Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
“Nova Lei de Licitações para Obras e Serviços de Engenharia” discute a nova Lei de Licitações

07/05/2021
“Nova Lei de Licitações para Obras e Serviços de Engenharia” discute a nova Lei de Licitações

A New Roads Consultoria realiza de 10 a 14 de maio, on-line e ao vivo, o curso “Nova Lei de Licitações para Obras e Serviços de Engenharia”, com o Prof. Marcos Nóbrega, Pós-Doutor por Harvard e Conselheiro Substituto no TCE-PE.

Um dos setores que será bastante impactado com a nova legislação é o de obras públicas. Durante o encontro, sempre à luz da Nova Lei e tomando-se por comparação a agora antiga, serão abordados, entre outros assuntos, os aspectos relacionados a planejamento; plano anual de contratações; gerenciamento de riscos em obras e serviços de engenharia; possibilidade de uso de pregão para obras e serviços de engenharia; elaboração de processo licitatório; contratação integrada e semi-integrada, e outros regimes de execução contratual na nova lei de licitações; contratação de projetos e serviços de engenharia consultiva e gerência de contratos.

O evento é voltado para servidores públicos que trabalham diretamente com a fiscalização ou gestão de contratos de obras públicas; membros das comissões de licitação; agentes envolvidos com a análise e aprovação de projetos, elaboração de editais, especificações e planilhas de preços das licitações de obras públicas; Tribunais de Contas, Controladorias Gerais e Ministério Público; construtores e projetistas de obras públicas; engenheiros, arquitetos, tecnólogos, advogados, entre outros.

Para o prof. Marcos Nóbrega, a lei traz importantes avanços no que tange à contratação de obras públicas, e chega a determinar a preferência da adoção de BIM em licitações de obras e serviços de engenharia. “Ela também modifica regras de seguro-garantia de obras com a possibilidade de step in e determina novas regras para extinção e reequilíbrio de contratos. Além disso, cria uma nova modalidade chamada ‘diálogo competitivo’, que terá forte impacto no setor de construção. É muito importante que os profissionais que atuam nesse setor conheçam o quanto antes os detalhes do novo regime para que possam tirar o melhor proveito dessa evolução normativa”, explica.

Sobre a nova legislação – A Lei No. 14.133/2021, que estabelece as novas regras gerais para licitações e contratos no âmbito das administrações públicas Federal, Estadual e Municipal, foi sancionada no dia 1 de abril de 2021.

A lei cria novas modalidades de contratação, tipifica crimes relacionados a licitações e disciplina itens do assunto em relação às três esferas de governo: União, estados e municípios.

Mais moderna, a lei traz importantes inovações, como o seguro-garantia nas licitações, o que poderá contribuir para a redução de obras inacabadas, e a criação de um portal nacional de contratações públicas para centralizar os procedimentos licitatórios dos entes federados por meio de um banco de dados unificado.

Sobre o palestrante – Doutor em Direito e graduado em Economia e Administração, Nóbrega é pós-doutor pela Harvard Law School e Kennedy School of Government – Harvard University e pela Universidade de Direito de Lisboa. Professor visitante pela Singapore Management University, Massachusetts Institute of Technology, foi Conferencista Visitante nas Universidades de Nankai e de JiLin, ambas na China, e Visiting Professor no LLM de Energia da QueenMary University em Londres.

https://newroads.com.br/nova-lei-de-licitacao-para-obras-e-servicos-de-engenharia/
 
 


Últimas Notícias 
18/06/2021
» Gramado Summit confirma data para edição de 2022
18/06/2021
» Commerce Xperience #3 debate novas tendências de marketing, vendas e e-commerce
18/06/2021
» FuturePrint: Informa Markets adia feira para setembro
18/06/2021
» Reunião operacional dá as primeiras diretrizes da Casacor São Paulo 2021
18/06/2021
» Festival junino gratuito e online marca os 143 anos de Joanópolis
mais...
  buscar notícias: