Coordenado pela ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália (Italian Trade Agency – ITA), o Pavilhão Italiano registrou, durante os três dias da feira internacional de negócios do vinho, a visita de aproximadamente 1.200 compradores vindos do México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina, Peru, Venezuela e Brasil.
As negociações realizadas confirmam as expectativas da agência italiana de que as importações brasileiras de vinho Made in Italy cresçam mais de 15% em valor e 13% em volume, encerrando 2025 com um total de US$ 44 milhões e 11 milhões de litros, respectivamente.
Segundo a diretora-geral da agência italiana, Milena Del Grosso, “nossa participação no evento superou as expectativas, especialmente pelos contatos estratégicos estabelecidos com compradores dos principais mercados da América Latina, o que pode abrir novas portas para a internacionalização dos vinhos italianos e consolidar a Wine South America como plataforma de promoção desses produtos na região”.
O Pavilhão Italiano reuniu 23 expositores e apresentou 256 rótulos de 56 vinícolas provenientes de 15 regiões: Abruzzo, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria e Vêneto.
Com cerca de 20% da produção e das exportações mundiais, a Itália é o maior produtor e exportador global de vinhos, ocupando atualmente a quarta posição entre os principais fornecedores do produto ao Brasil – atrás apenas de Chile, Portugal e Argentina. No primeiro quadrimestre deste ano, as exportações italianas ao Brasil cresceram 10% em valor, totalizando USD 3 milhões.
www.winesa.com.br
www.ice-sanpaolo.com.br |
|
|
|