Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Congresso Brasileiro do Agronegócio
 
     
 
Entrevistas
 
Entrevista com Vivian Lima, organizadora do Congresso Andav

08/08/2025
Entrevista com Vivian Lima, organizadora do Congresso Andav

Por: Gustavo Albuquerque

Estivemos no 14º Congresso Andav que ocorreu em agosto no Transamérica Expo Center.

Conversamos com Vivian Lima, CEO da Zest Eventos, organizadora do evento

Confira a entrevista abaixo:

Feiras do Brasil: Vivian, conta pra gente o que é o Congresso Andav e a importância desse evento para o setor
Vivian Lima - "O Congresso Andav é o encontro da distribuição de insumos agropecuários. E o que é a distribuição de insumos agropecuários?

É o elo da cadeia que liga a indústria e a indústria de insumos como um todo agropecuário com o produtor rural. Existem três formas de acesso ao mercado. A distribuição de insumos, as cooperativas e as vendas diretas.

A distribuição é responsável por 48% de tudo que sai da indústria e chega até o produtor rural."


Feiras do Brasil: Aqui a gente vê desde empresas gigantes internacionais até empresas pequenas e startups. Como é o mix de expositores aqui? Vimos empresas da China, o que vocês têm de empresas internacionais no evento? E temos empresas de todos estados?
Vivian Lima - "Na verdade nós temos todos os estados expondo. Nós temos um foco um pouco maior no sul, sudeste de empresas, mas nós temos cinco países presentes fora o Brasil. Então é Espanha, Estados Unidos, Japão, China e Índia.

E como funciona? O Congresso Andav nasceu lá atrás como um evento muito focado em defensivo agropecuário. E com os anos o mercado foi se consolidando e se profissionalizando. Então ele passou a ser realmente uma plataforma de negócios que traz fornecedores de serviços, equipamentos e tecnologia para o distribuidor.

Então hoje a gente continua tendo toda a indústria agroquímica de defensivo, fertilizante, adubo, mas também sementes. E todos os fornecedores de tecnologia, crédito, financeiro e até agência de viagens. Esse ano a gente teve um movimento para agências de viagens focadas no agro vindo para o evento.

Ao longo dos anos essa participação internacional tem crescido. Então, por exemplo, há três anos atrás nós tínhamos a participação de duas empresas chinesas. O ano passado foram cerca de 20, esse ano já aumentou para o cerca de 33.

E a cada ano isso vai aumentando um pouquinho mais e com isso tem uma diversificação dos produtos. Porque eles acabam trazendo também matéria-prima para toda a indústria. E esse ano nós temos a participação de muitas empresas de biológicos."


Feiras do Brasil: Um outro ponto importante aqui do congresso, como o nome diz, é a parte de conteúdo. Serão três dias de plenárias e quais serão os destaques?
Vivian Lima - " Isso, nós temos três dias. Nós tivemos hoje e pela manhã a sessão solene, foi aberta a todos com a presença de autoridades e especialistas do setor.

E durante esses três dias nós vamos trazer as tendências, os desafios e as perspectivas para o setor. Então, nós temos um cenarista por dia. No primeiro dia foi o Carlos Cogo, no segundo dia vai ser o Sérgio Valle e no último dia o fechamento com o Ricardo Amorim.

Mas também assuntos que são muito pertinentes para o associado, Andav, para o distribuidor de insumos como um todo. Como a importância da inteligência artificial, tecnologia, gestão de pessoas, comunicação. E a cada dia a gente tem grandes palestrantes e âncoras também para trazer uma visão diferente sobre a vida.

Como hoje a palestra de encerramento é com o atleta paralímpico Daniel Dias, trazendo o tema Sorria para a vida. Para trazer uma parte motivacional também dentro do evento."


Feiras do Brasil: E como é o desafio de você fazer um evento voltado para o agro no meio de São Paulo? Eu vi um monte de caminhonete lá fora, deve ter vindo muita gente de fora, né?
Vivian Lima - "Sim, esse é o maior evento do agronegócio indoor do Brasil. E focado no B2B, então aqui nós não recebemos o produtor rural, nós recebemos a cadeia. Então o distribuidor e toda a indústria vem e é um evento extremamente qualificado com foco em negócios. Então nós recebemos CEO's, diretores, gerentes, o nível de decisão é muito alto.

Então ser em São Paulo é uma grande vantagem, porque a gente tem as indústrias aqui na região. E esses diretores, CEOs, presidentes, eles gostam de vir até São Paulo. Muitas vezes vêm com as suas famílias, acabam tirando um tempo para passear.

Participam de outras atividades e fomentam outras atividades na cidade de São Paulo que não são só a feira."


Feiras do Brasil: E em questão de número de participantes, você já tem o número fechado? E você já tem uma visão em relação ao crescimento de tanto de participantes quanto de expositores da edição 2024 para a edição 2025?
Vivian Lima - "Nós, em número de expositores, nós tivemos um crescimento pequeno de marcas expositoras. Então nós estamos chegando a cerca de 250, esse número fechado vai ser realmente no último dia.

E a nossa expectativa é receber 15 mil visitantes, que é um número muito parecido com o número do ano passado. Foram 14 mil e oitocentos. Porque dentro do que vem acontecendo no setor de distribuição, a feira esse ano ficou com um tamanho muito parecido.

Cresceu 2% com relação à edição anterior. Nos últimos anos, aí sim teve um crescimento muito grande. Nós crescemos mais de 115% nas últimas três edições.

Então agora ela estabilizou e vamos voltar com uma planta maior para 2026."


Feiras do Brasil:E qual é o legado que você enxerga, o legado final dessa edição? E o desafio, quantos meses de preparação para entregar esse evento deste tamanho?
Vivian Lima - "Olha, na verdade o evento é anual, mas nós levamos 18 meses de preparação. Para fazer a edição desse ano, nós começamos em fevereiro do ano passado.

Já pensando em planta, em renovação. Congresso Andav é um evento que tem uma cultura muito forte de renovação. Porque os expositores gostam de manter as suas localizações.

Então eles voltam e continuam com a gente. Tanto que esse ano nós lançamos um programa de fidelidade. E nós temos mais de 10 empresas que estão com a gente há mais de 10 anos.

E o evento está indo para a 14ª edição. Nós temos empresas conosco há 14 anos que participaram de todas as edições. Não deixaram de estar conosco em nenhuma, até na digital.

No meio da pandemia eles estiveram na digital também. Então é um público que está há muito tempo. E o crescimento vem de outros setores mesmo, da diversificação de outros setores.

Então o grande legado da edição de 2025 do Congresso Andav é trazer para o setor da distribuição tudo o que há de mais moderno. De lançamento, de tecnologia e de suporte. Para que o distribuidor consiga passar por todos os desafios que têm sido enfrentados no dia a dia."


Veja algumas fotos

Entrevista com Vivian Lima, organizadora do Congresso Andav

Entrevista com Vivian Lima, organizadora do Congresso Andav

Feiras do Brasil foi mídia parceira do evento

https://eventosandav.com.br
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

Últimas entrevistas 
31/07/2025
» Entrevista com Alexandre Nepomuceno, Chefe-Geral da Embrapa Soja
25/07/2025
» Entrevista com Guilherme Dias, CMO e cofundador da Gupy
18/07/2025
» Entrevista com Alfredo Ohmachi, presidente do Keren, organizador do Festival do Japão
11/07/2025
» Entrevista com Luciana Martins, CEO do Grupo Conecta e idealizadora do CCAgro
04/07/2025
» Entrevista com Marina Cappi, gerente de negócios da Fispal Tecnologia