Por: Gustavo Albuquerque
Feiras do Brasil: Bruno, o que é a Acquia e qual é a importância de você fazer um evento proprietário (Acquia Experience)?
Bruno Costa - "Bom, a Acquia é uma empresa de experiências digitais.
A gente provê soluções pros clientes poderem criar e administrar conteúdos digitais, desde ativos digitais como imagens, vídeos, até realmente os sites e as aplicações que eles geram.
Então, todo tipo de ponto de engajamento entre uma marca e os clientes, a Acquia tá ali no meio pra poder fazer isso acontecer.
A Acquia é uma empresa de quase 20 anos, mas aqui no mercado brasileiro, especialmente, ela tem mais ou menos 8 anos. Eu tô na empresa por 8 anos e meio e a gente iniciou esse mercado aqui.
A ideia de ter o Acquia Experience é trazer pro mercado local tudo aquilo que a gente tá lançando. A Acquia é uma empresa global.
Todos os anúncios que a gente faz, a gente faz geralmente na sede, em Boston. E a gente distribui isso através desses eventos mais intimistas, como o Acquia Experience, a gente tem aqui em São Paulo, a gente tem em Londres, em Tóquio. A gente leva esse conteúdo que foi feito na matriz pro nosso mercado local.
O outro ponto é... Eu acredito muito no engajamento entre os clientes. A gente tem clientes grandes, como a Mars, a Ambev, tem marcas bem reconhecidas no mercado que estão passando por desafios parecidos e aqui é o espaço onde eles podem colaborar. Eles podem trocar ideias, eles podem ver o que um tá fazendo, aprender e melhorar também como eles estão usando as soluções da Acquia."
Feiras do Brasil: Em relação aos principais insights que estão rolando no evento, o que vem de novidade?
Bruno Costa - "Esse foi bem cheio, esse evento. Tem muita coisa legal. A gente fez um anúncio muito grande agora há uns dois meses de todas as novas funcionalidades dos produtos da Acquia e novos produtos também que a gente tá lançando no mercado.
Então, eu gastei uma hora falando só de novidade, só de coisa nova. Obviamente, inclui inteligência artificial, que hoje não é mais uma coisa especial, é uma coisa que tem que estar ali, tem que fazer parte e a ideia principal que a gente está trazendo para os clientes hoje é como eles poderem se adaptar, como é que eles têm que se preparar para esse shift que está acontecendo, essa mudança que está acontecendo no mercado, onde hoje a inteligência artificial, ela meio que domina como os usuários vão encontrar a marca, como eles vão interagir com a marca.
Então, os sites deles, o conteúdo deles, os ativos, eles têm que estar preparados agora para essa nova realidade, que é a realidade de interação com a inteligência artificial."
Feiras do Brasil: E vocês pretendem fazer algum road show ou é uma coisa exclusivamente para o São Paulo?
Bruno Costa - "O que a gente faz é, realmente, o mercado de São Paulo é o principal. Então, esse evento, que é o Acquia Experience, ele só acontece aqui uma vez ao ano, a gente faz esse evento.
E aí, com nossos clientes, a gente faz o que a gente chama de Acquia Day. Então, aí a gente leva, faz um roteiro itinerante, leva para cada cliente um pedaço disso que está acontecendo aqui e vai um pouco mais a fundo para o caso de cada um. A gente leva e faz um dia inteiro com o cliente e meio que revê um pouco do que foi visto aqui, mas tenta aplicar para a realidade de cada um."
Feiras do Brasil: E vendo, eu vi um evento cheio de gestores, decisores, bem focado e uma mensagem final na visão de vocês no mercado, como é que vai ser?
Bruno Costa - "Eu acho que, como você viu, o evento que a gente faz, a gente tenta trazer muito mais qualidade do que quantidade. Acho que o nosso foco é esse, a gente não quer um evento de milhares de pessoas onde você, o nosso cliente, o nosso foco principal não leve valor para casa.
Então, o foco realmente é esse, é trazer a maior quantidade de valor possível para o nosso cliente sem perturbar muito o dia-a-dia dele, sem atrapalhar o dia-a-dia.
Por isso a gente faz o evento um dia, a gente traz todo mundo, faz tudo no mesmo dia para cada um levar o máximo possível de valor daquilo que a Acquia tem a oferecer.
Acho que o meu recado para o mercado é, eu recebo muitas vezes perguntas sobre o que faz a Acquia ser diferente, e eu sou um cara técnico, então muitas vezes eu tento ir para o lado técnico, mas a gente está em um mercado muito maduro hoje, de tecnologia, a inteligência artificial está em todo lugar, e para mim o que faz a Acquia diferente é esse relacionamento que a gente tem com o cliente.
Tecnologia por tecnologia, tem várias empresas que podem fazer coisas parecidas, mas quando a gente tem um cliente, a gente trata ele como parte dele. As conexões. As conexões.
É realmente, eu não vou te vender uma coisa e te abandonar, você viu aqui, as pessoas criam um relacionamento, a gente conhece as pessoas por 5, 8 anos, a gente tem casos de cliente que trabalhava com a gente em uma empresa, foi para outra, levou a Acquia com eles, isso acontece muito por essa maneira com que a gente lida com os clientes que a gente tem, a gente trata eles realmente como um parceiro, a gente leva isso como parte da nossa filosofia."
www.acquia.com/events/acquia-experience-2025-sao-paulo |
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* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
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