nesse ano, a Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) realizou decidiu realizar dois congressos: em agosto de 2021, o 47º Congresso da IAH em São Paulo, Brasil, e, em setembro de 2021, o 48º Congresso da IAH em Bruxelas, Bélgica.

Para esta ocasião, os Capítulos Nacionais da IAH no Brasil e na Bélgica, juntamente com o Comitê Executivo da IAH, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), e a Asociación Latinoamericana de Hidrología Subterránea para el Desarrollo (ALHSUD) lançaram um questionário sobre os desafios das águas subterrâneas e soluções para conscientização a sua gestão e consciencialização e gestão sustentável. Centenas de hidrogeólogos de todo o mundo participaram.

A análise das respostas e sugestões para reflexão formaram a base do documento que recebeu o nome de Declaração das Águas Subterrâneas de São Paulo – Bruxelas, também alvo das discussões do congresso e que estão sendo compartilhadas e divulgadas com entidades e governos de todo o mundo.

Conheça o documento em português: www.abas.org/wp-content/uploads/2022/05/
S%c3%a3o-Paulo-Brussels-Declaration-Brabel-Iah-Port..pdf


Serviço:

XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
XIII Encontro de Perfuradores de Poços e Fenágua 2022
Quando: 2 a 5 de agosto de 2022
Local: Espaço Arca - São Paulo/SP
www.xxiicongressoabas.abas.org
Realização: Abas – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org.br
 
 


Últimas Destaques 
12/08/2022
» 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida debaterá os desafios e oportunidades do mundo híbrido
12/08/2022
» 23º Salão de Arte apresenta obras que estarão presentes na exposição
12/08/2022
» in-cosmetics Latin America anuncia novos expositores
12/08/2022
» Congresso Brasileiro do Algodão acontece na próxima semana em Salvador
12/08/2022
» Oktoberfest de Igrejinha apresenta trajes da Corte Infantil
mais...
  buscar destaques: