Encontro inédito será realizado de 4 a 6 de dezembro, em São Paulo, e contará com a presença de especialistas de 32 comunidades internacionais das melhores escolas obstétricas do mundo, que debaterão inovação e segurança na assistência ao parto.
O Hospital e Maternidade Santa Joana promoverá pela primeira vez o 10º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica (CMO) em parceria com o ‘Birth 2025 – Clinical Challenges in Labor and Delivery’, maior congresso mundial voltado para os desafios clínicos no trabalho de parto e no momento do nascimento, e com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
“Serão três dias imersivos no qual os participantes debaterão as inovações na sala de parto, os resultados de estudos científicos, o impacto das novas tecnologias para melhor assistência, dispositivos e instrumentos para partos complexos com referências mundiais de 32 comunidades internacionais das melhores escolas obstétricas do mundo”, afirma um dos coordenadores da comissão científica do CMO e Birth, também responsável técnico do Grupo Santa Joana, Dr. Eduardo Cordioli.
Entre os principais painelistas estão o italiano Dr. Gian Carlo Di Renzo, diretor da Aliança Global de Medicina da Mulher FIGO, fundador e diretor da Escola Internacional e Europeia Permanente de Medicina Perinatal e Reprodutiva (Preis), detentor de mais de 10 títulos de Doutor Honoris Causa e autor de mais de 1.300 trabalhos publicados; o Dr. Roberto Romero, chefe da Perinatology Research Branch do National Institute of Child Health and Human Development nos EUA, editor-chefe do American Journal of Obstetrics & Gynecology e autoridade mundial em medicina materno-fetal e ultrassonografia obstétrica; e Dr. Gerard H. A. Visser, professor emérito de Obstetrícia do Centro Médico Universitário de Utrech, na Holanda, e ex-presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal.
O evento reunirá no mesmo espaço três grandes arenas: CMO, Birth e Febrasgo, além de um Summit Febrasgo Inovação em GO. “O objetivo é proporcionar uma atualização médica internacional mais dinâmica, que promova uma reflexão prática dos estudos mais recentes sobre assistência ao parto de alta complexidade e protocolos avançados de segurança assistencial materna baseados em casos reais, dialogando com a realidade brasileira, tanto do sistema privado de saúde como no SUS”, explica o médico.
Segundo o Dr. Cordioli, realizar o CMO ao lado de um evento internacional como o Birth é um marco para a obstetrícia brasileira. “Iremos provocar uma discussão aprofundada sobre a sala de parto, reunindo especialistas de diversos países para compartilhar experiências, protocolos e inovações que elevam a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê, tendo como foco a educação e o treinamento”, comenta o Dr. Cordioli.
A expectativa é que o Congresso receba 1.500 participantes vindos de diferentes países, público superior a 300% em comparação com a edição anterior, consolidando-se como um dos maiores encontros da área na América Latina.
Novos modelos de cuidado e IA aplicada a obstetrícia
Também estarão em pauta discussões sobre o futuro da obstetrícia e novos protocolos internacionais da Europa e dos Estados Unidos. O público poderá conhecer por meio de realidade aumentada a primeira sala digital de parto desenvolvida pelo Hospital e Maternidade Santa Joana. Já disponível aos pacientes, a sala conta com dispositivos móveis e ultracompactos, como ultrassom na sala de parto e sistemas avançados de monitoramento em tempo real com plataformas de inteligência artificial que facilitam o acesso à informação e oferecem suporte à tomada de decisão durante todo o processo de trabalho de parto.
Arena CMO
Na Arena CMO, a programação está voltada para alta complexidade obstétrica como um todo e haverá mesas que aprofundam a discussão para além da técnica científica, com debates filosóficos aprofundados como como Anoxia de Parto e o Princípio Epistemológico da Medicina. Também serão promovidos debates sobre os Avanços Diagnósticos e Terapêuticos em Situações Especiais no Pré-Natal e Puerpério ao analisar o legado na obstetrícia de condutas que marcaram gerações, proferidas por grandes professores brasileiros. Entre os painelistas estão o Dr. Mário Macoto Kondo, obstetra e coordenador de Obstetrícia de Alta Complexidade do Hospital e Maternidade Santa Joana, um dos cirurgiões no mundo com maior experiência em Acretismo Placentário; e o Prof. Dr. Antonio Fernandes Moron, coordenador do Serviço de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana, que falará sobre o feto estar apto ao trabalho de parto – o médico e sua equipe já realizam mais de 640 cirurgias em bebês ainda no útero da mãe.
Arena Birth
A Arena Birth, que será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, terá como foco central discutir os novos métodos de assistência ao parto vaginal (OdonAssist), as técnicas de cesárea e os riscos do trabalho de parto e do parto para a mãe e o bebê. Também serão discutidas práticas para mitigar os riscos durante a realização de partos de prematuros e como lidar com a obesidade, diabetes, alterações nutricionais da gestante que podem afetar negativamente o trabalho de parto, além do uso de inteligência artificial para melhor assistência à paciente.
Arena Febrasgo
Na Arena Febrasgo, iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), os congressistas terão acesso a duas programações. No dia 5 de dezembro, no Atualiza Parto Febrasgo, a programação abordará os desafios na assistência ao parto no Brasil, além de debater políticas públicas que assegurem uma assistência de qualidade. Já no dia 6, será a vez do Summit Febrasgo Inovação em GO, no qual serão apresentadas tendências e realidades inovadoras e futuras para a prática médica como um todo e, também, algumas situações especiais em saúde feminina.
A Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente da Febrasgo e membro da Comissão Organizadora do evento, ressalta ser “uma grande satisfação poder reunir profissionais internacionais de renome na área da Obstetrícia em duas programações da Arena Febrasgo também aplicando inovações na Ginecologia, sempre contextualizadas à realidade brasileira. Teremos a presença do Ministério da Saúde, da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e do CLAP (Centro Latino-Americano de Perinatologia). Estamos muito animados e esperamos todos lá”.
Inscrições
As inscrições para o Congresso podem ser realizadas com condições especiais até 31 de agosto pelo site: https://ensino.gruposantajoana.com.br/evento/edicao-especial-do-10o-congresso-internacional-de-medicina-obstetrica-do-hospital-e-maternidade-santa-joana/
Serviço
10º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana
Birth 2025 e Summit Febrasgo Inovação Ginecologia e Obstetrícia
Data: 4 a 6 de dezembro de 2025 (quinta-feira a sábado)
Hora: das 8h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo/SP)
https://ensino.gruposantajoana.com.br/evento/edicao-especial-do-10o-congresso-internacional-de-medicina-obstetrica-do-hospital-e-maternidade-santa-joana/ |
|
|
|