| |
|
|
| |
|
|
06/02/2026 Entrevista com Lucas Bacic, CEO da Loja Integrada |
|
Por: Gustavo Albuquerque
Feiras do Brasil: Lucas, conta pra gente o que é o Na Komea e esse evento que a gente está vendo aqui.
Lucas Bacic - "O Na Komea é um evento da Loja Integrada para a base de clientes e parceiros. A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce, a gente está no mercado brasileiro há 13 anos e a gente ajuda pequenos empreendedores a tirarem um negócio do chão online. Basicamente montar uma loja online, conseguir vender o produto dele em uma loja própria, em um marketplace.
A gente existe há 13 anos para ajudar esse pequeno empreendedor a criar um negócio online. Nesse processo, nessa jornada, a gente entende que é muito importante manter um ecossistema conjunto sem estar aprendendo com os nossos clientes o que está funcionando e o que não está funcionando, trazendo especialistas para compartilhar melhores práticas. A gente organiza eventos desde que a Loja Integrada é Loja Integrada e esse ano a gente decidiu mudar o formato do evento.
Desde 2022, a gente tinha um evento chamado Vozes do e-commerce, como o nome diz, era um evento para dar espaço às vozes de quem faz o e-commerce, mas nesse ano, com a ascensão da inteligência artificial, com todas as mudanças que têm acontecido no mundo, a gente entende que é hora de mudar o tom da conversa. Para onde a gente está indo? A gente entende que tem surgido uma nova geração de empreendedores que são amplificados por inteligência artificial. Por mais que exista toda uma mudança, potenciais negativos de perda de trabalho com inteligência artificial no mundo, o pequeno empreendedor pode muito se beneficiar dessa nova tecnologia porque ela dá autonomia para esse pequeno empreendedor que antes não tinha dinheiro para contratar um grande time e agora consegue usar essa tecnologia para escalar o negócio deles.
Por que então não juntar esses empreendedores que estão comprados nesse mundo, que têm explorado inteligência artificial e automações para escalar o negócio deles, para a gente compartilhar melhores práticas? A gente montou um dia de agenda com especialistas, tanto falando sobre o futuro, então o Maíra Blasi falando sobre o futuro do trabalho, até gente que está aplicando na prática, então o João da G4 falando sobre a aplicação de inteligência artificial na operação do dia a dia, várias rodas de conversa com varejistas nossos falando sobre o que eles estão construindo e agora pela tarde a loja integrada, a gente, eu vou subir no palco para anunciar todos os lançamentos de produtos que a gente fez. A gente está lançando hoje a Komea, que é o nosso agente de inteligência artificial da e-commerce. A gente chama que é o copiloto de e-commerce da loja integrada, que é basicamente um produto capaz de, a partir dos dados da loja daquele cliente, identificar oportunidades, sugerir tarefas e executar essas tarefas pelo lojista, é como se fosse um chat de APT que não precisa esperar você fazer uma pergunta, ele mesmo já está te mandando sugestões do que ser feito."
Feiras do Brasil: E nos insights, o que você está vendo aí, quais são as tendências para 2026 no e-commerce?
Lucas Bacic - "Acho que de um lado você tem algumas tendências para o consumidor final. Mais do que nunca, o consumidor tem sido mais criterioso em escolher que produto ele compra, então é muito importante para quem vende online garantir que a forma como se apresenta o seu produto é mais atrativa, fala com a linguagem desse cliente, esse cliente está comprando no TikTok, esse cliente está comprando no WhatsApp, ele está comprando em outros lugares do que só uma loja tradicional, então, para mim, tem uma grande oportunidade aqui de uso de inteligência artificial para melhorar a forma como você divulga o seu produto, como você fotografa o seu produto, como você monta um vídeo do seu produto e torna esse conteúdo mais atrativo, isso é uma coisa clara. Tem uma grande oportunidade de ganho de eficiência em uso de inteligência artificial para atendimento ao cliente.
Então, tanto aquele pós-venda, que é eu comprei uma coisa online e preciso trocar, uma coisa simples que você pode abrir uma mensagem ao invés de falar com aqueles botes travados, você tem uma conversa mesmo com o situação humano, isso acho que é uma segunda tendência importante, e uso de inteligência artificial para personalização da comunicação da marca com o cliente. Então, eu tenho um cliente fiel, eu sei que ele já comprou de mim tantas vezes e ele compra esse produto normalmente, a inteligência artificial conseguir prever esse comportamento e mandar uma comunicação para esse cliente de que está um cupom de 20% de desconto para esse tipo de categoria de produto que a gente sabe que você costuma comprar. É usar esse dado histórico com inteligência artificial para criar uma comunicação e regras de comunicação mais personalizadas entre o varejista e o consumidor.
Acho que essas são tendências importantes. Num lado operacional, dentro do negócio, acho que uma tendência importante aqui é a forma como os empreendedores têm contratado e montado times, tem surgido uma tendência de você buscar profissionais agora mais generalistas que sejam capazes de aprender novas tecnologias, capazes de atacar diferentes partes do processo, que antigamente você tendia a contratar sempre o especialista, vou contratar o especialista sobre isso, hoje em dia eu tenho visto os empreendedores buscando profissionais generalistas capazes de aprender rápido todas as novas tecnologias que têm surgido. E a gente vê as empresas de tecnologia cada vez mais fazendo eventos no sentido de trazer ou para perto o seu ecossistema."
Feiras do Brasil: Qual é a importância dessa conexão, dessa troca?
Lucas Bacic - "Gigantesca, sim. Como tecnologia, a gente tem na base algo muito poderoso. Nos últimos dois anos, a ascensão dos modelos de linguagem da IA generativa, a gente tem algo muito poderoso, mas ele nivela tudo pela média.
Tudo que é criado por IA hoje é criado na média, na média do mundo. Essa tecnologia só alcança o potencial se ela é aplicada em problemas específicos, em contextos específicos. E como a gente entende esse contexto? Juntando as pessoas, falando com o empreendedor, entendendo onde na sua operação que está doendo, que tarefa, das 100 tarefas que você faz no dia, que tarefa que se a gente conseguisse aplicar um pouco de inteligência aqui, faria a sua rotina muito mais simples ou faria o teu negócio crescer mais.
Esse tipo de coisa você não aprende teorizando, você aprende indo no campo com as pessoas que estão empreendendo no dia a dia. E o evento é para isso, é para entender quais são as alavancas reais que geram resultado e aí a gente construiu a tecnologia para isso."
Feiras do Brasil: E em 2026, vai ter mais eventos?
Lucas Bacic - "A gente tem a presença garantida nos principais eventos de e-commerce do Brasil. A Loja Integrada faz parte do grupo da Vtex, a Vitex tem agora a Vtex Day em abril. Estaremos lá, presentes, também falando sobre inteligência artificial, então é um grande evento para a gente do grupo.
E encontros, a gente faz encontros constantes com os nossos clientes, a gente tem um programa aqui que eu tenho o maior orgulho, que a gente mantém um conselho estratégico de clientes. São clientes, não clientes necessariamente clientes, são clientes que a gente entende que tem uma visão de mundo crítica e maneira. De 3 em 3 meses a gente se encontra presencialmente com esse grupo para mostrar o que a gente está fazendo e receber crítico.
E ouvir deles o que está faltando, para onde a gente poderia ir. Isso é uma rotina que a gente mantém de 3 em 3 meses com os clientes principais."
Feiras do Brasil: E uma mensagem final?
Lucas Bacic - "Acho que o mundo passou por muitas mudanças. No passado, o mundo já viu grandes saltos tecnológicos, a invenção da eletricidade, etc.
O que a história nos mostra é que quem fica preso em modelos passados tende a ficar para trás. No mundo que a gente está vivendo hoje, não adianta a gente ficar carregando a forma como a gente trabalha, do jeito que a gente trabalha. A forma como a gente trabalha e empreende hoje no online é extremamente ineficiente.
Extremamente ineficiente. Requer muito trabalho manual, é muito esforço. Com a inteligência artificial existe uma oportunidade, mas é uma oportunidade que não vai ser óbvia.
Uma oportunidade de repensar como a gente faz os nossos negócios. Para a gente construir essa oportunidade, a gente precisa estar junto, compartilhando e construindo esse novo jeito de empreender."
Veja algumas fotos


www.komea.com.br |
| |
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
| |
|
|
| |
|
|
|
| |
|
|
|
|
|
| |
|