Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre a agenda de feiras

Receba nosso informativo
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Congresso da Mobilidade Elétrica discutirá soluções para cidades inteligentes e gargalos no Brasil

02/08/2022
Congresso da Mobilidade Elétrica discutirá soluções para cidades inteligentes e gargalos no Brasil

C-Move reunirá especialistas, de diversas partes do mundo, e abordará políticas públicas, tecnologias e tendências sobre os desafios da eletromobilidade, no Brasil e nos principais países da América Latina.

Previsto para os dias 1 e 2 de setembro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP), o C-Move – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos terá um módulo com quatro painéis dedicados à discussão de soluções para cidades inteligentes. O evento, que é realizado de forma simultânea ao salão VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, que acontece entre os dias 1 a 3 de setembro, no mesmo local, reúne especialistas de diversas partes do mundo e aborda políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade híbrida e elétrica no Brasil e no mundo.

“A mobilidade elétrica é um ponto central de uma cidade inteligente e, por isso, acredito ser importante promover uma discussão aprofundada sobre como os veículos elétricos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e qual a infraestrutura, incluindo serviços e componentes, necessária para que esse sistema funcione de forma fluida”, destaca Ricardo Guggisberg, presidente da Mes Eventos, organizadora do VE e do C-Move.

O mercado de veículos elétricos, no Brasil, tem evoluído na última década, passando de 117 unidades, registradas em 2012, para mais de 101 mil, emplacadas pela Senatran até 15 de julho de 2022.

De acordo com José Police Neto, especialista em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e um dos curadores do Congresso, a discussão é essencial para que se identifique os reais gargalos da eletromobilidade no País. Como o Brasil tem grande potencial de geração de energia elétrica renovável, é importante que o modelo de eletrificação brasileiro possa explorar, ao máximo, as características e equipamentos existentes.

“Já temos uma importante infraestrutura de geração de energia limpa. Nossa transmissão está em fase de investimentos e aprimoramento”, afirma, destacando que a recente crise energética, enfrentada pelo País, teve, como principal fator, os impactos das mudanças climáticas, e a consequente falta de chuvas. “A crise hídrica abalou a geração de energia e até de abastecimento. Diversificar a matriz energética limpa também é essencial”, diz.

Inteligência artificial

Para o mentor do módulo Cidades Inteligentes, André Fortes Chaves, além de questões como infraestrutura de recarga e energias renováveis, há, no ecossistema da eletromobilidade, espaço para temas típicos da economia digital, como proteção de dados, cyber segurança, IoT (internet das coisas), inteligência artificial e big data, que nortearão os temas abordados nos painéis que comporão esse módulo.

“No contexto da eletromobilidade, os dados podem ser utilizados de diversas formas. Entre elas, na otimização da alocação de pontos de recargas, em locais estratégicos, evitando pontos subutilizados ou sobrecarregados. Além disso, hoje já existem plataformas que fazem gestão digital da fila de usuários de veículos elétricos para que possam acessar um eletroposto. Em síntese, a tendência global da digitalização perpassa a eletromobilidade”, analisa Fortes, que é também consultor de relações institucionais do escritório Carvalho & Furtado Advogados.

Salão da Mobilidade Elétrica

O VE Latino Americano e o C-Move são dois dos maiores eventos sobre eletromobilidade da América Latina. Conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, o VE visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo setores como veículos elétricos pesados, leves, levíssimos, além de componentes, infraestrutura e serviços.

Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras, enquanto o C-Move teve a participação de 130 especialistas, que apresentaram 27 horas de conteúdo para mais de 300 congressistas. A expectativa para 2022, segundo Guggisberg, é que o VE receba 10 mil visitantes e tenha 60 empresas expositoras.

Serviço

VE Latino Americano: 1 a 3 setembro, das 13h às 20h
C-Move: 1 e 2 de setembro, das 9h às 18h
Pavilhão Amarelo – Expo Center Norte – São Paulo, SP
Rua José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme, São Paulo – SP
https://velatinoamericano.com.br/
https://velatinoamericano.com.br/congressocmove/
 
 


Últimas Destaques 
08/08/2022
» Expo Franchising ABF Rio é ideal para quem quer empreender de uma forma mais segura
08/08/2022
» Abup abre o calendário de eventos do segundo semestre de 2022 com a Decor Show
08/08/2022
» 95ª Bijoias chega com novas coleções Primavera/Verão
08/08/2022
» Hydrogen Dialogue: evento alemão sobre hidrogênio verde chega ao Brasil
08/08/2022
» Abeinfo reúne fornecedores globais de tecnologia em mais uma edição do RPA & AI Congress
mais...
  buscar destaques: