Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Green Rio 2022 terá domo de experimentos do Instituto Amazônia 4.0 e vai reunir o German-Brazilian Bioeconomy Workshop

31/08/2022
Green Rio 2022 terá domo de experimentos do Instituto Amazônia 4.0 e vai reunir o German-Brazilian Bioeconomy Workshop

Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória entre os dias 01 e 03 de setembro e terá presença do Ministério da Ciência e Tecnologia

A Marina da Glória, no Rio de Janeiro, mais uma vez será palco de um dos principais eventos voltados à bioeconomia mundial. A décima edição do Green Rio / Green Latin America - plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde - acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, com entrada gratuita. A edição de 2022, que volta a ser 100% presencial após a pandemia da covid-19, e vai marcar também o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, traz muitas novidades. Entre elas, o domo geodésico do Laboratório criativo do Instituto Amazônia 4.0.

O orador do Green Rio será Alexandre Alonso Alves, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia. O Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTI), Paulo Alvim também confirmou presença no evento.

De forma inédita, o Green Rio terá uma atração que vai despertar a curiosidade dos participantes: o domo geodésico do Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, que junta ancestralidade e futurismo. “O objetivo é proporcionar algumas experiências, colocando os nossos equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido”, diz Ismael Nobre, diretor do Instituto, que desenvolve tecnologias e métodos avançados para transformar insumos amazônicos em produtos de altíssimo valor agregado, desenvolver uma bioindústria poderosa, capacitar o povo local em produção e em negócios e criar alternativas urgentemente necessárias contra o desmatamento.

O evento vai receber, mais uma vez, o German-Brazilian Bioeconomy Workshop, que terá presença de importantes instituições, como o MCTI e a Fiocruz. A Fundação vai apresentar o programa ArticulaFito, uma pesquisa em parceria com a Alemanha sobre plantas voltadas para a produção de cosméticos e fitoterápicos.

Nesse ano de 2022, pela primeira vez, o evento terá a presença do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicoob Rio. Em um estande, o time de negócios das cooperativas filiadas ao Sicoob Rio, oferecerá produtos e serviços financeiros, como crédito, consórcio, financiamento, seguros, dentre outros, para o público empresarial, produtores rurais (associações, cooperativas, outros), profissionais autônomos e consumidores interessados em economia verde e sustentabilidade.

“Nossa expectativa ao participar do Green Rio é fomentar um setor tão importante para o Rio de Janeiro e para o país. Como somos uma instituição financeira cooperativa, temos o compromisso de promover o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes. Levaremos produtos e serviços financeiros para toda a cadeia produtiva e para todos os participantes, com ótimas taxas e condições atrativas”, destaca Nábia Jorge, Diretora executiva do Sicoob Rio.

Outra novidade será a realização da primeira ação na América Latina do Al-Invest Verde PI - Fundo europeu para a promoção da propriedade intelectual ao serviço da inovação -, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo do projeto - um dos eixos do programa Al-Invest Verde - é promover uma maior utilização e eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do Mercosul, criando oportunidades de cooperação em pesquisa e estimulando a competitividade e a inovação, incluindo a inovação verde.

“A estreia do fundo europeu na América Latina contará com ações que envolvem a disseminação da cultura da PI e a promoção de seu uso na transição para uma economia sustentável. Para isso, no Green Rio, haverá um estande com profissionais do INPI e do projeto, que poderão esclarecer dúvidas para o público presente, uma sala exclusiva para a realização de workshop, além de um painel na programação principal do evento que abordará a propriedade intelectual e a economia verde”, diz Mariano Riccheri, líder do Al-Invest Verde PI.

Ao longo dos três dias de programação, nomes como da professora Sabine Schlüter - do projeto Trabbio, das universidades alemãs Clausthal e Colônia - e Geiza Rocha, secretária-geral do fórum permanente de desenvolvimento da Alerj, que vão falar sobre tema como “Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia” e “Rio se Janeiro Cenários, Desafios e Oportunidades”, respectivamente.

“A expectativa é muito grande para a realização do Green Rio de forma totalmente presencial, nessa retomada pós-pandemia. Um dos nossos diferenciais é que todo novo evento tem uma consequência do anterior. Nesse, eu cito o exemplo da parceria da Fiocruz com a Alemanha. Essa conversa foi iniciada na edição de 2021 e espero que a parceria tenha sequência na próxima edição”, diz Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.

Expositores

A feira vai reunir mais de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável.

Entre as atrações, um espaço voltado à inovação com a presença de startups digitais do Brasil e do exterior, como a americana Arable, que fornece inteligência de dados para a área agrícola e tem o objetivo de transformar para sempre o impacto da agricultura no planeta.

A Quíper Fresh, do Rio Grande do Sul, uma empresa que desenvolve soluções para prolongar a vida de frutas, verduras e legumes, evitando o desperdício de alimentos, também estará presente, assim como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A Icrop alia o conhecimento e a presença dos seus especialistas em campo com as tecnologias mais recentes para formatar soluções completas que proporcionam alta performance à lavoura.

A Já Entendi é uma plataforma especializada em treinamento e capacitação profissional online e oferece videoaulas para empresas que buscam reduzir custos sem perder qualidade.

O Sebrae RJ estará com sete startups e nove pequenas empresas na área de negócios de impacto. O Sebrae AM vai reunir no seu estande pequenas empresas do estado que trabalham com produtos da biodiversidade. Já o Sebrae MS vai trazer para o Rio de Janeiro empreendimentos do Mato Grosso do Sul, inclusive do bioma Pantanal.

A empresa paulista Korin, conhecida como produtora de frangos orgânicos, levará sua linha completa de alimentos naturais e orgânicos.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) - uma das apoiadoras do evento - também estará com um stand.

A Fecomercio RJ, por meio do Instituto Fecomercio de Sustentabilidade, promoverá oficinas e palestras de temas diversos. O Sesc vai apresentar o programa Mesa Brasil, que promove ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social.

O Ministério da Agricultura também tem presença confirmada no Green Rio. No estande, serão apresentados projetos voltados para essa área, no estado do Rio de Janeiro, incluindo rodas de conversa.

O Ministério da Ciência e Tecnologia terá pela primeira vez, um estande em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), onde também acontecerão palestras.

Nos dias 02, às 16h, e 03, às 10h30, acontecerão duas oficinas de gastronomia do supermercado Zona Sul.

As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link www.greenrio.com.br/index.php/cadastro-visitante-green-rio/ e em relação às palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.

Serviço

Green Rio 2022
Dias: 01, 02 e 03 de setembro
Horários:
Quinta - 01 - A partir das 10h
Sexta - 02 - A partir das 09h30
Sábado - 03 - A partir das 10h
Local: Marina da Glória - Rio de Janeiro/RJ

Inscrições para as atividades: www.greenrio.com.br/index.php/cadastro-visitante-green-rio/.

Programação

01 de setembro de 2022 - 5ª feira

Auditório (haverá tradução simultânea)

10h - Cerimônia de Abertura

11h - Keynote Speaker - Alexandre Alonso Alves - Chefe Geral da Embrapa Agroenergia.

14h - Fiocruz - Bioeconomia e sociobiodiversidade no contexto da Agenda 2030 - Valber Frutuoso, Assessor do Gabinete da Presidência

- Paulo Gadelha, Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030
- Moderador: Valcler Rangel, coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz

14h30 - Cadeias de Valor da Bioeconomia

Apresentação de resultados do Programa Bioeconomia Brasil e Sociobiodiversidade

- Marcio Cândido, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Marcelo Morales, Secretário de Pesquisa e Formação Científica, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Guilherme Gazzola, Prefeito de ITU, São Paulo
- Joseane Costa, Coordenadora Técnica e Executiva do Programa ArticulaFito / Fiocruz
- Frank Marthe, Pesquisador Instituto Julius Kühn (tbc)

16h - Desenvolvimento Rural / Clima / Carbono

- Jose Enrique Gracilazo, OCDE
- Cleber Soares, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Nelson Rocha, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Rio de Janeiro
- Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Mato Grosso do Sul
- Fabio Passos, Head of Carbon Venture, Bayer

Sala Workshop

13h - A iniciativa Trabbio - Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia - Professora Sabine Schlüter

- Silvio José Elia Galvão, Diretor Técnico da Pesagro-Rio
- Patricia Giannini, Engenheira Agrônoma, Emater-Rio
- José Henrique Penido, Engenheiro, Comlurb
- Willian Pereira, Engenheiro agrônomo, Doutor em Agronomia - Ciência do Solo, UFRRJ-CCG
- Joyce Monteiro, Pesquisadora, Embrapa Solos

14h - Workshop Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio Coordenação Agrosuisse

- Gustavo Santa Clara Roque Da Mata, Duverde Eco Soluções
- Lilian Aliprandini, Sócia - Diretora de Inovação, Acceta
- Tom Vidal, Viddena
- Renata Costa, Sicoob

15h30 - O Mapa da Fome do Estado do Rio de Janeiro / Coordenação - Ifec

- Cida Pessoa, Coordenadora do Mesa Brasil, Sesc Rio
- Júlio Cesar Purcena, Especialista em Inteligência de Mercado e Pesquisas do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (Ifec RJ)

16h30 - Agroflorestas e conservação ambiental / Coordenação - Fiocruz

- Keylah Borges, Articuladora regional do ArticulaFito no Sul e Sudeste do Pará

02 de setembro de 2022 - 6ª feira

Auditório

10h às 13h - German-Brazilian Bioeconomy Workshop

- Workshop com a presença de representantes governamentais do Brasil e da Alemanha

13h40 - Estratégias de Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Sustentável

- Cláudio Vilar Furtado, Presidente no INPI Brasil, Instututo Nacional da Propriedade Industrial
- Luis Fernando Samper, Gerente de Sustentabilidade para Indicações Geograficas na oriGIn / Al-Invest Verde PI
- Mariano Riccheri, Líder da Ação Al-Invest Verde PI

14h30 - Amazônia - Fronteiras e Horizontes

- Ismael Nobre, Diretor Executivo do Instituto Amazonia 4.0
- Maritta Koch-Weser, Presidente Earth 3000 - Rainforest Business School
- Alida Belandi, Presidente da Guarany e Vice-Presidente do CEAL/Brasil - Conselho Empresarial da América Latina
- Fabio Calderaro, Diretor Executivo do Centro de Biotecnologia da Amazônia
- Vicente Schettini, Gerente Sebrae Amazonas
- Muni Lourenço Silva Júnior, Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AM e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas
16h - Segurança Alimentar - Inovação e Tecnologia

- Diálogo de líderes, Moderação Ingo Plöger
- Ingo Plöger, Presidente do IPDES, Vice-Presidente da Abag, Presidente do Capítulo Brasil Ceal (Conselho Empresarial da América Latina)
- Cida Pessoa, Coordenadora do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional Mesa Brasil, Sesc RJ
- Fernando Schwanke, Diretor de Projetos do IICA - Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture
- Burkhard Hormann, CEO, Colossal Fish
- Dominik Ewald, Fraunhofer, German Society for Food and Agriculture
- Tilman Schachtsiek, BMEL

Sala Workshop

10h15 - Aquicultura - Apresentação de casos
- Martin Halverson, Projeto ColossalFish Brasil
- Fortalecimento da cadeia produtiva da macroalga, Universidade Federal de Santa Catarina, Epagri

11h - Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Clima e Biodiversidade Coordenação Mesa Brasil, Mesa no Campo

- Cida Pessoa, Coordenadora do Mesa Brasil, Sesc Rio
- Nathalia Miranda, Analista de Sustentabilidade, Sesc Rio
- Conab
- Diracy Betânia Cavalcante Lemos Lacerda, Superintendente de Abastecimento Social Conab Brasília
- Kamilla Ramada, Analista de Projetos Sociais, Sesc Rio

12h20 - Projetos do Portfolio Verde - MCTI

- Marcelo Gomes Meirelles, Secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, MCTI
- Carlos André Marques, Diretor do Departamento de Estruturas para Viabilização Financeira
- Vanessa Montiel Ventura, Coordenadora-Geral de Estruturação de Projetos, MCTI

13h30 - Agricultura RJ - Pesquisa e Inovação - Agricultura de Baixo Carbono
Coordenação - Mapa RJ

- Alex Alves dos Santos, Epagri

15h45 - Reunião Al-Invest Verde PI e Inpi (encontro fechado para convidados)

03 de setembro de 2022 - Sábado

Auditório

11h - Inovação e startups na economia verde: presente e futuro

- Palestra de Abertura: Marcos Da-Ré, Fundação Certi
- Jose Aranha, Professor Ecossistemas de Inovação, Senac
- Exequiel Bunge Berg, co-founder & CEO, growPack
- Marília Sant’Anna, Gerência de Projetos Estratégicos, Sebrae RJ

12h30 - Orgânicos e Bioeconomia

- Rogério Dias, Presidente do Instituto Brasil Orgânico
- Fabio Ramos, Presidente da Agrosuisse
- Luiz Carlos Demattê, CEO da Korin Alimentos e presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica

14h - Estado do RJ / Cenários, Desafios e Oportunidades
Coordenação - Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico

15h30 - Economia do Mar / Coordenação - IfeS

- Moderação: Renato Reggazi, Sebrae RJ - Vinícius Crespo, Diretor Executivo do IFeS - Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, SEA - Águas do Rio (tbc)

Sala Workshop

11h - Consumo Consciente e Relação consumidor x resíduos sólidos - Coordenação IFeS

- Marcos Haddad, Economista do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (Ifec RJ)
- Nadine Melloni, Analista de Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (Ifec RJ)
- Vinícius Crespo, Diretor Executivo do IFeS

12h30 - Turismo - Desafios e Oportunidades para o Rio de Janeiro - Coordenação Rio Vamos Vencer

- Manoel Browne, Diretor Executivo do Grupo Cataratas
- Sandro Fernandes, CEO, Bondinho Pão de Açúcar
- Marcelo Conde

14h - Alimentação Escolar / Hortas - Coordenação Unirio

15h20 - Negócios de Impacto Socioambiental e Soluções Baseadas na Natureza
Coordenação Geiza Rocha, Fórum de Desenvolvimento do Rio

www.greenrio.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
12/04/2024
» Congresso H&F@Hospitalar discute os desafios, as inovações tecnológicas e o conceito de sustentabilidade aplicado a facilities
12/04/2024
» 9ª Edição do evento Turismo no Luxo já tem data: 23/04
12/04/2024
» 8º Fórum de Manufatura irá discutir a neoindustrialização
12/04/2024
» IBP abre inscrições para a 2ª edição do ESG Energia e Negócios
11/04/2024
» Apas Show 2024 apresenta o tema de seu congresso de gestão
mais...
  buscar destaques: