Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto leva atividades culturais a 10 locais diferentes

17/08/2022
Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto leva atividades culturais a 10 locais diferentes

Do tradicional Quarteirão Paulista ao RibeirãoShopping, a Feira Internacional do Livro funcionará em vários pontos de Ribeirão Preto, no interior paulista, durante os dias 20 a 28 de agosto. Todas as atividades são gratuitas

De 20 a 28 de agosto, Ribeirão Preto sediará a FIL - Feira Internacional do Livro, neste ano no formato híbrido com atividades presenciais e on-line. Nesta 21ª edição, 10 locais da cidade irão receber a programação cultural da feira, considerada um dos maiores eventos culturais do país. Debates, encontros literários, salões de ideias, exposições, lançamento de livros, apresentações artísticas, shows, oficinas, entre outras atividades, acontecem na Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Sesc, Praça Carlos Gomes, Instituto SEB – A Fábrica, Praça XV de Novembro, Teatro Sesi, Teatro Municipal, RibeirãoShopping e o cartão postal da FIL, o Theatro Pedro II (Sala Principal e Auditório Meira Júnior) e sua Esplanada durante os 10 dias da festa literária.

Biblioteca Sinhá Junqueira - Concebida com o conceito de “Biblioteca Viva”, inspirada nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos e recém-restaurada, a Biblioteca Sinhá Junqueira abrigará uma extensa agenda. Vários salões de ideias, lançamento de livros, atividade infantis - como yoga para crianças, Clube de Leitura, rodas de conversa, contações de história, performance poética e visita mediada serão realizados no local recebendo autores como Ryane Leão, Ferréz, Julián Fuks, Eliana Alves Cruz, entre outros.

Centro Cultural Palace - Ponto de encontro dos autores locais durante várias Feira do Livro, o Centro Cultural Palace abriga, mais uma vez, o estande dos escritores da região para encontros e venda de livros. Além disso, nesta edição, o espaço oferecerá uma agenda diversificada com apresentações musicais e artísticas, além de diversos debates sobre o universo literário e os 100 anos da Arte Moderna, com participações de autores locais como Octávio Verri Filho, Camilo André Mércio Xavier, Heloisa Alves, Elaine Assolini, Rosa Maria de Britto Cosenza, Wlaumir Donisete de Souza, Maria Conceição Alves de Lima, entre outros.

Instituto SEB – A Fábrica – Durante a FIL, estudantes da cidade também poderão contar com uma programação voltada aos vestibulares com a Sessão Vestibular que traz autores e especialistas para rodas de conversas sobre os principais livros considerados como leitura obrigatória nos principais exames do país. Os encontros com Toni C, Milton Hatoum (participação on-line), Bernardo Carvalho e Marcello Gugu acontecem no Instituto SEB – A Fábrica.

Sesc - Sempre parceiro e grande apoiador da FIL, o Sesc também será palco de várias atrações durante a FIL, com uma forte programação para todas as idades como intervenções artísticas, saraus literários, mediação de leitura, apresentações circenses, contações de história, bate-papo, oficina cultural, vivências poéticas, leitura dramática, ateliê de fanzines, shows e teatros. O espetáculo teatral “A Ilha Desconhecida”, com a Cia dos Náufragos; “Cabaré Circo Literário”, com a Trupe Irmãos Atada; bate-papo com Elisa Lucinda, entre outras atrações, também estarão na agenda. Para algumas atividades no SESC, será necessário chegar com uma hora de antecedência para a retirada de senhas.

Praça XV de Novembro e Theatro Pedro II - Dois cartões postais da cidade e palco principal das atividades da FIL, a Praça XV de Novembro e o Theatro Pedro II receberão uma variedade de estandes com oferta de livros de temas e linguagens variadas e uma imensa programação com shows musicais, debates e muitas atrações artísticas. Os palcos do espaço cultural mais famoso da região – o Theatro Pedro II: Auditório Meira Júnior e Sala Principal - receberão grandes nomes da literatura nacional e internacional contribuindo com o tema desta edição do evento: “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”. Arnaldo Antunes, Ignácio de Loyola Brandão, Viviane Mosé, Antonio Nóbrega, José Pacheco, Xico Sá, Tom Zé, Karina, Buhr, Aline Bei, Tom Farias e Vera Eunice de Jesus (filha da autora homenageada, Carolina Maria de Jesus) estarão no Theatro Pedro II.

Teatro Municipal - Um dos locais mais tradicionais de Ribeirão Preto, o Teatro Municipal receberá neste ano os alunos do Projeto Combinando Palavras, além da apresentação da Banda Sinfônica Jovem, com a Academia Livre de Artes e Música (Alma).

RibeirãoShopping - Um dos maiores centros comerciais de Ribeirão Preto, centro comercial concentrará a “Exposição Espantalhos”, que homenageia o patrono desta edição, José Isaac Peres, presidente e fundador da Multiplan, empresa gestora do shopping. A exposição resgata o trabalho de seis artistas: Cordeiro de Sá, Elson Spósito, Jair Correia, Marina Dias e as irmãs Marcia de Carvalho e Luciana Carvalho Junqueira, além de uma mostra com as obras da artista ribeirão-pretana, Odilla Mestriner (1928-2009), conhecida nacionalmente, que pintou, ao longo de sua carreira, algumas telas tendo o espantalho como personagem principal. A exposição começa no dia 17 e segue até o dia 30 de agosto.

Todas as atividades da FIL são gratuitas. Algumas das atrações que acontecem no palco do Theatro Pedro II e na A Fábrica - Instituto SEB foram selecionadas pela organização do evento e serão transmitidas on-line e ao vivo pela plataforma oficial www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Locais - endereços

Biblioteca Sinhá Junqueira
Rua Duque de Caxias, 547 - Centro
Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 - Centro
Sesc
Rua Tibiriçá, 50 - Centro
Instituto SEB – A Fábrica
Rua Mariana Junqueira, 33 - Centro
Praça XV de Novembro
Rua Álvares Cabral, 370 - Centro
Teatro Sesi
Rua João Ignachiti, 20-364 - Castelo Branco
Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n - Jardim Mosteiro
RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jardim Califórnia
Theatro Pedro II (Sala principal, Auditório Meira Júnior e Esplanada)
Rua Álvares Cabral, 370 - Centro
Praça Carlos Gomes
Centro

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.

Nesta 21ª edição, que tem o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira", a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), José Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

www.fundacaodolivroeleiturarp.com/fil
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
17/04/2024
» São Paulo Oktoberfest retoma o conceito típico de Munique no Parque Villa Lobos
17/04/2024
» Palestra "Nutrição Mineral e Doença de Planta" é destaque na programação da 10ª edição da Abisolo Fórum e Exposição
17/04/2024
» Norte Show 2024: traz inovação e oportunidades para o agronegócio
17/04/2024
» Simplo debate fraudes, experiência do cliente, tecnologia, inovação e as tendências nos Planos Odontológicos
17/04/2024
» CFO Latam da RX assume posição Ubrafe com foco na reforma tributária e participação feminina no setor de eventos
mais...
  buscar destaques: