Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
XI Congresso Brasileiro de Logoterapia - CBLAE - tem como tema

17/08/2022
XI Congresso Brasileiro de Logoterapia - CBLAE - tem como tema "Vida plena de sentido, apesar de tudo"

Fortaleza é sede do evento online que será realizado entre os dias 7 e 9 de outubro

Ninguém discorda que a vida humana anda bem complicada e, com a pandemia da Covid-19, essa sensação parece ter aumentado. Violências de todas as formas, desemprego, intolerâncias raciais e sexuais, polaridade política, mudanças climáticas e guerras estão entre os grandes conflitos que mexem com a psique humana, e que parecem ganhar proporções gigantescas com as redes sociais.

Os parâmetros da vida contemporânea são desafiadores. Nesse sentido, o austríaco Viktor Emil Frankl (1905-1997), médico psiquiatra e neurologista e professor da Universidade de Viena (Áustria), a partir da sua própria experiência de vida (passou três anos em campos de concentração nazistas e sua família foi dizimada pela guerra) desenvolveu a Logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica fundamentada empiricamente no sentido da vida.

Os pilares da Logoterapia e Análise Existencial são a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida. Na busca de sentido para a vida, Frankl estabeleceu três categorias de valores – criativos, experiências ou vivenciais e atitudinais – constituídas como possibilidades concretas para o ser humano buscar sua própria realização através de um sentido para sua vida. Ou seja, os valores são tratados como um meio para encontrar sentidos para a vida.

“Vida plena de sentido, apesar de tudo”

A abordagem da Logoterapia e Análise Existencial ganhou adeptos em todo o mundo e tornou-se a terceira escola vienense de psicoterapia - ao lado da Psicanálise de Freud e da Psicologia Individual de Adler. No Brasil, há uma vasta legião de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde adeptos da abordagem de Frankl.

Com o número expressivo de logoterapeutas, foi fundada, em 2010, a Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial – ABLAE, que congrega entidades e pessoas comprometidas com o desenvolvimento do sistema teórico-prático criado por Viktor Emil Frankl. Entre as várias ações realizadas pela entidade para disseminar e fortalecer o pensamento de Frankl, estão os congressos bianuais.

Em 2022, o XI Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial terá como tema “Vida plena de sentido, apesar de tudo: desafios e superações na contemporaneidade”. Segundo Sônia Nascimento, presidente da ABLAE, o principal objetivo do XI CBLAE é ser um “espaço de discussão entre os logoterapeutas e outros profissionais sobre o tema e proporcionar a troca de experiência entre os participantes. Além, é claro, de ser uma oportunidade de congregar os profissionais da área e disseminar, cada vez mais, o pensamento de Frankl. Para isso, haverá oito minicursos, sete mesas-redondas, três palestras e duas conferências que irão fomentar discussões positivas e enriquecedoras para todos”.

XI CBLAE

O XI CBLAE será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Totalmente online, o evento tem como sede a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, e está aberto, além dos associados ABLAE, a profissionais da psicologia e psiquiatria, das áreas da saúde e da educação, professores e universitários, e simpatizantes da Logoterapia.

Para mais informações sobre o XI CBLAE, inscrições e programação do evento, basta entrar no site www.congressoablae.com.br.

Serviço

Evento: XI Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial – XI CBLAE
Data: 7, 8 e 9 de outubro
Como: Online
Informações e inscrições: www.congressoablae.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
12/07/2024
» 25º Festival do Japão começa nesta sexta (12), no São Paulo Expo
12/07/2024
» 31ª Enflor e 19ª Garden Fai: novidades em flores, plantas, decoração e jardinagem são apresentadas em Holambra
12/07/2024
» Fenavinho evidencia qualidade da produção vinícola brasileira
12/07/2024
» Fi South America: inteligência artificial é alternativa para um setor de alimentos mais sustentável
11/07/2024
» PL Connection 2024 espera receber mais de 3 mil varejistas e profissionais do setor de marca própria
mais...
  buscar destaques: