Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Entrevistas
 
Entrevista com Adriana Colloca, presidente da ABEVD

15/09/2025
Entrevista com Adriana Colloca, presidente da ABEVD

Por: Gustavo Albuquerque

Fomos conferir a 5ª edição do tradicional Congresso ABEVD (Congresso Nacional de Vendas Diretas), reliazado em 27 de agosto, na Amcham Business Center em São Paulo.

Durante o evento, conversamos com Adriana Colloca, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Confira a entrevista

Feiras do Brasil: Conte-nos um pouco sobre o Congresso ABEVD?
Adriana Colloca - "O Congresso Nacional de Vendas Diretas é o maior e mais relevante evento do setor na América Latina, realizado pela ABEVD que em 2025 celebra 45 anos de atuação promovendo e fortalecendo o mercado brasileiro de Vendas Diretas. Em sua 5ª edição, realizada no dia 27 de agosto, em São Paulo, o Congresso Nacional de Vendas Diretas é um verdadeiro hub de conteúdo de alto nível, reunindo os principais executivos, empresas líderes e especialistas do setor para discutir o presente e o futuro da venda direta. A programação do evento foi elaborada para oferecer insights relevantes e discussões estratégicas, promovendo conhecimento prático, visão de mercado e inspiração para os desafios do setor. O Congresso trouxe também referências de outros setores, ampliando o repertório dos participantes com benchmarks valiosos e novas perspectivas de negócios. Paralelamente ao Congresso, acontece a Expo ABEVD, uma vitrine dinâmica de soluções e oportunidades para todo o ecossistema de vendas diretas.

O espaço contempla:

- Oportunidade de negócios com Empresas com soluções estratégicas para venda direta;
- Mentorias e consultorias gratuitas para empresas que querem iniciar na venda direta;
- Cursos e capacitações gratuitos para empreendedores que desejam alavancar seus resultados (com parcerias com RME, Sebrae e Goobec – autorizada Google);
- Espaço para futuros empreendedores, que podem conhecer de perto o modelo de venda direta e se conectar com empresas do setor;
- Programa Universidades: oportunidade para jovens conhecerem a VD com grandes líderes do setor.
- Juntos, Congresso e Expo ABEVD fazem deste evento uma plataforma única de conexão, aprendizado e geração de negócios essencial para todos que atuam ou desejam atuar no universo da venda direta no Brasil."


Feiras do Brasil: Quais foram as principais discussões e novidades trazidas no evento?
Adriana Colloca - "Conteúdo de alto nível, tendências de mercado e inspiração prática. O 5º Congresso Nacional de Vendas Diretas ofereceu uma programação rica, provocadora e conectada com o que há de mais atual no mercado. Executivos das empresas mais inovadoras do Brasil, especialistas em tendências, líderes em vendas diretas reuniram para discutir os caminhos que estão moldando o futuro dos negócios, com foco em inovação, propósito, comunidades engajadas e transformação digital. Outro tema de grande relevância também ganhou destaque na programação, como a Reforma Tributária, abordando os impactos ao setor, por especialistas do escritório Machado Associados, parceiro da ABEVD. Um outro momento especial, e para fechar com chave de ouro, um painel com empreendedores independentes que deu voz a quem vive a realidade do setor na ponta. Nada melhor do que ouvir histórias reais de transformação, superação e sucesso, contadas por quem faz da venda direta uma verdadeira ferramenta de impacto e geração de oportunidades. Uma homenagem especial marcou o Congresso, celebrando Guilherme Leal, cofundador da Natura, como o representante dos fundadores da ABEVD, pelos 45 anos da associação. O reconhecimento destacou sua contribuição fundamental para o fortalecimento da venda direta no Brasil, sua visão inovadora e seu compromisso com a transformação social e ambiental por meio dos negócios. O evento também contou com a entrega do Prêmio ABEVD, que valoriza iniciativas com impacto social e econômico no setor, reconhecendo projetos desenvolvidos por empresas associadas que contribuem para o desenvolvimento da venda direta. Além disso, foi entregue o Prêmio Jovem Empreendedor, que homenageia jovens talentos que se destacam pela produtividade e representatividade nas redes sociais, reforçando o protagonismo da nova geração no ecossistema da venda direta."

Feiras do Brasil: Qual o cenário atual do mercado brasileiro? E qual a importância do evento para o setor?
Adriana Colloca - "Em 2024, o mercado brasileiro de Vendas Diretas movimentou aproximadamente R$50 bilhões, registrando um crescimento de 6,3%. O Brasil ocupa a 1ª posição em Vendas Diretas na América Latina e a 7ª posição mundial no setor. São mais de 3 milhões de empreendedores independentes participando diretamente na venda direta, e considerando suas famílias, esse número ultrapassa 20 milhões de pessoas impactadas. A força feminina é dominante, representando 60% da frente de vendas, enquanto jovens entre 18 e 29 anos representam 49,5% dos empreendedores independentes. O setor é cada vez mais digital, com 80% dos empreendedores usando aplicativos de mensagens como WhatsApp e 71% utilizando redes sociais para divulgar produtos e serviços. A Venda Direta sempre foi, essencialmente, uma venda por influência — seja pela relação de confiança entre empreendedores e clientes, seja pelo poder do boca a boca — e hoje esse conceito se fortalece no ambiente digital, com influenciadores e criadores de conteúdo potencializando o alcance das marcas. Os principais motivos pelos quais as pessoas escolhem trabalhar com Venda Direta são: flexibilidade de horário (54,7%), oportunidade de empreender independentemente do nível de escolaridade, desenvolvimento pessoal e profissional, autonomia para ser seu próprio chefe (54,4%) e o aumento da renda mensal (58,7%). Diante desse cenário robusto e em transformação, o Congresso ABEVD é fundamental para o setor, pois conecta empresas e empreendedores, promove troca de experiências e apresenta as melhores práticas, tendências e inovações, ajudando a preparar o setor para os desafios e oportunidades do futuro."

Feiras do Brasil: Em questão de visitantes, vieram pessoas de todo Brasil? Tá temos os números do público?
Adriana Colloca - "Sim, o público do Congresso veio de várias regiões do Brasil, reunindo mais de 500 visitantes, entre tomadores de decisão de grandes empresas e empreendedores independentes, além da presença de jornalistas e políticos. O maior evento da América Latina contou com a presença de outras Associações em Vendas Diretas, dos países – Peru, Equador, Colômbia e Bolívia. É um evento que desperta o interesse e é palco para muito networking e troca de experiências valiosas para o desenvolvimento do setor."

Feiras do Brasil: Quantos tempo de preparação para a edição 2025? E em 2026, teremos novidades?
Adriana Colloca - "A preparação para o Congresso 2025 envolveu meses de planejamento para garantir uma programação relevante e de alta qualidade, sempre alinhada com os desafios e oportunidades do mercado atual. Para a próxima edição, estamos planejando novidades que tornarão o evento ainda mais dinâmico e conectado com as necessidades dos nossos associados e do setor como um todo. Segundo dados publicados pela ABEVD, a entrada das novas gerações, especialmente a Geração Z e os Millennials, têm impulsionado uma transformação na Venda Direta, trazendo maior digitalização, inovação e renovação no perfil dos empreendedores, com mulheres jovens ganhando cada vez mais destaque e protagonismo no setor. Nosso compromisso é continuar promovendo a inovação e o crescimento sustentável para as vendas diretas no Brasil."

Veja algumas fotos

Entrevista com Adriana Colloca, presidente da ABEVD

Entrevista com Adriana Colloca, presidente da ABEVD

www.abevd.org.br
www.abevd.org.br/compliance-day-da-venda-direta/
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

Últimas entrevistas 
12/09/2025
» Entrevista com Diane Coelho, gerente de negócios da FiSA
08/09/2025
» Entrevista com Gislaine Sachetti, Marketing Manager na EMS
05/09/2025
» Entrevista com Eduardo de Souza Monteiro, presidente da Anda
01/09/2025
» Entrevista com o Guilherme Joventino, COO & Co-Founder da Mignow
29/08/2025
» Entrevista com Gislaine Balbinot, diretora-executiva da Abag