Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Prefeitura de de Belmonte cancela Facibel 2022

27/01/2022
Prefeitura de de Belmonte cancela Facibel 2022

Decisão foi conjunta entre CCO, governo e expositores

As significativas perdas ocasionadas pela estiagem forçaram a Administração Municipal de Belmonte, Comissão Central Organizadora (CCO) e expositores a cancelaram a realização da Feira da Agropecuária, Comércio e Industrial de Belmonte (Facibel 2022), que estava prevista para dias 3,4 e 5 de março e integrava as comemorações dos 30 anos do município. A decisão foi anunciada ainda na noite de segunda-feira (25). A feira deve ser realizada só em 2023.

A decisão se baseou nos grandes prejuízos causados pela estiagem. No município, as perdas nas lavouras de milho e soja são grandes, o setor leiteiro sofre com a degradação das pastagens, prefeitura e produtores injetam milhares de reais no transporte de água para consumo humano e animal. Esse cenário afeta diretamente a economia do município e foi o principal motivo do cancelamento.

A feira, que integraria as comemorações dos 30 anos de Belmonte, já estava com a programação definida, com quase 60 expositores confirmados, shows nacionais e regionais, feira do artesanato, espaço para talentos locais e outras dezenas de atrações. “Infelizmente, o longo período sem chuvas significativas trouxe grandes prejuízos para o campo, nos forçando a declarar situação de emergência e adotar medidas emergenciais para amenizar os efeitos dessa estiagem. O cancelamento da Facibel foi inevitável, mas ano que vem certamente faremos um grande evento”, finalizou o prefeito.

Perdas e prejuízo

Até nesta terça (25), o transporte de água para consumo humano e animal já ultrapassa os 200 mil litros. Três caminhões (dois da prefeitura e um terceirizado) e um trator da prefeitura, trabalham nesse abastecimento. Nesses números não estão contabilizadas as quantidades transportadas pelos próprios produtores.

No campo, as perdas atuais são altas. Dados não oficiais apontam para mais de 90% de perdas em lavouras de milho e soja, além de grande queda na produção leiteira.

www.belmonte.sc.gov.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
01/03/2024
» NIS Conference 2024 terá Ricardo Amorim na abertura
01/03/2024
» Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado
01/03/2024
» 8º Fórum de Manufatura acontece em agosto próximo, em São Paulo
01/03/2024
» Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, chega a Bauru
29/02/2024
» SP recebe a Feira do Intercâmbio STB que acontece em 16 de março
mais...
  buscar destaques: