Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Entrevistas
 
Entrevista com o Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA

26/09/2025
Entrevista com o Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA

Participamos do 17º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, realizado no dia 18 de setembro no Blue Tree Transatlântico,na zona sul da capital paulista.

Com o tema "Os 5 Ps do Marketing: A Evolução e Aplicação no Agro", o congresso reuniu especialistas e debatedores que compartilharam experiências e insights práticos.

Durante o evento, conversamos com Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

Confira a entrevista

Feiras do Brasil: Fale um pouco sobre Congresso ABMRA.
Ricardo Nicodemos - "Bom, nós estamos na 17ª edição do Congresso de Marketing do ABMRA.

Esse é um evento tradicional que existe há 40 anos. A diferença é que no começo ele era mais pausado, a cada 3, 4 anos, e nos últimos tempos nós colocamos ele de forma anual.

O evento é um encontro em que nós trazemos conhecimento e experiências para os profissionais de marketing e de comunicação que atuam no agronegócio.

Este ano, nós escolhemos como tema principal os 5 P's do marketing, a evolução e aplicação no agro. Colocando um pouco da informação, melhorando um pouco da informação, nós aprendemos, desde sempre, os 4 P's do marketing, que foi popularizado por Philip Cotter. Acontece que nos últimos anos, com a evolução do próprio marketing e as mudanças de comportamento do consumidor, Philip Cotter fez uma revisão, fez uma atualização e ampliou de 4 para 8 P's.

A ABMRA escolheu 5 desses P's para trabalhar 5 painéis, hoje, aqui no Congresso da ABMRA. São eles, P de Pessoas, P de Processos, Praça, Promoção e Performance.

Cada um desses painéis é composto por apresentações, por palestras com profissionais, experts, que estão trazendo cases especiais, que estão fazendo análise e municiando os congressistas com muita informação, com uma visão de futuro e uma visão de o que está acontecendo de novo no mundo."


Feiras do Brasil: Andando pelo evento escutei vários sotaques. Vieram pessoas do Brasil inteiro? Já temos oi número de participantes do evento?
Ricardo Nicodemos - "Circularam hoje, desde o início até agora há pouco, cerca de 450 pessoas. E nós temos pessoas do Brasil inteiro aqui, nós temos de todas as regiões.

E é importante dizer que a ABMRA é uma entidade que congrega todo o ecossistema do marketing. Então nós temos hoje aqui os anunciantes, que são as indústrias, agências de propaganda, veículos de mídia e representantes dos produtores. Então nós temos toda a cadeia produtiva da comunicação representada aqui hoje."


Feiras do Brasil: Inclusive, Feiras do Brasil é parceiros de mídia do evento e foi uma honra para a gente participar desse evento, ver a qualidade do network. Encontramos vários parceiros do agronegócio aqui. Sobre isso, qual a importância de reunir todo mundo aqui para São Paulo? E Como ABMRA entende o atual momento do marketing no agro?
Ricardo Nicodemos - "O marketing é uma ciência em constante evolução.

O marketing ele evolui na medida com que os consumidores mudam seus hábitos, na medida com que as populações elas evoluem. Então, trazer para cá profissionais do marketing, da comunicação, do Brasil inteiro, em especial, evidentemente, os que estão aqui em São Paulo, mas também os que estão de fora, botá-los todos juntos, trocando ideias, fazendo o network, e principalmente tendo a possibilidade desse contato de uma experiência diferenciada, isso faz com que os profissionais evoluam. Nós temos certeza de que todos que entraram aqui hoje sairão inspirados e com grandes ideias.

Nós costumamos dizer que o Congresso da ABMRA é um MBA em um único dia, e nós estamos comprovando isso no dia de hoje. "


Feiras do Brasil: E a importância de vocês terem o seu próprio evento, um evento que é único, que é muito especializado,? Quais foram os desafios e quanto tempo de preparação para trazer um conteúdo tão poderoso?
Ricardo Nicodemos - "Bom, a curadoria do congresso, deste congresso em especial, ela demanda praticamente um ano de trabalho.

Então, só para que você tenha ideia, nós já temos e lançaremos hoje no final do dia, o tema do congresso de 2026, porque é a partir deste tema que nós costumamos trabalhar a curadoria das apresentações que farão parte dos painéis."


Feiras do Brasil: E uma mensagem final?
Ricardo Nicodemos - "O agro precisa se comunicar. Quando a gente não comunica as nossas histórias, alguém faz isso da maneira com que acha mais conveniente."

Veja algumas fotos

Entrevista com o Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA

Entrevista com o Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA

Feiras do Brasil foi mídia parceira do evento

https://congressoabmra.com.br
https://abmra.org.br
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

Últimas entrevistas 
15/09/2025
» Entrevista com Adriana Colloca, presidente da ABEVD
12/09/2025
» Entrevista com Diane Coelho, gerente de negócios da FiSA
08/09/2025
» Entrevista com Gislaine Sachetti, Marketing Manager na EMS
05/09/2025
» Entrevista com Eduardo de Souza Monteiro, presidente da Anda
01/09/2025
» Entrevista com o Guilherme Joventino, COO & Co-Founder da Mignow