Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Flip 2018 divulga programação da edição que homenageia Hilda Hilst

05/07/2018
Flip 2018 divulga programação da edição que homenageia Hilda Hilst

No dia 5 de junho, os organizadores da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, um dos eventos mais importantes do calendário editorial brasileiro, divulgaram o tema e a programação da 16ª edição do evento, que acontece de 25 a 29 de julho na cidade histórica de Paraty. A escritora Hilda Hilst (1930-2004), que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência, é a homenageada do evento. A autora escreveu poesia, ficção, teatro e crônica, tendo construído uma obra singular em língua portuguesa na segunda metade do século 20.

De acordo com o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz, a escolha se deu pelo fato de sua obra extrapolar fronteiras. “O resultado é uma literatura inovadora do ponto de vista da linguagem que exerce, por exemplo, forte influência na cena da dramaturgia brasileira de hoje”, detalha. Ele ainda afirma que a próxima edição da Flip será intimista, com muita poesia e teatro, um pouco de irreverência e debates sobre a criação artística, a arte e a natureza, a literatura e a filosofia.

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e responsável pelo Brazilian Publishers (BP) – projeto de fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – destaca a característica global do evento. “Desde a primeira edição, a Flip é uma relevante plataforma para a troca de ideias e experiências entre o mercado editorial brasileiro e o internacional, uma vez que traz ao país inúmeros autores de renome, garantindo forte intercâmbio entre editores nacionais e internacionais”, comenta.

Destaques da programação

A Flip deste ano recebe 33 convidados, com destaque para Colson Whitehead, premiado autor de The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade (HarperCollins Brasil), vencedor do Pulitzer de ficção e do National Book Award. Ele vai dividir a mesa no sábado com Geovani Martins, morador do morro do Vidigal que acaba de estrear na literatura com O Sol na Cabeça, cujos direitos já foram vendidos para diversos países e para o cinema, com direção de Karim Aïnouz.

Diferentemente dos anos anteriores, o evento acontece ao lado da igreja matriz, em uma tenda para 500 pessoas, com cerca de 450 ingressos disponíveis para venda e outros 50 para distribuição para a população de baixa renda, convidados e patrocinadores. Haverá ainda uma área onde será possível assistir aos debates por um telão.

A autora homenageada será lembrada em alguns debates como o de Eder Chiodetto, Iara Jamra e Zeca Baleiro, que relembram seus encontros com a escritora. A atriz Fernanda Montenegro e Jocy de Oliveira, pioneira na música de vanguarda e hoje dedicada à ópera multimídia, estarão juntas na mesa de abertura. Sérgio Sant'Anna, Juliano Garcia Pessanha e Laura Erber estão entre os convidados brasileiros.

Entre os estrangeiros, participam Leïla Slimani (Marrocos/França), vencedora do Gouncourt com Canção de Ninar (Tusquets); André Aciman (Egito/EUA), autor de Me Chame Pelo Seu Nome (Instrínseca), que virou filme recentemente; o historiador Simon Sebag Montefiore, biógrafo de Stálin, dos Ramanov, de Catarina, a Grande e de Jerusalém, todos publicados pela Companhia das Letras; e Christopher de Hamel, especialista em manuscritos medievais. E ainda Liudmila Petruchévskaia (Rússia), Alain Mabanckou (Congo/França), Isabela Figueiredo (Moçambique/Portugal) e o suíço Fabio Pusterla e a italiana Igiaba Scego, entre outros.

Para saber mais, acesse o site oficial do evento: http://flip.org.br/

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.
 
 


Últimas Notícias 
04/08/2021
» Eletrolar Show marca a retomada dos encontros de negócios face-to-face e impulsiona o mercado de eletroeletrônicos
04/08/2021
» Abertas as inscrições para o Festival CIEE da Diversidade
04/08/2021
» YAMI 2021: investir na agregação de valor da produção do campo oferece lucratividade ao produtor e qualidade ao consumidor
04/08/2021
» 14º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais destaca inovações para a mobilidade
04/08/2021
» Em Feirão de veículos, 20% dos carros são negociados durante a retomada das atividades
mais...
  buscar notícias: