Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
ExpoGenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

23/08/2022
ExpoGenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

Com a participação de técnicos de campo, pesquisadores, autoridades políticas e lideranças do setor pecuário, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (22) a 15ª ExpoGenética. A solenidade de abertura, que marcou a retomada do formato presencial da feira, foi realizada no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

O evento começou com uma grande novidade para os criadores de Zebu. Em seu discurso, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, anunciou o aumento das genotipagens dos animais, por meio do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, o PMGZ. Na última ExpoGenética presencial, em 2019, eram 75 mil animais genotipados. Hoje são mais de 230 mil, um crescimento de mais de 200%.

Rivaldo Júnior anunciou o investimento de R$ 6 milhões de reais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para novas genotipagens de zebuínos. Dois milhões já serão aplicados imediatamente, possibilitando cerca de 30 mil novas genotipagens.

“Isto é muito importante, pois estamos alavancando o rebanho brasileiro e aperfeiçoando o nosso PMGZ através da genotipagem. Esta ação é fruto das nossas idas a Brasília, onde tratamos sobre vários assuntos de interesse dos criadores de Zebu. Com esta verba será possível fazer cerca de 30 mil novas genotipagens e agora com um diferencial: vamos atender todas as raças zebuínas, gratuitamente para nossos associados”, destaca o presidente da ABCZ.

Segundo Rivaldo Júnior o trabalho será desenvolvido com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que fará o repasse dos recursos à ABCZ. “É uma contribuição a mais para continuarmos avançando no melhoramento genético de zebuínos”, salienta o chefe-geral da Embrapa, Antônio do Nascimento Ferreira.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, ressaltou a importância da ExpoGenética e do trabalho desenvolvido pelos pecuaristas brasileiros. “Esta feira é uma referência para a pecuária. A genética é fundamental na melhoria contínua da produtividade e da qualidade da nossa pecuária", afirmou.

Também participaram da solenidade de abertura os vice-presidentes da ABCZ Fabiano Mendonça e Marcelo Ártico; o Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado; o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Márcio Cândido Alves, que representou o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o subsecretário de Agricultura Familiar, Ricardo Peres Demicheli e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

Após a cerimônia de abertura da ExpoGenética uma série de palestras técnicas foi realizada no local, apresentando temas como a acurácia necessária para tomada de decisões; a importância do touro melhorador; e a emissão de metano pelos bovinos e as práticas para uma pecuária cada vez mais sustentável.

A ExpoGenética 2022 segue até o próximo dia 28, com intensa programação.

https://expogenetica.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
19/04/2024
» Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
19/04/2024
» HSM+ anuncia 24ª edição com novo conceito e speakers internacionais já confirmados
19/04/2024
» Cybersecurity Forum vai revelar como empresas estão combatendo as ameaças digitais
19/04/2024
» 10ª edição do Inova Trade Show terá conteúdo dedicado a ESG
18/04/2024
» Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais
mais...
  buscar destaques: